NÚMERO ATÔMICO, NÚMERO DE MASSA, MASSA ATÔMICA, MASSA DO ELEMENTO, ISÓTOPOS

Description

Primero Química Flashcards on NÚMERO ATÔMICO, NÚMERO DE MASSA, MASSA ATÔMICA, MASSA DO ELEMENTO, ISÓTOPOS, created by José Márcio Brandão on 14/05/2020.
José Márcio Brandão
Flashcards by José Márcio Brandão, updated more than 1 year ago
José Márcio Brandão
Created by José Márcio Brandão almost 4 years ago
408
0

Resource summary

Question Answer
1) Considere os átomos a seguir: I. Um átomo com 17 prótons e 18 nêutrons II. Um átomo com um número atômico 16 e uma massa atômica 32 III.Um átomo com um número atômico 16 e 18 nêutrons IV. Um átomo com 16 prótons e 18 nêutrons V. Um átomo com 17 prótons e 20 nêutrons VI. Um átomo com um número atômico 16 e uma massa atômica 33 VII. Um átomo com 15 prótons e 16 nêutrons. Indique, o(s) par(es) isotópico(s). DICA: Consulte a tabela periódica
2) O isótopo mais encontrado na natureza do elemento cuja distribuição eletrônica na camada de valência é 4s2 4p6 apresenta número de elétrons, nêutrons e prótons, respectivamente, iguais a: DICA: CONSULTE A TABELA PERIÓDICA
3) Considere as seguintes representações para átomos: O número de nêutrons de cada átomo é, respectivamente:
4) Considere os seguintes átomos dos elementos químicos (neutros ou ionizados) a seguir: Tc, Ru, Pd2+, Ag+ e Cd2+ Dentre esses átomos, possuem a mesma quantidade de elétrons o:
5) Recentemente ocorreu um sério desastre ambiental onde o rompimento de uma barragem com rejeitos da extração de minério de ferro inundou um distrito na cidade de Mariana, MG. O ferro apresenta 4 isótopos naturais. Eles estão apresentados na tabela abaixo assim como seus números de massa e abundâncias naturais. De acordo com a tabela acima, a massa atômica média do ferro é igual a:
6) Considerando-se que a massa de um átomo de cobre seja 7,5 × 10-26 kg, é correto afirmar que o número de átomos de cobre existentes em um utensílio de cobre puro de massa 90 g é igual a:
7) O estanho é um metal branco, prateado, maleável e dúctil. Apresenta número atômico (Z) igual a 50 e pertence ao grupo 14 da tabela periódica. Desde a antiguidade, o estanho é conhecido, sendo um dos primeiros elementos a serem utilizados pela tecnologia humana para produzir bronze, nos tempos pré-históricos. O estanho ocorre, na forma combinada na natureza, em minerais, sendo o seu principal minério a cassiterita (SnO2). Com base nessas informações, qual configuração eletrônica do Sn no estado fundamental?
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani