A Hidrografia e os Biomas Brasileiros

Description

Roteiro de estudos (Geografia)
tais.medeiros14
Flashcards by tais.medeiros14, updated more than 1 year ago
tais.medeiros14
Created by tais.medeiros14 almost 9 years ago
10
2

Resource summary

Question Answer
Taís Medeiros - n° 27 7° ano D 2015 A Hidrografia e os Biomas Brasileiros O objetivo deste trabalho é apontar as principais informações sobre a hidrografia e os biomas brasileiros.
A hidrografia do Brasil De modo geral, nas regiões hidrográficas brasileiras predominam rios perenes, caudalosos e foz em estua´rio e apenas dois de seus grandes rios, o Amazonas e o Paraguai são rios de planície. Os demais são rios de planalto.
Região hidrográfica Amazônica Tem como rio principal o Amazonas e corresponde a um quinto daágua doce do planeta.
Região hidrográfica do rio São Francisco O São Francisco, que atravessa o semiárido, é o principal rio dessa região. Esse rio, de extrema importância para a economia e para a população da região, nasce na Serra da Canastra (MG), segue na direção sul-norte (BA e PE), mudando para a direção sudeste e desaguando no Oceano Atlântico (entre Alagoas e Sergipe)
Região hidrográfica do rio Paraná A região hidrográfica do Paraná destaca-se por estar localizada em uma região de grande desenvolvimento econômico e alta concentração de população (em torno de 32% da população do país) Destacam-se os rios Paraná (principal), Tietê, Grande, Paranaíba e Piquiri.
Os biomas do Brasil A interação entre elementos naturais - climas, hidrografia, relevo, e solo, formam paisagens diferentes que se estendem pelo território brasileiros, dando origem as biomas.
Bioma Mata Atlântica A ocupação original desse bioma compreendia uma porção do litoral, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, e algumas faixas do interior do sul e do sudeste do país. Hoje, bastante devastada, devido á ocupação humana, sua área de abrangência encontra-se consideravelmente reduzida - menos de 7%. Fazem parte desse bioma a Mta das Araucárias, Mata Atlântica e a vegetação litorânea formada de Mangues e Restinga.
Mata Atlântica De clima quente e úmido, com chuvas regulares e bem distribuídas no decorrer do ano e terrenos formados por planaltod, serras e morros.É o bioma que mais sofreu ações da sociedade.
Mata de araucárias Também conhecida como mata dos pinhais, pode ser encontrada em lugares com terreno mais elevados, com mais de 500 metros de altitude, nos estados da Região Sul do Brasil, em áreas com verões quentes e invernos frios.
Restingas Formações consideradas, em algumas classificações, como vegetação litorânea, os mangues ocorrem em áreas da costa litorânea, de clima tropical e subtropical, em terrenos de solos formados por argila e barro e que alagam durante a maré alta.
Restingas Conjunto de cobertura vegetal nos litorais. Da vegetação típica, fazem parte espécies como a bromélia terrestre, o angelim, o cipó alto, etc.
Bioma Pantanal Ocupando uma das maiores planícies inundáveis do mundo e conhecido, também, como Complexo do Pantanal, esse bioma apresenta verões quentes e invernos frios e secos, com campos que inundam na estação das chuvas(verão). Fazem parte de suas paisagens campo limpo, florestas, mata galeria e cerrado.
Bioma Cerrado Esse bioma é formado por árvores de pequeno porte, com galhos tortuosos, raízes profundas, cascas e folhas grossas, que estão adaptadas a duas estações: uma úmida e outra seca.
Bioma Caatinga A caatinga é composta por vegetação rasteira de espécies que resistem à falta de água já que o tipo climático da região de sua ocorrência tem como característica principal os longos períodos de seca; as chuvas ocorrem em pequena quantidade e de maneira irregular durante o ano.
Bioma Pampa Os terrenos de sua ocorrência são baixos, planos e levemente ondulados e o clima caracteriza-se por verões quentes e invernos frios. O uso econômico dessa área do território é, principalmente, criação de gado e produção de arroz.
FIM Eu adorei essa matéria pois nós revisamos o conteúdo do ano passado, mas nós aprendemos mais informções sobre esse conteúdo.
Show full summary Hide full summary

Similar

STATES OF MATTER
iamawesomelyepic
BIOLOGY B1 2
x_clairey_x
Meriya Pinales & Malika Hurt
hurtmalika
An Inspector Calls - Themes
Emily Simms
Magnetism
joan.march
Respiratory System
Addeana
Biology (level 0)
jmlari12
Edexcel Additional Science Chemistry Topics 1+2
Amy Lashkari
GCSE REVISION TIMETABLE
megangeorgia03
Science Unit 1 flashcards
bamoscato
Costume History Slidshow
Jemi Armstrong