Contestações ao Domínio Português: Rebeliões Nativistas e Separatistas

Description

Trabalho de História para o dia 27/08. As revoltas que ocorreram no período colonial aqui no Brasil, representados por Flashcards. Feito por Matheus Ferreira Bragança.
Matheus Bragança
Flashcards by Matheus Bragança, updated more than 1 year ago
Matheus Bragança
Created by Matheus Bragança over 3 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
A Revolta de Beckman A Revolta de Beckman ocorreu no Maranhão, liderada pelos irmãos Tomás e Manuel Beckman. Sua principal causa está ligada a Companhia de Comércio, que tinha o objetivo de resolver problemas devido a crise econômica do estado. Mas ela acabou fracassando, trazendo condições de pobreza, e a falta do fornecimento de alimentos e manufaturados (vendidos com preços altos) para a população, por exemplo.
A Revolta dos Mascates A Revolta dos Mascates ocorreu em Recife, Pernambuco; devido a uma reação dos senhores de engenho de Olinda, que são chamados popularmente de mascates. Foi uma disputa com distintas posses, entre poder político e econômico, onde em Olinda eram cobrados preços altos pelos produtos, e ter o direito de cobrar imposto pela Coroa portuguesa.
Motim do Maneta A rebelião conhecida como Motim da Maneta, com nome inspirado em seu líder conhecido como Maneta, ocorreu em Salvador, na Bahia. Eles lutavam contra o tributo, que são valores pagos ao poder público; além do alto preço de produtos vendidos pelos comerciantes portugueses.
A Revolta da Cachaça A Revolta da Cachaça, ocorreu no Rio de Janeiro, liderada por fazendeiros produtores de bebidas alcoólicas. A principal causa desta revolta, foi o aumento de impostos cobrados sobre a cachaça. Tempos depois, a Coroa portuguesa perdoou os envolvidos e a produção de cachaça foi menos taxada, tendo um pouco de favorecimento.
A Conjuração Mineira Um movimento separatista, também chamado de Inconfidência Mineira, foi uma das maiores revoltas contra a Coroa portuguesa durante o período colonial, que envolveu parte da elite da capitania de Minas Gerais. Seus principais objetivos eram: romper com Portugal, adotar o serviço militar, acabar com o monopólio comercial português, tornar MG uma república independente... Com influências diretas do iluminismo.
A Conjuração Baiana Um movimento separatista que ocorreu na Bahia, que também foi influenciado pelo iluminismo; suas principais causas foram: o monopólio, os preços altos de produtos, impostos abusivos... Eles queriam era a independência, o fim da escravidão, igualdade de direitos entre todos...
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Brasil
andrerocha86
BRASIL COLÔNIA
nanni.simioli
Produção de Açúcar/ Brasil Colonial
Leandro Costa Rosa
Trabalho de História- Rebeliões na América Portuguesa
Pedro Augusto Vale
Romantismo
Ana Siqueira
Economia Colonial
Andrei Mota
Revoltas
MARIA FERNA
Rebeliões Coloniais
Giovanna Lustosa
Direito no Brasil Colônia
Andrey Gemelli