História do mundo cap X (Rússia) - AZ Manfred

Description

Com a Rússia se constituindo em um gigante feudo, Manfred vai traçar um bom levante de fatos bem construídos que nos mostram como o desenvolvimento industrial chegará e como se fixará.
Paulo Galeti
Flashcards by Paulo Galeti, updated more than 1 year ago
Paulo Galeti
Created by Paulo Galeti almost 4 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
A Z Manfred Nascido em 1906, em Sampetersburgo, Império Russo. Historiador soviético, professor em 1933, doutor de ciências sociais (1952), doutor honorário da Universidade de Clermont-Ferrand, França (1967). Faleceu em 1976
Século XIX na Rússia Havia um desenvolvimento industrial muito presente, contudo muito lento e periódico, pois a Rússia basicamente se constituía de um imenso feudo.
Os camponeses Os camponeses por sua vez se constituíam em pessoas realmente ligadas a terra, como acontecia nas relações sociais e econômicas da alta idade média, onde o Feudalismo tomava conta e moldava as relações.
A necessidade de Desenvolvimento Com o fato dos trabalhadores serem extremamente ligados a terra, tinha-se um atrito intenso entre: A necessidade de uma reformulação capitalista e uma manutenção da ordem monárquica, que por sua vez era extremamente forte.
Guerra de 1812 Após a vitória sobre Napoleão, os próprios governantes russos acabaram sendo verdadeiros tiranos com os camponeses e uma frase fora dita "Libertamos a pátria do tirano, mas agora estamos sendo tiranizados pelos nossos próprios senhores."
Revoltas de 1812 a 1820 Acabaram surgindo revoltas com o passar do tempo que influenciaram muito no que diz respeito ao acirramento das relações senhoris, a introdução do chicote foi fator extremamente norteador
Surgimento das sociedades revolucionárias Ainda que no anonimato, diversas juntas de força revolucionária surgiram nesse período onde o desenvolvimento industrial ainda era esparso e raso. Os dezembristas são os mais conhecidos desses.
Os dezembristas Tinham como objetivo principal a libertação dos escravos e fazer uma nova constituição para uma nova sociedade.
Complicações de sucessão Alexandre I morre em 1825. E como não tinha filhos, a sucessão cai para os irmãos, e com uma reviravolta, acaba ficando com Nicolau I, que além de impopular no exército (por conta dos arranjos na sucessão) acaba por assumir com complicações populares.
Os conflitos entre Nicolau I e os Dezembristas Com o ambiente sensibilizado com a sucessão, os Dezemb acabaram por fazer uma nova constituição e fazer movimentações populares para implementação, até mesmo pedindo a renúncia de Nicolau I. Mas o Rei, por sua vez, reprime duramente os manifestantes.
Ponto de partida para a Revolução de 1917? Com as ações armadas de Nicolau I, as relações se tornaram muito acirradas, mas ainda sim, com mão de ferro o rei consegue conciliar os ânimos. Mas com isso, ficava cada vez mais claro o impedimento do avanço do capitalismo e desenvolvimento industrial.
Final da década de 1820 O desenvolvimento industrial aos poucos vai adentrando a Rússia, e cada vez mais a mão de obra ficando escassa, pois se tratava de camponeses analfabetos que não sabiam operara máquinas.
1830 e os motins de Cólera Houveram boatos de que os oficiais estariam envenenando os poços para que os trabalhadores morressem. Uma grande crise sanitária é instaurada e as massas populares estão cada vez mais instáveis.
A revolução tomando corpo Se espalhando para a Ucrânia, as manifestações, por mais que estivessem se um norte (apenas como reações a opressões advindas das autoridades) tornava-se cada vez mais clara a insatisfação da população.
Os movimentos culturais Os artistas por sua vez se dedicavam a temas como o "Anacronismo da Servidão" ou mesmo "A obsoleta ordem social" totalmente banhada em humanismo - e por assim dizer, palco onde Dostoiévski formará seu pensamento.
Guerra da Crimeia (1853-1856) Um conflito armado envolvendo o Império russo e a união formada pelo reino Unido, França e o reino da Sardenha, além de contar com o apoio do exército Austríaco que tinham por principal objetivo barrar o expansionismo russo.
Guerra da Crimeia 2 Russia depois de quase um ano defendendo o porto de Sinop na Crimeia, sob o comando de Nakhimov, Kornolov e Istomin saíra vitoriosa sobre os Aliados. (Literalmente passou um Sabão na galera) Mas acabou com o tratado de Paris onde a Rússia infelizmente saiu perdendo.
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo
República Velha
Vitor Gomes