PORTUGUÊS

Description

FEITO NO DIA: 07 DE JUNHO DE 2020
Anna Karollyna Moreira
Flashcards by Anna Karollyna Moreira, updated more than 1 year ago
Anna Karollyna Moreira
Created by Anna Karollyna Moreira almost 4 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Predicativo do sujeito É o termo do predicado que tem a função de atribuir uma qualidade ao sujeito.
Predicativo do objeto É o elemento que atribui uma característica, estado ou qualidade ao objeto.
Predicado verbal Não possui um predicativo do sujeito, ou seja, um termo que qualifica o sujeito da ação. Além disso, ele não apresenta um verbo de ligação.
Predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito.
Predicado verbo nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.
Verbo de ligação têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito)
Verbo significativo são verbos que indicam uma ação, podendo ser transitivos diretos ou indiretos e intransitivos. Atuam como núcleo de um predicado verbal ou verbo-nominal.
Complemento nominal é o termo integrante da oração utilizado para completar o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Ele é seguido sempre de preposição.
Objeto direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo transitivo, o qual sozinho não consegue fornecer informação com sentido completo.
Objeto indireto É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Adjunto adverbial É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.
Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. (Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.)
Show full summary Hide full summary

Similar

Substantivos
Peter Ensi
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso