Vitaminas

Description

Enem Biologia (Bioquímica) Flashcards on Vitaminas, created by Helena Macedo on 29/05/2020.
Helena Macedo
Flashcards by Helena Macedo, updated more than 1 year ago
Helena Macedo
Created by Helena Macedo almost 4 years ago
7
1

Resource summary

Question Answer
Qual a função e atuação das vitaminas no organismo humano? São cofatores enzimáticas, ou seja, permitem que as enzimas trabalhem melhor. Sua função é regular o metabolismo humano.
Quais as subdivisões das vitaminas e como elas se diferem? As vitaminas são subdivididas em Hidrossolúveis e Lipossolúveis. As vitaminas Hidrossolúveis, compostas pelo complexo B e pela vitamina C, são de fácil absorção pelo corpo, devido a sua solubilidade em água, porém são também rapidamente expelidas pelo corpo, podendo gerar hipovitaminoses. As Lipossolúveis, por outro lado, possuem uma absorção mais difícil, porém são armazenadas no corpo, principalmente no fígado, podendo causar hipervitaminoses.
Vitamina B1: Qual o nome, onde é encontrada, para que serve e que doenças pode causar? Tiamina - grãos, cereais, levedo de cerveja, óleos e fígado - sua principal função é na formação dos nervos - em falta, causa Beriberi, uma neurite grave.
Vitamina B3: qual seu nome, onde é encontrada, principal função e doença que causa? Niacina - carnes, cereais, legumes e grãos - participa da respiração celular, produzindo NAD - em falta, causa Pelagra, uma doença que tem como sintomas demência, diarréia e dermatite graves (3D)
Vitamina B9: qual seu nome, onde é encontrada, principais funções e que doença causa? Ácido fólico - ovo, fígado, leite, frutas - participa da formação do sistema nervoso central dos fetos, sendo muito importante na gestação, e também da formação das hemácias - em falta, causa deformações congênitas no feto e anemia megaloblástica, na qual as hemácias assumem um tamanho muito maior do que o normal e perdem sua capacidade de transportar oxigênio corretamente.
Vitamina B12: qual seu nome, onde é encontrada, principais funções e que doença causa? Cianocobalamina - encontrada em carnes, ovos e leite, somente de origem animal, sendo necessária uma suplementação para aqueles que adotam uma dieta vegana - atuam na formação das hemácias, conjuntamente com a vitamina B9 - sua ausência causa anemia perniciosa, que é a ausência de glóbulos vermelhos no sangue.
Vitamina C: qual seu nome, onde é encontrada, principais funções e que doença causa? Ácido Ascórbico - frutas cítricas, verduras - atua na biossíntese do colágeno - sua ausência causa escorbuto, uma doença muito comum durante as grandes navegações, que causa hemorragias, alterações na gengiva e queda da resistência a infecções.
Vitamina A: qual seu nome, onde é encontrada, principais funções e que doença causa? Retinol - encontrada na cenoura, abóbora, fígado e leite - atua na proteção da pele e da visão - em falta, causa cegueira noturna e xerofitalmia, que é o ressecamento da retina, podendo gerar cegueira
Vitamina D: qual seu nome, onde é encontrada, principais funções e que doença causa? Calciferol - fígado, ovo, leite, peixes, é ativada pela ação dos raios UV do sol - é responsável por aumentar a absorção do cálcio pelos ossos - sua ausência pode causar raquitismo em crianças, que é o crescimento incompleto ou a má formação dos ossos, e a osteomalacia em adultos, que é o enfraquecimento dos ossos.
Vitamina E: qual seu nome, onde é encontrada, principais funções e que doença causa? Tocoferol - margarina, amendoim, nozes - atua como antioxidante e na reprodução - sua ausência pode causa infertilidade, tanto em homens quanto em mulheres
Vitamina K: qual seu nome, onde é encontrada, principais funções e que doença causa? Naftoquinona - encontrada em verduras, mas nossa microbiota intestinal produz vitamina K diariamente e libera no corpo - atua na cadeia de coagulação sanguínea - sua ausência gera dificuldade de coagulação do sangue, causando hemorragias frequentes.
O que significa a ação antioxidante das vitaminas e qual sua importância para a vida humana? As vitaminas A, C e E possuem uma ação antioxidante que combate os radicais livres, moléculas altamente oxidantes que causam o envelhecimento celular precoce. A ingestão correta destas vitaminas pode evitar a deterioração do corpo e, consequentemente, o retardo do envelhecimento.
Qual a quantidade necessária de vitaminas que um ser humano precisa por dia? Pouca quantidade, pois são facilmente absorvíveis. A ingestão exagerada de vitaminas pode causa hipervitaminoses.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Vitaminas
Júlia Figueiredo
Bioquímica
Luíza Cristina
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Ecologia I
kyungsos