O Brasil após 1945/A ditadura civil-militar/Os processos de resistência

Description

O Brasil após a renúncia de Getúlio; o governo Dutra; a volta de Getúlio; o golpe de 1964.
Max Botelho
Flashcards by Max Botelho, updated more than 1 year ago
Max Botelho
Created by Max Botelho over 3 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
A Constituição promulgada no Brasil, em 1946, restabelece os princípios democráticos da Constituição de 1934. Qual a importância de uma Constituição para um país? A Constituição é a lei máxima de um país e, além de estabelecer limites para as autoridades dos 3 poderes, contém dispositivos que norteiam todos os aspectos da vida nacional. Sem a Constituição para lhe impor limites, o governante se torna um ditador.
Após retornar ao poder de forma democrática, em 1951, Vargas adota o projeto nacionalista de desenvolvimento, que contempla, entre outras coisas, o apoio às indústrias de base. O que são indústrias de base? São indústrias que produzem matérias-primas para serem utilizadas por outras companhias, tais como: cimento, minério de ferro, aço e petróleo.
Quais as diferenças entre os projetos nacionalista, defendido por Vargas, e o liberal, defendido por Carlos Lacerda? O projeto nacionalista previa uma forte presenta do Estado na economia e uma posição de independência com relação aos EUA, já o projeto liberal previa uma menor interferência do Estado na economia e um alinhamento automático com os interesses americanos.
No que consistia a política nacional-desenvolvimentista implantada pelo presidente Juscelino Kubitschek? O projeto de JK previa um forte desenvolvimento tecnológico nas áreas de energia, transportes, alimentação, indústrias de base, automotiva e naval.
Após a renúncia de Jânio Quadros, setores conservadores impuseram um sistema parlamentarista como condição para a posse do vice-presidente João Goulart. Qual a diferença entre presidencialismo e parlamentarismo? No presidencialismo o Presidente da República concentra as funções de chefe de governo e chefe de Estado e no parlamentarismo o Primeiro-Ministro exerce a função de chefe de governo e o Presidente da República de chefe de Estado.
João Goulart assumiu a presidência com uma pauta progressista que incluía as reformas de base. Quais transformações estavam contempladas em seu projeto? Dentre outras medidas, defendia estender o direito de voto aos analfabetos; a ampliação do monopólio da Petrobras; a nacionalização das empresas farmacêuticas; a reforma agrária e a limitação da remessa de lucros para o exterior
As elites conservadoras não aprovaram as reformas de base propostas por João Goulart. Assim sendo, em 1964 promovem um golpe de Estado. Qual o significado de golpe de Estado? O golpe de Estado constitui em uma ruptura institucional que suprime o controle do Estado de pessoas legalmente designadas através de eleições democráticas.
Qual foi o período em que o Brasil foi submetido a uma ditadura civil-militar? De 1964 a 1985.
Quais setores apoiaram o golpe militar de 1964? Os militares, aas elites econômicas e parte da classe média.
Quais grupos foram perseguidos pelo regime ditatorial? Artistas, intelectuais, estudantes, trabalhadores, sindicalistas e todos aqueles que se posicionavam contra as medidas ditatoriais impostas pelo governo.
Durante o período militar, em matéria de política externa, deu-se um alinhamento automático com os americanos. Como podemos definir "Política Externa"? É a forma como um determinado país se relaciona com a comunidade internacional e, via de regra, está atrelada à ideologia política defendida pelo governante.
Durante o período militar o Presidente da República governava fazendo uso do chamado Ato Institucional. O que é isso? Ato Institucional era uma norma baixada pelo Presidente da República sem necessidade de aprovação pelo Congresso Nacional, estando acima até mesmo da Constituição do país, ou seja, era um "cheque em branco" para o ditador de plantão.
Qual Ato Institucional mais restringiu as liberdades democráticas e por quê? O AI-5, porque deu ao presidente o poder de fechar o Congresso Nacional, cassar mandatos parlamentares, intervir nos estados e municípios e suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por 10 anos.
Por que chamamos o período entre 1954 e 1985 de ditadura civil-militar? Porque apesar de, no período, a Presidência da República ter sido ocupada por 5 militares, as elites econômicas civis do país apoiaram e deram sustentação ao regime.
O que foi o chamado Milagre Econômico brasileiro? O período entre 1968 e 1973, no qual a economia cresceu, em média, 11,2% ao ano.
Apesar do forte crescimento econômico verificado no período de 1968 a 1973, o chamado Milagre Econômico brasileiro recebeu algumas críticas. Por que isso aconteceu? Porque o crescimento econômico não veio acompanhado de uma distribuição de renda entre os mais pobres, pelo contrário, durante o período os ricos ficaram ainda mais ricos e os pobres ainda mais pobres.
Vários segmentos nacionais reagiram ao regime militar, como é o caso dos artistas. Na frase "pai, afaste de mim esse cálice de vinho tinto de sangue", qual o sentido Chico Buarque quis dar para a palavra cálice? Como toda manifestação artística sofria forte censura no período, Chico usou um trocadilho, substituindo "cale-se", uma referência à repressão, pela palavra "cálice".
O que a canção cálice denunciava? A censura e a tortura praticadas pelo regime militar.
Quais foram os 5 presidentes durante a ditadura civil-militar? Humberto de Alencar Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Beckmann Geisel e João Batista Figueiredo.
Como se chamou o movimento que pregava a redemocratização do país através de eleições? Diretas Já
Como se chamava o político mato-grossense que elaborou um projeto de lei que previa eleições diretas para Presidente da República, dando início ao movimento que entrou para a história com o nome de "Diretas Já"? Dante de Oliveira
O movimento Diretas Já não consegui a convocação de eleições diretas para a Presidência da República, mas precipitou o fim da ditadura. Finalmente, em janeiro de 1985, o Congresso Nacional elegeu um presidente civil que, no entanto, não assumiu . Por que isso aconteceu? O mineiro Tancredo Neves foi eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional, em janeiro de 1985, mas não tomou posse em março daquele ano porque foi internado no dia anterior à sua posse.
Quem assumiu a Presidência da República após a redemocratização do país? Como Tancredo Neves foi internado no dia dia sua posse, vindo a falecer logo em seguida, assumiu o seu vice, o político maranhense José Sarney, que, ironicamente, foi um dos maiores defensores e colaboradores do regime militar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Biology Unit 1
hannahsanderson1
Nazi Germany Dates
Georgina.Smith
English Language Key Terms
emilyralphs
OCR Physics P2 revision cards
Alex Howard
AQA Human Geography
georgie.proctor
Types of Subordinate Clause & Verb Tense
(umbr)ella
AQA GCSE Biology B1- Quiz
Ethan Beadling
Types of Learning Environment
Brandon Tuyuc
CMS Interpretive Guidelines for Complaint/Grievances
Lydia Elliott, Ed.D
Část 5.
Gábi Krsková
Arrested by Police - 1976 Bail Act (Section 3 & 4)
Mark Hughes