Deslocamentos populacionais na América e África

Description

Principais conceitos
MARIA SILVIA RODRIGUES DAMASCENO
Flashcards by MARIA SILVIA RODRIGUES DAMASCENO, updated more than 1 year ago
MARIA SILVIA RODRIGUES DAMASCENO
Created by MARIA SILVIA RODRIGUES DAMASCENO almost 4 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
REFUGIADOS Refugiado é um conceito que está associado ao verbo refugiar (fugir, abrigar-se, escapar). O termo é usado com referência ao indivíduo que, devido a uma perseguição política, um conflito bélico ou outra situação que ponha a sua vida em risco, se vê obrigado a solicitar refúgio no estrangeiro.
DESLOCAMENTOS INTERNOS São pessoas deslocadas dentro de seu próprio país, pelos mesmos motivos de um refugiado, mas que não atravessaram uma fronteira internacional para buscar proteção.
ASILADOS POLÍTICOS Para que uma pessoa possa ser considerada asilada política, é fundamental que ela esteja sendo perseguida por motivos políticos em seu país de origem. Para receber o benefício, o solicitante de asilo não pode ter cometido crime comum ou estar em aguardo de julgamento relacionado a um crime comum.
MIGRANTES Um migrante se move dentro de seu próprio país, ou de um país para o outro, frequentemente em busca de trabalho ou para se reunir com familiares devido à pobreza e a crise.
SOLICITANTES DE REFÚGIO OU REQUERENTES DE ASILO Correspondem às pessoas que pedem às autoridades competentes que sejam reconhecidas como refugiados, mas que ainda não tiveram seu pedido avaliado.
FUGA DE CÉREBROS A expressão “fuga de cérebros” faz referência aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, e que migram de países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais desenvolvidos que carecem de suas habilidades.
DESAFIO DA NAÇÕES O desafio de várias nações atualmente está em manter esses profissionais em seus próprios países, impedindo a tal "fuga de cérebros", danosa não só para o desenvolvimento de nações mais pobres, mas que contribui ainda para aumentar as desigualdades já abismais entre os vários povos do globo.
XENOFOBIA Xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente.
CONSEQUÊNCIAS DA XENOFOBIA Esse problema gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Períodos geológicos
Alessandra S.
Revisão Para o ENEM em 20 dias
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira