ROMA ANTIGA

Description

1º ano História Flashcards on ROMA ANTIGA, created by Lidia Borges on 22/04/2020.
Lidia Borges
Flashcards by Lidia Borges, updated more than 1 year ago
Lidia Borges
Created by Lidia Borges almost 4 years ago
38
0

Resource summary

Question Answer
A INFLUÊNCIA DOS GREGOS NA CULTURA ROMANA - POLÍBIO Os gregos habitaram a península itálica desde VIII a.C. O historiador grego Políbio fala sobre as elites romanas e sua relação com a cultura helenística.
NA HISTÓRIA: LENDAS, MITOS, CONTOS POPULARES SÃO IMPORTANTES E NÃO DEVEM SER IGNORADOS A criação de Roma é conhecida marcadamente pela lenda envolvendo os irmãos Rômulo e Remo. Segundo a história descrita na obra Eneida, do poeta Virgílio, o povo romano é descendente do herói troiano Eneias.
PATRÍCIOS E PLEBEUS NA REPÚBLICA ROMANA - conflitos e tensão * Criação do Tribunato da Plebe - atuavam em defesa dos direitos e interesses da plebe e podiam vetar medidas do Senado. * Lei das 12 tábuas - as leis passam a ser registradas. Herança romana. "Regras do jogo da vida".
EXPANSIONISMO ROMANO - terras e comércio * Aspectos sociais (que se deu por transformações políticas). "Nos municípios e colônias romanas chegam: uns pela ambição, outros para ocupar cargo público, outros por uma legação imposta, outros em busca de comodidade para os vícios; a outros o interesse pelos estudos liberais, outros os espetáculos, a alguns uma amizade (...)". Sêneca
RESULTADOS DAS AÇÕES DE CAIO GRACO (tribuno da plebe) NO PODER DOS GENERAIS (período final da República) Os tribunais foram transferido do Senado para os cavaleiros. Essa alteração no poder político representou a militarização da política romana. O vínculo entre generais e soldados crescem, pois enquanto os primeiros ambicionavam poder político, os últimos poderiam lucrar com benefícios.
REVOLTA DE ESPÁRTACO by Floro Era natural a existência de escravos no mundo romano, assim, também, a contestação social por parte dos escravos. As tensões sociais entre escravos e a elite romana eram presentes.
COMO OS ROMANOS COMPREENDIAM O OUTRO? Todos as pessoas não romanas que estavam presentes nos territórios conquistados ou vizinhos a Roma era o INCIVILIZADO.
Show full summary Hide full summary

Similar

A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes