Comunicação Aplicada

Description

Quizz
Flávia Kuabara
Flashcards by Flávia Kuabara, updated more than 1 year ago
Flávia Kuabara
Created by Flávia Kuabara almost 4 years ago
3317
0

Resource summary

Question Answer
"um brasileiro morador do Nordeste conversa com uma pessoa que vive no Sul, por mais que haja diferenças linguísticas, a comunicação ocorre". Nesse trecho podemos perceber quais temas estudados na disciplina Comunicação Aplicada? 1) Processo de comunicação: a comunicação só se realiza se o receptor decodifica a mensagem transmitida pelo emissor. Ou seja, ela só acontece se o interlocutor entende a mensagem transmitida. 2) Variação linguística DIATÓPICA - é aquela que ocorre em decorrência da região.
"É comum, com essa postura, encontrar afirmações como: “eu não sei português”, “fala feio”, “antes de aprender inglês, francês, tinha que aprender português”, “matou a língua portuguesa”; todas com relação a falantes nativos." Nesse trecho podemos perceber quais temas estudados na disciplina Comunicação Aplicada? 1) "Variação diastrática é aquela comum a estratos sociais, por exemplo: classes mais ou menos prestigiadas, advogados, influenciadores digitais (que ainda varia de acordo com o campo de interesse), etc" 2) Preconceito Linguístico
"é preciso considerar o sentido das palavras, ou seja, seu estudo semântico. Esse estudo permite compreender que as palavras não têm sentido único, nem literal, assim, devem se relacionar ao contexto em que são empregadas. " O item acima é importante em uma comunicação por quê? Essa questão é fundamental para compreender que não é tão simples garantir que uma mensagem escrita cumpra seus objetivos. Para que uma mensagem seja eficaz, é preciso transmitir clareza e objetividade, o que não é algo simples. Precisamos perceber, primeiro, que as palavras só fazem sentido em uma situação na qual estão envolvidos sujeitos. Assim, ao escolher as palavras empregadas em um comunicado escrito, devemos considerar os diferentes sentidos possíveis para essas palavras e as possibilidades de interpretação dentro do contexto em que se apresentam.
Para tornar o texto ainda mais eficaz, outro fator importante é a adequação aos interlocutores. Nesse sentido, Carneiro (2001) aponta que o conhecimento do público-alvo da mensagem é relevante na construção dessa adequação. Nesse trecho podemos perceber quais temas estudados na disciplina Comunicação Aplicada? 1) Variação diafásica é aquela que ocorre em função do contexto comunicativo, por exemplo: mais ou menos informal, mais ou menos afetiva, mais ou menos técnica, etc. 2) Eficácia da mensagem escrita.
"As pessoas precisam receber as informações necessárias para realizar suas tarefas e tornar‑se – e permanecer –membros fiéis da empresa. Mas muitas vezes lhes faltam informações adequadas." Nesse trecho podemos perceber quais temas estudados na disciplina Comunicação Aplicada? 1) Fluxo descendente 2) A falta de informação se deve a diversos problemas: - Sobrecarga informacional - Falta de abertura entre gestores e funcionários - Filtragem
"No entanto, o processo de comunicação nem sempre é eficiente fatores que perturbam, interferem e confundem sua execução, fazendo com que apresente falhas." Nesse trecho podemos perceber quais temas estudados na disciplina Comunicação Aplicada? 1) Ruídos na Comunicação que podem ser: Ruído físico: Barulhos Ruído semântico: palavra, termo técnico ou idioma que interfere no entendimento da mensagem. Ruído psicológico: A raiva pode levar o receptor a compreender a mensagem refere-se a fatores fisiológicos que podem bloquear a comunicação como, por exemplo, dor de cabeça errada. Ruído fisiológico:
A imagem a seguir pode ser classificada como que tipo de linguagem? Linguagem não-verbal é a comunicação que acontece por meio de gestos, posturas, comportamento, vestimenta, imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura, sem o uso de palavras ou escrita.
Show full summary Hide full summary

Similar

HORTI FRUTI INFRA TI
Glaucia Aparecida
Matters of Life and Death GCSE
kate.siena
Know the principles of electricity
Vito Martino
AQA GCSE Physics Unit 2.3
Matthew T
Creative Writing
amberbob27
AQA Biology 8.1 structure of DNA
Charlotte Hewson
GCSE AQA Chemistry Atomic Structure and Bonding
mustafizk
GCSE AQA Biology 1 Cloning & Genetic Engineering
Lilac Potato
A-LEVEL ENGLISH LANGUAGE : Key Theorists
Eleanor H
Blood MCQs Physiology PMU 2nd Year
Med Student
Present Simple Vs Present Continuous
Luis Alcaraz