Profissionais que fazem a História

Description

Atividade sobre profissionais que atuam para a narrativa histórica: arqueólogos, paleontólogos, antropólogos, geólogos, historiador, professor de História.
Miguel Tadeu Vicentim
Flashcards by Miguel Tadeu Vicentim, updated more than 1 year ago
Miguel Tadeu Vicentim
Created by Miguel Tadeu Vicentim almost 4 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
Cientista É um profissional que executa uma atividade sistemática para atingir o conhecimento sobre algo. Através do método científico, realiza pesquisas para compreender de forma clara e exata algum fato pertencente à dimensão física, matemática, química ou social do ambiente ou objeto estudado. O “método científico” trata-se de observar um fato, coletar dados, levantar um questionamento, formular hipóteses, realizar experimentos monitorados, avaliar seus resultados e elaborar as conclusões. Os fatos são embasados em evidências reais, empíricas e comprováveis através da materialidade dos fenômenos investigados.
Arqueólogos Escavam a terra, entram em mares e rios, em busca de vestígios. Trabalham com “cultura material” = tudo aquilo que foi produzido pelo homem e que marca a presença dele em determinado local.
Paleontólogos Estudam restos de seres vivos (dinossauros, plantas, animais) que, com o tempo, foram transformados em pedras (fósseis).
Antropólogos Estudam sociedades humanas que existem ou estão extintas (esqueletos, objetos, múmias; encontrados pelos arqueólogos).
Geólogos Estudam a história da terra, das rochas, das montanhas.
Historiador Com a ajuda dos documentos produzidos por estes cientistas (estudiosos), eles analisam as informações e reconstituem a história de uma pessoa, de um povo, de uma época. É um trabalho lento e longo, que é feito a cada dia.
Professor de História Estuda todo o material produzido por estes cientistas para transmitir seu conhecimento.
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo
República Velha
Vitor Gomes