Balanceamento de Equações, está pronto?

Description

Após estudar você sente que não fixou corretamente na sua cabeça? Não tem problema, venha jogar e aprender um pouco mais! E Claro fixar o conteúdo :)
Juliana Góes
Flashcards by Juliana Góes, updated more than 1 year ago
Juliana Góes
Created by Juliana Góes almost 4 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
O Que é Balanceamento de equações? É um método utilizado para determinar a quantidade de matéria de cada uma das substâncias participantes da reação.
Quais são os métodos existentes de Balanceamento de equações? São separados em três métodos, tais como: Balanceamento por tentativa, Balanceamento por oxirredução e Balanceamento pelo método algébrico.
O Que é método de tentativas? Esse método consiste na escolha dos coeficientes estequiométricos até que se igualem as quantidades dos átomos de reagentes e produtos.
Exemplo: Mg + HCl → MgCl2 + H2 Deverá iniciar o balanceamento pelo Mg. Note que sua quantidade, tanto nos reagentes quando nos produtos, é 1. Em seguida, a quantidade de cloro nos reagentes é 1 e, nos produtos, é 2. Então devemos multiplicar o HCl por 2 para igualar as quantidades (no próximo flashcard)
Continuação do exemplo: Mg + 2 HCl → MgCl2 + H2 Em relação ao hidrogênio, quando adicionamos o coeficiente ao HCl, acabamos balanceando as quantidades de átomos de hidrogênio.A equação ficará da seguinte forma: Mg + 2 HCl → MgCl2 + H2.
O Que é Balanceamento por oxirredução? É um método que se baseia na igualdade do número de elétrons cedidos com o número de elétrons recebidos.
Exemplo: Reação entre uma solução aquosa de permanganato de potássio e ácido clorídrico KMnO4 + HCl → KCl + MnCl2 + Cl2 + H2O 1º passo: Determinar os números de oxidação 2º passo: Determinação da variação da oxidação e da redução 3º passo: Inversão dos valores de ∆ 4º passo: Balanceamento por tentativa
1º passo: Determinar os números de oxidação Esse passo é importante porque normalmente não conseguimos visualizar rapidamente quais são as espécies que sofrem oxidação e redução.
2º passo: Determinação da variação da oxidação e da redução Observe que o manganês (Mn) sofre redução e o cloro (Cl) sofre oxidação. MnCl2 = ∆Nox = 5 Cl2 = ∆Nox = 2
3º passo: Inversão dos valores de ∆
4º passo: Balanceamento por tentativa 2 KMnO4 + 16 HCl → 2 KCl + 2 MnCl2 + 5 Cl2 + 8 H2O
O Que é Balanceamento pelo método algébrico? Esse método de balanceamento utiliza equações, onde sua resolução indica os coeficientes estequiométricos da reação.
Primeiramente deve escrever uma equação para cada elemento químico igualando sua quantidade total de átomos presentes no reagente e no produto, como no seguinte:
Para resolver os sistemas, precisamos atribuir um valor a somente uma das incógnitas. Atribuindo o valor 1 para a variável “a”, ficará como? Exato! Viu não é tão difícil né? a = 1 b = 1 => a = b c = 2 => c = 3 – 1
E agora ao substituir os coeficientes pelos valores obtidos, teremos qual equação balanceada? Viu? Você conseguiu!
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani