Cultura organizacional - Vinícius - Ponto

Description

Bacharel Gestão de Pessoas Flashcards on Cultura organizacional - Vinícius - Ponto, created by Marta Massa on 16/05/2015.
Marta Massa
Flashcards by Marta Massa, updated more than 1 year ago
Marta Massa
Created by Marta Massa almost 9 years ago
15
2

Resource summary

Question Answer
Cultura - conceito Envolve o conjunto de valores, hábitos, crenças, atitudes, comportamentos e relacionamentos dos que compõem a organização.
Cultura organizacional X cultura departamental É possível q diferentes níveis organizacionais tenham a mesma cultura. A cultura pode variar de acordo com os departamentos. Pode haver "pequenas culturas" junto à cultura predominante, cultura organizacional q vale p/ toda a organização.
Cultura - Cespe (2014) A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização.
Dimensões da cultura (6) - Valores organizacionais Valores organizacionais: são a filosofia da empresa, mostrando como as coisas devem ser.
Dimensões da cultura (6) - Cultura gerencial Reflete os valores qdo se trata de autoridade, ou seja, relaciona-se c/ os estilos de liderança.
Dimensões da cultura (6) - Heróis Organizacionais São personificações de padronização de valores.
Dimensões da cultura (6) - Histórias e mitos da organização É a reflexão dos valores traduzida em narrativas c/ folclores q tratam de façanhas obtidas pelos heróis, geralmente os fundadores da organização.
Dimensões da cultura (6) - Tabus e rituais de organização São limites, padrões aceitáveis de comportamento. Rituais são cerimônias, homenagens aos heróis, premiações. Ex.: eventos regulares, atos solenes.
Dimensões da cultura (6) - Símbolos culturais São artefatos materiais, como um brasão, logotipo, marcas, vestuário, cores, leiautes etc.
Cultura coletivista - Forma de controle Externa. Controle interno não iria relatar problemas c/ a empresa, já que há sinergia na equipe.
Indicadores
Cultura - níveis (3) Artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Artefatos Constituem o primeiro nível, sendo o + superficial. São tudo aquilo q conseguimos perceber (vendo, ouvindo ou sentindo) aos depararmos c/ uma organização: produtos, serviços, vestuário, maneira de falar, símbolos, histórias, etc.
Valores compartilhados O 2° nível - são aspectos determinantes p/ as pessoas e que geram os motivos pelos quais elas fazem o q fazem, servindo de justificativa p/ todos os membros. O famoso: "aqui sp fizemos assim".
Pressuposições básicas 3° nível - É + íntimo, profundo e oculto. São crenças inconscientes, percepções, sentimentos, ou seja, naquilo em que os funcionários da empresa acreditam.
Culturas conservadoras X culturas adaptativas Empresas do mesmo ramo podem possuir culturas diferentes.
Culturas conservadoras São + rígidas c/ relação a mudanças. A cultura não sofre grandes mudanças ao longo do tempo, independentemente do momento vivenciado, seja uma crise, seja uma revolução tecnológica.
Culturas adaptativas + flexíveis e inovadoras. A cultura organizacional vai se adaptando às alterações do mundo moderno.
Cultura - Cespe (2012) A cultura organizacional compreende a ESTRUTURA, os PROCESSOS e as PESSOAS de uma organização, interferindo de forma determinante no seu desempenho.
Clima X cultura CULTURA é o "filme completo" da empresa, que passa desde o começo (fundação) até hoje; CLIMA é a foto, é o momento da empresa.
Símbolos culturais No contexto organizacional, são abreviações, gírias, formas de se expressar, códigos de comportamento e símbolos de status - todos reconhecidos somente pelos próprios membros da organização.
Clima (Cespe -2010) Clima é um fenômeno relacionado às PERCEPÇÕES e interpretações COMUNS das dimensões das atividades, do ambiente e das políticas que caracterizam a organização.
Clima, segundo Flávio de Toledo e Benedito Milioni É o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.
Clima, segundo Stanley Davis É uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização.
Clima, segundo George Litwin É a qualidade do tempo dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento.
Os conceitos de clima podem ser separados em 2 partes: 1. Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida/experimentada pelos membros;
Os conceitos de clima podem ser separados em 2 partes 2. Essa mesma qualidade ou propriedade que influencia o comportamento desses membros.
Cultura - espiritualidade Espiritualidade no trabalho significa a boa convivência entre pessoas, o respeito à diversidade de opiniões. Esse convívio envolve ideias e emoções. Significa reconhecer a importância do outro nos processos de trabalho.
Cultura - espiritualidade no trabalho: outras correlações Bem-estar coletivo; Solidariedade; Moral; Cooperação.
Cultura (Cespe -2014) É representada por um conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento, constituindo o núcleo de identidade de uma organização. Cultura -> gera IDENTIDADE singular à organização.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Liderança
Liliane Tubino
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
Gestão por Competências
alexrocksilva
12 maiores atributos dos líderes
Liliane Tubino
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
Recrutamento e seleção de pessoas
brunocmt
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt
Liderança e Gestão de Equipes
Pierre Curi