Regimento Interno AL-CE: Comissões

Description

Revisão do assunto de Comissões do Regimento Interno da AL-CE
Concurso AL-CE
Flashcards by Concurso AL-CE, updated more than 1 year ago
Concurso AL-CE
Created by Concurso AL-CE almost 4 years ago
89
1

Resource summary

Question Answer
Quais são os tipos de comissões da Assembleia Legislativa do Ceará? 1) permanentes, as que subsistem através da Legislatura; e 2) temporárias, as que são constituídas com finalidades especiais ou de representação e se extinguem com o término da Legislatura, ou, antes dela, quando preenchido o fim a que se destinam.
Quais são as comissões temporárias? 1) Especiais 2) De Representação 3) De Representação no Recesso 4) Parlamentar de Inquérito
Como ocorre a indicação dos membros da Comissão? Os líderes de bancada ou bloco parlamentar indicam e o Presidente nomeia o deputado.
Os deputados não integrantes da Comissão que participarem da mesma terão direito a voto? O Deputado não integrante de Comissão poderá participar das discussões, sem direito a voto.
Qual a quantidade de membros nas comissões permanentes? 9 membros as de: a) Constituição, Justiça e Redação; b) Orçamento, Finanças e Tributação; e c) Fiscalização e Controle; 7 membros as de: a) Educação, Cultura e Desporto; b) Seguridade Social e Saúde; e c) Defesa do Consumidor; 5 membros as demais.
As comissões permanentes poderão criar subcomissões? Elas terão poder decisório? O Presidente da Assembleia Legislativa poderá, atendendo a requerimento formulado por parlamentar, mesmo que não integre a Comissão, constituir Subcomissão dentre as Comissões Permanentes, reservando-lhes parte das matérias do respectivo campo temático ou área de atuação, sem poder decisório.
Quem poderá requerer a criação de Comissões Especiais? As Comissões Especiais são constituídas para um fim determinado, por proposta da Mesa ou a requerimento de 1/8 (um oitavo), no mínimo, dos membros da Assembleia.
Qual a finalidade da Comissão de Representação? Quem proporá a sua constituição? As Comissões de Representação têm por finalidade representar a Assembleia, em atos externos, e serão constituídas: 1) pela Mesa; 2) a requerimento de Deputado, com a aprovação do Plenário.
Quando serão eleitos os membros da Comissão de Representação no Recesso? Como será a eleição? Seus membros serão eleitos na última reunião de cada Sessão Legislativa Ordinária, admitida a recondução, para o posterior período de recesso. A Comissão será eleita, na última Sessão de cada período da Sessão Legislativa Ordinária, por escrutínio secreto, através de cédula de votação ou pelo método eletrônico, mediante a apresentação de chapas subscritas por, no mínimo, 1/5 (um quinto) dos membros da Assembleia.
Qual o quórum para criação da CPI? Apesar de estar diferente da CF, a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito será constituída em virtude de requerimento assinado, no mínimo, por 1/4 (um quarto) dos membros do Poder Legislativo, nos termos do art. 56, da Constituição do Estado.
Quantas CPIs poderão estar funcionando ao mesmo tempo? Qual a quantidade de membros? Não será permitido o funcionamento simultâneo de mais de 02 (duas) Comissões Parlamentares de Inquérito, nem a constituição de nenhuma outra, se igual número já estiver funcionando. Será composta de 9 membros.
Quais os poderes de uma CPI? A Comissão Parlamentar de Inquérito terá poderes de investigação, próprios das autoridades judiciais, cumulativamente com os de natureza parlamentar, com ampla ação nas pesquisas destinadas a apurar os fatos, que deram origem a sua formulação.
Qual o quórum deliberação da CPI? Presença da maioria absoluta e a votação pela maioria de votos.
Após quantas faltas, o deputado perderá o lugar na Comissão? Perderá, automaticamente, o lugar na Comissão, o Deputado que não comparecer a 5 (cinco) reuniões ordinárias consecutivas, salvo motivo de força maior, comunicado, previamente, por escrito, à Comissão e por esta considerado como tal; a perda do lugar será declarada pelo Presidente da Assembleia, à vista da comunicação do Presidente da Comissão.
O Deputado que perder o lugar na Comissão, a ela não poderá retornar, na mesma Sessão Legislativa. Certo ou errado? Certo
Qual o quórum de início dos trabalhos das comissões? Os trabalhos das Comissões serão iniciados com a presença de, pelo menos, 1/3 (um terço) dos seus membros.
Como será o processo de votação pelas comissões? As deliberações das Comissões serão tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros, adotando o processo de votação secreta somente nas hipóteses em que a CE e o RI estabeleçam igual processo de votação em Plenário.
Show full summary Hide full summary

Similar

AQA Human Geography
georgie.proctor
B1 Revision
OmaimaE
Believing in God Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
georgialennon
Geography Tourism
lauramarypowell
Science Final Study Guide
Caroline Conlan
Neuro anatomy
James Murdoch
GCSE ICT Edexcel Flashcards
Sarah Bramley-Dymond
Queen Elizabeth Quiz
Natalie Robbins
1PR101 2.test - Část 4.
Nikola Truong
1PR101 2.test - Část 7.
Nikola Truong
Métodos y reglas de interpretación jurídica Constitucional y Ordinaria
jose calle