Estado físico da materia e suas transformações

Description

3º ano Química Flashcards on Estado físico da materia e suas transformações, created by DEBORA FERREIRA BARROS on 18/06/2020.
DEBORA FERREIRA BARROS
Flashcards by DEBORA FERREIRA BARROS, updated more than 1 year ago
DEBORA FERREIRA BARROS
Created by DEBORA FERREIRA BARROS almost 4 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Como são determinadas os estados físicos da matéria? Pelo distanciamento entre as moléculas, conexões moleculares e energia cinética
Quais são os estados físicos da matéria? Líquido, gasoso, sólido, *plasma e *condensado de Bose-Einstein.
Como se encontram as moléculas em estado sólido? bem agrupadas e com pouca movimentação.
Como se encontram as moléculas em estado líquido? ficam no meio-termo, não possuem forma física definida, apresentam mais energia cinética que um material sólido e um espaçamento entre as moléculas menor que materiais gasosos.
Como se encontram as moléculas em estado gasoso? têm um espaçamento entre elas e alta energia cinética.
Explique um pouco mais sobre o estado sólido: As moléculas de um material em estado sólido conectam-se com uma força suficiente que resulta em formato e volume definidos. Existe um pequeno movimento das moléculas, mas não é possível se observar a olho nu.
Como a forma de um sólido pode ser alterada? quando o material sofre ação de uma força mecânica (quebra, arranhão, amassado) ou quando há alteração de temperatura e pressão.
1-Explique mais sobre o estado líquido? não há forma física definida, mas há volume definido, têm força intermolecular fraca o que permite manipular e separar partes de uma amostra com facilidade
2-Explique mais sobre o estado líquido? força de atração entre as moléculas impede que elas se movam livremente como um gás. tensão superficial (força de atração entre moléculas iguais) é a que possibilita a formação de gotas.
Explique mais sobre o estado gasoso: não tem forma nem volume definidos, alta capacidade de expansão em razão da energia cinética elevada, para se liquefazer, é necessário ter aumento de pressão e temperatura simultaneamente.
As possíveis mudanças no estado físico ocorrem com a alteração de temperatura e pressão. Quais são elas? Fusão, vaporização, condensação ou liquefação, solidificação e sublimação
passagem do estado líquido para o estado gasoso? Vaporização
passagem do estad(dra)o sólido para o estado líquido?b Fusão(dragon ball)
passagem do estado gasoso para o estado líquido? Condensação ou liquefação
passagem do estado líquido para o estado sólido? Solidificação
transição do estado sólido ao gasoso? Sublimação
A vaporização pode acontecer de três formas diferentes, quais são estas formas? Ebulição, calefação e evaporização
Como ocorre a mudança de estado físico na Ebulição? A mudança do estado líquido para o gasoso acontece ao se aquecer o sistema uniformemente, como no caso de uma chaleira em que parte da água evapora de acordo com o aquecimento.
Como ocorre a mudança de estado físico na calefação? acontece de forma súbita, pois o material sofre uma rápida e significativa mudança de temperatura. Um exemplo é quando a gota d’água cai sobre uma chapa quente.
Como ocorre a mudança de estado físico na evaporização? A mudança acontece gradativamente, pois apenas a superfície de contato do líquido com o restante do sistema evapora. Exemplo: secagem de roupas no varal.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani