Flashcards
Orações Coordenadas e Orações subordinadas.
Cards in this deck (17)
- 1Orações CoordenadasAs Orações Coordenadas são orações independentes, ou seja, não há relação sintática entre elas.
Elas são classificadas em: Orações Coordenadas Sindéticas e Orações Coordenadas Assindéticas. - 2Orações Coordenadas AssindéticasSão caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas através de nenhum conectivo.
exemplo: Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos. - 3Orações Coordenadas SindéticasSão caracterizadas pelo período composto ligadas por meio de uma conjunção coordenativa.
Nesse caso, as orações, dependendo dos conectivos, podem ser: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas. - 4Oração Coordenada Sindética AditivaNo geral, expressa a ideia de adição.
Exemplo:
•Hoje não estudei, nem trabalhei.
•Hoje vou trabalhar e depois ir estudar. - 5Oração Coordenada Sindética AdversativaExprime ideias que se opõem.
Exemplo:
•O time jogou bem, mas perdeu.
•Você é bom, porém não o melhor. - 6Oração Coordenada Sindética ExplicativaApresenta uma justificativa.
Exemplo:
•Não fui trabalhar, porque estava doente.
•Não gosto disso, porque fico triste. - 7Oração Coordenada Sindética AlternativaSinaliza uma opção/alternativa.
Exemplo:
•Ou me encontre aqui, ou vai morrer.
•Ora se encontra preso, ora se encontra solto. - 8Oração Coordenada Sindética ConclusivaIndica uma conclusão de algo.
Exemplo:
•não saiu cedo, logo chegou tarde.
•não viajou, por isso está aqui. - 9Orações Subordinadas Substantivas DesenvolvidasSão dependentes entre si, de modo que uma se subordina a outra, para complementação ou determinação de seu sentido.
- 10OSSSUB.- Orações Subordinadas Substantivas SubjetivasFuncionam como termo essencial (sujeito) da oração principal.
Exemplo:
•É imprescindível que você participe do evento. - 11OSSOD.-Orações Subordinadas Substantivas Objetivas DiretasExercem a função de objeto direto do verbo presente na oração principal.
Exemplo:
•O prefeito disse que o prazo para as licitações será prorrogado. - 12OSSOI.-Orações Subordinadas Substantivas Objetivas IndiretasCumprem a função de objeto indireto do verbo que as antecede.
Exemplo:
•Eles gostaram de que fosse feita a pesquisa. - 13OSSCN.-Orações Subordinadas Substantivas Completivas NominaisComplementam o nome (substantivo) contido na oração principal.
Exemplo:
•Tenho convicção de que ele retornará o mais brevemente. - 14OSSA.-Orações Subordinadas Substantivas ApositivasFuncionam como aposto (termo explicativo da oração principal).
Exemplo:
•Desejo-lhe uma coisa: que tenhas um abençoado 2016! - 15OSSADP.-Orações Subordinadas Substantivas Agente da PassivaFuncionam como agente da passiva da oração principal. Aqui também se torna inviável a substituição da oração pela palavra ISSO.
Exemplo:
•O quadro foi comprado por quem o fez. - 16OSSP.- Orações Subordinadas Substantivas Predicativas.Desempenham a função de predicativo do sujeito.
Exemplo:
•O problema da monografia é que você não cumpriu com todos os objetivos traçados. - 17Orações Subordinadas Substantivas ReduzidasSão introduzidas por conjunção ou pronome relativo e apresentam seu verbo em uma forma nominal (infinitivo, gerúndio, particípio).
Exemplo: É necessário fazer a prova.