Hot Topics - PMP

Description

HARD Específica (Gestão de Projetos) Flashcards on Hot Topics - PMP, created by Raphael Luiz Fonseca on 27/05/2015.
Raphael Luiz Fonseca
Flashcards by Raphael Luiz Fonseca, updated more than 1 year ago
Raphael Luiz Fonseca
Created by Raphael Luiz Fonseca almost 9 years ago
87
3

Resource summary

Question Answer
Qual a definição de um projeto? - Temporário - Cria um produto, serviço ou resultado único
O que é trabalho operacional? Trabalho rotineiro para sustentar os negócios e os sistemas da organização
- Qual a definição de programa? - Qual a definição de portfólio? - Programa: Um grupo de projetos inter-relacionados, gerenciados de maneira coordenada - Portfólio: Um grupo de programas, projetos individuais e trabalho operacional.
- O que é gerenciamento organizacional de projetos(OPM)? - Quais são os benefícios? Uma estrutura que mantém a organização focada em sua estratégia. - Fornece orientação sobre como portfólios, programas, projetos devem ser priorizados.
- O que é OPM3? - Modelo do PMI elaborado para ajudar as organizações a determinar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos.
- O que é um escritório de projetos(PMO)? - Quais os três formatos possíveis para um PMO? - Um departamento que centraliza e padroniza o gerenciamento de projetos - Pode ser: Suporte,Controle ou Diretivo
- O que são restrições de projeto? Tempo, Custo, Risco, Escopo, Qualidade, Recursos, Satisfação do Cliente. As restrições são usadas para avaliar as demandas concorrentes.
- Quem são as partes interessadas do projeto? - Qualquer um cujo interesses possam sofrer impactos positivos ou negativos com o projeto.
- Quais são as três formas primárias da estrutura organizacional? - Funcional - Matricial - Por projeto ( Projetizada )
- O que é uma organização funcional? - A organização é agrupada por áreas de especialização Ex: Marketing, RH, Contabilidade
- O que é uma organização por projeto? - Agrupada por projetos - A equipe não tem departamento - GP tem controle total do projeto
- O que é uma organização matricial? - Combinação de organização funcional e por projeto, no qual membros da equipe têm dois chefes (GP e G.Funcional)
- O que é uma organização matricial forte? - O equilíbrio do poder repousa no GP, não no G.Funcional
- O que é uma organização matricial fraca? - Qual papel o GP de projetos pode exercer em uma matriz fraca? - O equilíbrio do poder repousa no G.Funcional, não no GP - O GP pode ser um facilitador do projeto ou coordenador do projeto
- O que é uma organização matricial balanceada? - O poder é igualmente equilibrado entre o GP e o G.Funcional
- O que é uma organização baseada em projetos? - Uma estrutura temporária de projetos criada para evitar qualquer obstáculo inerente na estrutura existente na organização.
- O que são fatores ambientais da empresa? - Quando eles são usados? - A cultura e os sistemas existentes na organização com os quais o projeto terá de lidar ou poderá usar.
- O que são ativos de processos organizacionais? - Quando eles são usados? - Processos e procedimentos da empresa - Informações históricas - Lições aprendidas - São usadas durante todo o processo de gerenciamento do projeto
- O que são informações históricas? - Registros de projetos anteriores - Registros do projeto atual
O que é um sistema de informações de gerenciamento de projetos? - Um sistema automatizado par enviar e acompanhar mudanças, bem como monitorar e controlar atividades do projeto.
- O que as lições apreendidas descrevem? - Como as lições aprendidas são usadas? - O que deu certo, o que deu errado e o que seria feito de modo diferente se o projeto pudesse ser refeito. - Usadas no planejamento do projeto
- O que são dados de desempenho do trabalho? Medidas e detalhes sobre atividades coletadas durante o trabalho do projeto (execução)
O que são informações sobre o desempenho do trabalho? Dados de desempenho do trabalho analisado para assegurar que estão em conformidade com o plano de gerenciamento do projeto.
- O que são relatórios de desempenho do trabalho? Informações sobre o desempenho do trabalho organizadas em relatórios que são distribuídos para as partes interessadas.
O que é ciclo de vida do produto? O ciclo de vida de um produto desde a concepção até sua retirada do mercado
O que é ciclo de vida do projeto? - É o que você precisa fazer para TERMINAR o trabalho do projeto
Descreve um projeto baseado nos planos - Tem um ciclo de vida preditivo - Escopo, cronograma e custo são determinados em detalhes antes do projeto iniciar.
Descreva um projeto baseado em mudanças - Ciclo de vida iterativo, incremental ou adaptativos - Possui vários níveis de planejamento inicial do escopo, cronograma e custos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Análise de valor agregado
Clenia Paradela
Gerenciamento de Projetos - conceitos básicos
Luiz Fernando
Área de Conhecimento x Grupos de Processos PMBOK 5
Winicius Ferraz Neres
Flashcard - Gestão de Projeto
Ariadne Aquino0790
Gestão de Projetos
Maissa Otoni
Gerenciamento de Aquisições em projetos
Clerton Ribeiro
Áreas de Conhecimento X Grupos de Processos
Rodrigo Ferreira
WPMO - PMP - Quiz 01 - Processos de Gerenciamento de projetos
rodrigo.videschi
Processos PMBOK 5ª edição
Clenia Paradela
Processos PMBOK 5ª edição
José Lima