Conselho Escolar

Description

Reconstrução do PPP.
franciscoporcian
Flashcards by franciscoporcian, updated more than 1 year ago
franciscoporcian
Created by franciscoporcian almost 9 years ago
150
6

Resource summary

Question Answer
CONSELHO ESCOLAR PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O QUE É O PPP? É a identidade da escola, ou seja, nele é registrado os objetivos, metas e sonhos almejados pela instituição escolar, assim como, os meios para concretizá-los.
MAS O QUE SIGNIFICA NA PRÁTICA CADA SIGLA? É PROJETO porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É POLÍTICO por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É PEDAGÓGICO porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Ele contempla os seguintes tópicos: Missão Clientela Dados sobre a aprendizagem Relação com as famílias Recursos Diretrizes pedagógicas Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Meta 19: assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. Estimular a participação e a consulta de profissionais da educação, alunos (as) e seus familiares na formulação dos projetos político-pedagógicos, currículos escolares, planos de gestão escolar e regimentos escolares, assegurando a participação dos pais na avaliação de docentes e gestores escolares
8 - Há três fases bem definidas na construção do Projeto Pedagógico: 1ª fase - Diagnóstico:
Como é a nossa escola? Nessa fase, vamos levantar informações sobre o trabalho que a escola vem realizando, ou seja, a sua prática pedagógica. A comunidade escolar vai analisar e debater esses dados, sugerindo medidas para as eventuais alterações.
O que fazer? Nesta fase, a escola coletará dados sobre sua realidade, e irá analisá-los, do ponto de vista qualitativo e quantitativo: tanto os que significam dificuldades, quanto os que representam sucesso.
Como fazer? A partir do trabalho que a escola vem realizando, seus membros farão uma série de questionamentos, entre os quais:
- Como é o contexto sócio-político-econômico da escola? - Qual tem sido a função da nossa escola? - Como tem sido a participação dos pais na vida da escola? - Que resultados a nossa escola está apresentando para a sociedade? - Como nossa escola tem considerado os alunos, na relação ensino-aprendizagem?
Na fase do diagnóstico, a escola identificará os recursos humanos e financeiros disponíveis. É preciso saber como a escola funciona, como o processo pedagógico é acompanhado e avaliado. Muitas vezes, a escola está fragilizada por culpa de uma gestão inadequada; outras vezes, por falta de recursos; outras, ainda, por falta ou despreparo de seus profissionais. Na medida em que vamos coletando informações, vamos também encontrando soluções para eles.
O diagnóstico da escola será feito, considerando-se os seus aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e jurídicos. No aspecto pedagógico, deverão ser analisados: proposta pedagógica (objetivos e conteúdos, metodologias de ensino e processos de avaliação); faixas etárias, posição social, necessidades e valores dos alunos; dados sobre repetência e evasão; relação idade/série; estratégias para recuperação dos alunos com menor ou baixo rendimento escolar; valorização dos profissionais da educação.
No aspecto administrativo, recursos materiais e humanos; composição das equipes; nível de organização da escola; qualificação e atualização dos professores. No aspecto financeiro, recursos disponíveis; necessidades e carências; formas de aplicação das verbas, tendo-se como prioridade o processo ensino-aprendizagem.
No aspecto jurídico, a relação que a escola mantém com a sociedade e com as várias instâncias do seu sistema de ensino; a sua autonomia, dentro dos princípios da legalidade, e com responsabilidade. As estratégias para esse diagnóstico irão variar, de acordo com a realidade de cada escola. Sugere-se: análise da evolução das matrículas; índices de aprovação, reprovação e evasão; situação sócio-econômica das famílias; análise e interpretação de avaliações externas- SARESP, SAEB, ENEM-; análise de estudos sobre a situação da educação básica; ciclos de debates com a comunidade, destacando-se a realidade de cada escola.
Decisões sobre assuntos importantes não devem ser tomadas por apenas uma pessoa. Crónicas do Japão DELIBERAÇÃO DE AÇÕES
OTIMIZAÇÃO DO TEMPO APÓS O INTERVALO COMO ACONTECIA * APENAS UM TOQUE APÓS 10 MINUNTOS E O ALUNO AINDA TINHA 5 MINUNTOS DE TOLERÂNCIA
SUGESTÃO FAZERMOS USO DE TRÊS TOQUE 1ª - INÍCIO DO INTERVALO; 2ª - APÓS OITO MINUTOS COMO FORMA DE LEMBRAR OS ALUNOS QUE DEVEM SE DIRIGIRAM AO BANHEIRO E BEBEDOURO; 3ª APÓS 4 MINUTOS NENHUM ALUNO FAZ USO DO BANHEIRO E BEBEDOURO.
INTERVENÇÃO SÓCIO EDUCATIVA PARA OS CASOS DE PICHAÇÃO NO PATRIMÔNIO FÍSICO DA ESCOLA PELOS ALUNOS. REGIMENTO ESCOLAR ART. 142 - DEVERES DOS ALUNOS INCISO VI - COLABORAR NA CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO, MOBILIÁRIO ESCOLAR E TODO MATERIAL DE USO COLETIVO, BEM COMO MANTER A LIMPEZA EM TODAS AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.
REGIMENTO ESCOLAR ART. 145 - O DEVE SER CIENTE DE SEUS DIREITOS E DEVERES. INCISO I - ADVERTÊNCIA VERBAL. INCISO II - ADVERTÊNCIA POR ESCRITO: G) QUANDO ESCREVER, RABISCAR OU DESENHAR NAS PAREDES, NO ASSOALHO OU EM MÓVEL E PARTE DO EDIFÍCIO ESCOLAR.
INCISO IV - SUSPENSÃO DE DOIS DIAS: D) CAUSAR DANOS MATERIAIS À ESCOLA POR MOTIVO DE VANDALISMO. SUGESTÕES CONVOCAR OS PAIS PARA DEIXÁ-LO CIENTES DA DIFERENÇAS DA ARTE GRAFITE E PICHAÇÃO.
SE A LIMPEZA DESSES MÓVEIS PICHADOS DEVEM SER LIMPOS PELOS ALUNOS OU PAIS; TRABALHAR NAS AULAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ A DIFERENÇA ENTRE ARTE GRAFITE E PICHAÇÃO; REUNIR OS ALUNOS PARA MOSTRAR AS DECISÕES DO CONSELHO ESCOLAR E OUVIR OS ALUNOS QUANDO A SITUAÇÃO DIAGNOSTICADA.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
Psicologia da Educação
rsgomes88
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
vanessasenez
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA SaberesNecessários à Prática Educativa
gsbelem
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOURDIEU: Limites e Contribuições.
sandro.ufop
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
joseasfarina
Estratégias Metodológicas para o Ensino Superior
Emanuelle Milek
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
vanessasenez