Hipóteses da Escrita Infantil

Description

Apresentação dos níveis da escrita infantil através do Flashcard: Pré-Silábico Nivel 1 e 2, Intermediário, Silábico com valor sonoro, Silábico sem valor sonoro, Silábico Alfabético (Intermediário II) e Alfabético.
Laís Cristina
Flashcards by Laís Cristina, updated more than 1 year ago
Laís Cristina
Created by Laís Cristina almost 4 years ago
74
0

Resource summary

Question Answer
• PRÉ SILÁBICO NÍVEL I (ESCRITA SEM DIFERENCIAÇÃO INTERFIGURAIS) Nesse nível, a criança não consegue diferenciar imagem de escrita e supõe que a escrita é apenas mais uma maneira de desenhar. Somente quem escreveu sabe o que significa. A escrita acontece por meio de garatujas e rabiscos.
• PRÉ SILÁBICO NÍVEL II (ESCRITA COM DIFERENCIAÇÕES INTERFIGURAIS) Nesse nível, a criança percebe que para escrever precisa de letras, mas supõe que sequência delas não é importante. Faz uso de letras aleatórias. Sua escrita não faz relação com a sonoridade. Nesse nível é comum ocorrer o Realismo Nominal, onde a criança associa o tamanho da palavra às características visuais ou funcionais. Sua leitura é global.
• INTERMEDIÁRIO I Nesse nível, a criança começa a compreender que existe relação entre pronúncia e escrita. Acredita que as letras não se repetem e já reconhece o valor sonoro de algumas. Ela passa a compreender que as palavras são imutavelmente construídas. Demostra estabilidade ao escrever seu próprio nome.
• SILÁBICO SEM VALOR SONORO Nesse nível, a criança relaciona a escrita com a fala e para cada vez que se emite uma sílaba, ela registra uma letra. Porém, essa letra não tem relação com o som. Ela começa a perceber a segmentação da palavra, utilizando letras e sílabas não fonetizadas, ou seja, que não representam os respectivos sons.
• SILÁBICO COM VALOR SONORO Nesse nível, a criança relaciona a escrita com a fala e para cada vez que se emite uma sílaba, ela registra uma letra, já relacionando fonema e grafema. Pode acontecer de escrever uma palavra e acrescentar mais letras. Nesse nível a criança pode ser vocálica (iniciar a alfabetização com vogal) ou consonantal (iniciar com consoantes).
• SILÁBICO ALFABÉTICO (INTERMEDIÁRIO II) A criança começa a entender que as sílabas possuem mais que uma letra. Há momentos em que escreve de modo alfabético e em outros de modo silábico. O valor sonoro se intensifica e a criança o representa com maior frequência. A relação com a escrita é estabelecida com o uso de vogais e consoantes na escrita das palavras.
• ALFABÉTICO Nesse nível, a criança já compreende a função social da escrita (comunicação) e o sistema de representação. Entende a relação entre o falado e o escrito. Já compreende o valor sonoro de todas ou quase todas as letras, e também que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba. Produz textos de forma convencional, mas ainda pode apresentar erros ortográficos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography Quiz - Tectonics
oscartaylor
Cory & Manuel_1
cory.jones2010
Themes in Pride and Prejudice
laura_botia
Magnetism
joan.march
LADY MACBETH TRAITS
Zealous
Carbohydrates
anna.mat1997
Of Mice and Men Quotes
_Jess_
Study Plan
Kundai Gee Ganjani
Maths: Geometry
noajaho1
Système circulatoire sanguin
Martin Fortier
Conclusion Paragraph
Amber Carter