Estastística - Moda, Mediana e média. Desvio Padrão

Description

Algebra Flashcards on Estastística - Moda, Mediana e média. Desvio Padrão, created by DEBORA FERREIRA BARROS on 24/06/2020.
DEBORA FERREIRA BARROS
Flashcards by DEBORA FERREIRA BARROS, updated more than 1 year ago
DEBORA FERREIRA BARROS
Created by DEBORA FERREIRA BARROS almost 4 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
Como é calculada a média? Somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.
A média é mais adequada a que tipos de situações? Situações em que os dados são distribuídos mais ou menos de forma uniforme, ou seja, valores sem grandes discrepâncias.
Qual a formula da média? Me: média x1, x2, x3,..., xn: valores dos dados n: número de elementos do conjunto de dados
Exemplo Os jogadores de uma equipe de basquete apresentam as seguintes idades: 28, 27, 19, 23 e 21 anos. Qual a média de idade desta equipe?
A Moda (Mo) representa ______, sendo assim, para defini-la basta observar a ______. o valor mais frequente de um conjunto de dados; frequência com que os valores aparecem.
Um conjunto de dados é chamado de bimodal quando? Apresenta duas modas, ou seja, dois valores são mais frequentes.
Exemplo Em uma sapataria durante um dia foram vendidos os seguintes números de sapato: 34, 39, 36, 35, 37, 40, 36, 38, 34, 38, 31, 38, 36, 38 e 41. Qual o valor da moda desta amostra? Observando os números vendidos notamos que o número 38 foi o que apresentou maior frequência (8 pares), portanto, a moda é igual a: Mo= 38
A Mediana (Md) representa o______. valor central de um conjunto de dados.
O que é necessário para obter a mediana? É necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente.
Quando o número elementos de um conjunto é par o que se faz para encontrar a mediana? É tirado a média dos dois valores centrais, ou seja, soma os dois números e divide por 2.
Exemplos 1) Em uma escola, o professor de educação física anotou a altura de um grupo de alunos. Considerando que os valores medidos foram: 1,54 m; 1,67 m, 1,50 m; 1,65 m; 1,75 m; 1,69 m; 1,60 m; 1,55 m e 1,78 m, qual o valor da mediana das alturas dos alunos? Primeiro devemos colocar os valores em ordem. Neste caso, colocaremos em ordem crescente. Assim, o conjunto de dados ficará: 1,50; 1,54; 1,55; 1,60; 1,65; 1,67; 1,69; 1,75; 1,78 Como o conjunto é formado por 9 elementos, que é um número ímpar, então a mediana será igual ao 5º elemento, ou seja: Md = 1,65 m
2) Calcule o valor da mediana da seguinte amostra de dados: (32, 27, 15, 44, 15, 32). Primeiro precisamos colocar os dados em ordem, assim temos: 15, 15, 27, 32, 32, 44 Como essa amostra é formada por 6 elementos, que é um número par, a mediana será igual a média dos elementos centrais, ou seja:
O que é o desvio padrão (DP)? Medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.
Qual a formula do desvio padrão? ∑: símbolo de somatório. Indica que temos que somar todos os termos, desde a primeira posição (i=1) até a posição n xi: valor na posição i no conjunto de dados MA: média aritmética dos dados n: quantidade de dados
Show full summary Hide full summary

Similar

Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Conjuntos Numéricos
Laura Louis
Álgebra e Funções (Fundamental e Médio)
Andre Gonçalves
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Equações estatísticas
Luiz Fernando
Porcentagens e Frações
luciahelenaferre
Progressão Aritmética (P.A.)
claudiac_
Matemática Financeira - Fórmulas
Bruna Saraiva