Ansiedade, medo e exaustão: como a quarentena está abalando a saúde mental dos educadores

Description

As rápidas mudanças, alto nível de cobranças, frustrações diárias e dificuldades técnicas durante o ensino remoto comprometem o psicológico dos educadores brasileiros
FABIANA APARECIDA DA SILVA
Flashcards by FABIANA APARECIDA DA SILVA, updated more than 1 year ago
FABIANA APARECIDA DA SILVA
Created by FABIANA APARECIDA DA SILVA over 3 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
Como cuidar na prática da saúde mental? O cuidado com a saúde mental não deve ser apenas quando os problemas se tornam maiores do que conseguimos lidar. É preciso ter cuidados também para prevenir e saber pedir ajuda. Confira algumas dicas para cuidar de si durante a pandemia:
1. Alinhe expectativas consigo mesmo: É necessário diminuir a expectativa e aceitar que nem tudo sempre sairá como o planejado e que estamos fazendo o possível com o tempo e recursos disponíveis. "Para não ficar com a sensação de estar devendo", afirma Adriana Fóz, diretora da NeuroConecte, e especialista em psicopedagogia e neuropsicologia.
2. Estabeleça uma rotina: Nessa programação é importante estabelecer os horários para cada tipo de atividade (trabalhar, lazer, descanso, cuidados domésticos, exercício, etc). Não deixe de incluir pelo menos 20 minutos diários para se exercitar. Também reserve um tempo para atividades que te façam bem, seja assistir um programa de televisão, ouvir música ou contemplar o céu. "Coisas pequenas que ajudem a acrescentar alegria", diz Marilda Lipp.
3. Tenha conexão afetiva: O Dr. Cláudio Duarte, psiquiatra pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da unidade de dependência química do Hospital Santa Mônica, em Itapecerica da Serra (SP), diz que é possível vencer a distância com criatividade, se fazer presente de outras formas. "São pequenos carinhos que estimulam a sensação de afeto, importância e elo com o outro”. Esse mesmo olhar sensível é preciso ter com si. Ele aconselha prestar atenção em como você está se sentindo, cultivar uma autoestima profissional e assumir a sua própria importância.
4. Compartilhe seus sentimentos: Conversar e falar sobre si com outra pessoa, seja um familiar, um colega de trabalho ou amigo, ajuda a tirar o peso da realidade e espairecer os pensamentos.
5. Fiscalize o pensamento: Como comentamos anteriormente, o estresse está muito relacionado com a forma que percebemos um problema. Por isso, se apenas o enxergarmos como algo muito grande, a resposta do corpo será negativa. Então, tentar mudar a forma de pensar as situações para torná-las menos amedrontadoras.
6. Evite o excesso de notícias: É importante estar bem informado, mas consumir notícias o dia inteiro sobre a situação da covid-19 pode alimentar a ansiedade e o medo. Mantenha o equilíbrio!
7. Não se automedique: A automedicação e as compensações não saudáveis (por exemplo, encontrar no consumo de bebida alcóolica um alívio ao estresse) podem agravar a forma como vemos ou nos relacionamos com as situações. Se sentir que o problema está controlável procure práticas como meditação, técnicas de respiração e um espaço de confiança para se abrir. Se sentir que ele tomou proporções maiores do que consegue lidar, procure ajuda de profissionais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Macbeth Quiz
PatrickNoonan
GCSE PE - 2
lydia_ward
Biology Unit 1
anna.mat1997
Lord of the Flies Quotes
sstead98
Cognitive Psychology Key Terms
Veleka Georgieva
French diet and health vocab
caitlindavies8
New English Literature GCSE
Sarah Egan
General questions on photosynthesis
Fatima K
DEV I Part II
d owen
Část 4.
Gábi Krsková
General Pathoanatomy Final MCQs (401-519)- 3rd Year- PMU
Med Student