Governança de TI

Description

Flashcards on Governança de TI, created by xexeu on 10/05/2015.
xexeu
Flashcards by xexeu, updated more than 1 year ago
xexeu
Created by xexeu almost 9 years ago
17
2

Resource summary

Question Answer
Segundo a NBR ISO/IEC 38500, são 6 os princípios da governaça ? Responsabilidade, estratégia, aquisições, desempenho, conformidade e comportamento humano.
Responsabilidade Os indivíduos e grupos na organização devem compreender e aceitar as suas responsabilidades no fornecimento e na procura de TI. Isso para garantir que a conduta ética da gestão para com o mercado, seus colaboradores, seus parceiros, na gestão financeira e fiscal.
Estratégia A estratégia de negócio da organização tem em conta as capacidades de TI atuais e futuras. sta estratégia diz respeito ao como será realizada a abordagem da organização para o contexto de Governança.
Aquisições As aquisições de TI são feitas por razões válidas, com base e análise apropriada e continuada, com decisões claras e transparentes. Há um equilíbrio adequado entre os benefícios, oportunidades, custos e riscos, tanto no curto como no longo prazo.
Desempenho A TI é adequada à finalidade de suporte da organização, à disponibilização de serviços e quanto aos níveis e qualidade dos serviços necessários para responder aos requisitos do negócio.O desempenho precisa ser medido e monitorado através de metas e métricas que viabilizem a gestão avaliar os resultados que estão sendo obtidos e a tomada de ações corretivas necessárias a eficácia do processo de governança.
Conformidade A TI encontra-se em conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis, buscando uma postura transparente e adequada para com o mercado, a sociedade e a sustentabilidade.
Comportamento Humano As políticas, práticas e decisões na TI revela respeito pelo Comportamento Humano, incluindo as necessidades atuais e a evolução das necessidades de todas as “pessoas no processo”.Enfatizando a importância das pessoas para que as mudanças necessárias adoção da Governança de TI sejam alcançadas.
A norma ISO/IEC 38500 define três tarefas chave que os Directores devem desempenhar para governar as TI, quais são elas ? - Avaliar, Dirigir e Monitorizar
Avaliar Avaliar a utilização actual e futura das TI;
Dirigir Dirigir a elaboração e implementação dos planos e políticas necessários para assegurar que a utilização das TI atinge os objectivos do negócio
Monitorizar Monitorizar a conformidade com as políticas e o desempenho face ao estabelecido no plano.
O que é TOGAF ? é um framework que auxilia criar,detalhar, avaliar e construir uma arquitetura de TI correta para as organizações promovendo alinhamento entre as necessidades do negócio e o parque tecnológico.
TOGAF subdivide uma arquitetura corporativa em 4 Níveis. São eles: Arquitetura de Negócio, Arquitetura de aplicativos, Arquitetura de Dados e Arquitetura técnica
Arquitetura de Negócio São os processos de negócio utilizados pelas empresas para atingir a sua estratégia de negócio. Auxilia a TI entender quais os objetivos concretos que movem o negócio e como as corporações se organizam para atender a sua missão e estratégias empresariais.
Arquitetura de aplicativos Descreve o conjunto de aplicativos específicos que são utilizados pelas empresas e como eles interagem e entregam a informação para os processos de negócio.
Arquitetura de Dados Descreve como os dados são estruturados, protegidos, garantidos, organizados, providos e acessados.
Arquitetura técnica Descreve toda a infraestrutura de hardware e software que suportam a operação do negócio, aplicativos e dados, bem como suas interações. Que tecnologias melhor se adaptam e que podem garantir melhor ROI (Return of Investiment).
Balanced ScoreCard uma ferramenta para a medição, análise e gestão de desempenho.
O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa.
O Balanced Scorecard (BSC) permite o alinhamento das iniciativas de TI (projetos, ações e serviços) aos objetivos estratégicos do negócio nas perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.
Perspectiva Financeira Como é que aparecemos aos nossos acionistas?
Perspectiva de Clientes Como é que os clientes nos vêem?
Perspectiva de processos internos Em que temos de ser excelentes?
Perspectiva de aprendizagem e crescimento Como podemos melhorar e criar valor?
O que é o Mapa Estratégico é uma representação visual das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos nas quatro perspectivas do Balanced (BSC).
A formulação de mapas estratégicos associada com a abordagem de BSC é usualmente, efetuada após uma análise SWOT.
No BSC, as perspectivas estão dispostas na seguinte ordem: 1 - Aprendizado e Crescimento (Capacidade dos funcionários) 2 - Processos Internos (Qualidade dos processos e Ciclo dos processos) 3 - Clientes (Pontualidade das entregas e Lealdade dos clientes) e 4 - Financeira (Retorno sobre o capital empreado).
a sequência de elaboração do BSC seria Perspectivas, Fatos Críticos de Sucesso, Obj. Estratégicos , Indicadores, Metas, Iniciativas
Cobit 5 Framework completo e aceito internacionalmente para vernança e gerenciamento empresarial de TI
Cobit 5 Suporta as organizações no alcance dos seus objetivos de negócio e na entrega de valor.
Cobit 5 Aproveita e integra o conteúdo das versões anteriores e de outros frameworks da ISACA.
O que motivou o COBIT 5 ? - Possibiitar uma maior participação dos stake holders em decisões e na determinação de prioridade; - Tratar a dependência existente ente o sucesso do negócio e parceiros de TI; - Lidar com a qtde de informação, que tem aumentado significativamente; - Cobrir aorganização de ponta a ponta.
Novidade no COBIT 5 - Baseado em cinco princípio (ISO 38500) e sete habilitadores (enabler); - Integra os principais frameworks da ISACA (Val IT, Risk IT, etc) -Define um novo modelo de referência de processos de TI (e como avaliar sua capacidade); - Difere governança de gerenciamento
COBIT 5 - Diferença entre Governança x Gerenciamento - Governança de TI - tem haver com tomada de decisões, define a direção na qual o organição deve evoluir. Ações : avaliar, dirigir e monitorar. - Gerenciamento de TI - Tem haver com a implementação das decisões tomadas anteriormente. Ações: Planejar , constuir, executar e monitorar.
COBIT 5 - Príncipios são 5: - Meeting stakeholder needs (Satisfazer as partes interessadas) - Covering the Enderprice End-to-End (Cobrir a organização de ponta a ponta) - Applying a Single Integrated (Aplicar um framework integrado) - Enabling a Holistic Approuch (Habilitar uma possibilidade holistica) - Separating Governance From Management (Separar Governaça de Gerenciamento)
Show full summary Hide full summary

Similar

ITIL V3 - Processos
Rodrigo Ferreira
COBIT 4.1 - Domínios e Processos
Rodrigo Ferreira
ITIL V3 - processos livro Estratégia
Rodrigo Borges
CMMI - Processos e níveis
Rodrigo Ferreira
CMMI - Níveis e característiccas
Rodrigo Ferreira
Documento Base do Processo
Ricardo Fontes
.:: Ferramentas de Gestão de TI ::.
TI Set Jeans
Governaça de TI
Samuel Andrade
COBIT 5 - Princípios
Isabelle Omena