Complemento Nominal, Predicativo do Sujeito, Predicativo do Sujeito com Verbo de Ligação Implícito e Predicativo do Objeto

Description

Flashcards on Complemento Nominal, Predicativo do Sujeito, Predicativo do Sujeito com Verbo de Ligação Implícito e Predicativo do Objeto, created by Juliane Antoniel on 18/06/2015.
Juliane Antoniel
Flashcards by Juliane Antoniel, updated more than 1 year ago
Juliane Antoniel
Created by Juliane Antoniel almost 9 years ago
74
2

Resource summary

Question Answer
O Complemento Nominal também é um complemento (do mesmo estilo do objeto), porém ele não completa o sentido de um verbo, mas sim completa o sentido de um substantivo abstrato, de um advérbio ou de um adjetivo. Astolfo tem necessidade. Observe que essa oração está incompleta. Surge uma pergunta no ar: "Astolfo tem necessidade do quê?" É preciso completar o sentido dessa oração. Portanto, a oração precisa de um complemento. Vamos inventar um: Astolfo tem necessidade de atenção.
O termo "de atenção" completa o sentido da oração. Porém, ele não está completando o sentido de um verbo (coisa que o objeto faz). Observe que "de atenção" está completando o sentido da palavra "necessidade" (um substantivo abstrato). Cecília tem orgulho da filha. Ricardo estava consciente de tudo. A professora agiu favoravelmente aos alunos.
Predicativo do Sujeito: O predicativo do sujeito nada mais é do que um termo que indica alguma característica do sujeito, podendo indicar, por exemplo, uma qualidade, um estado permanente, um estado transitório, uma continuidade de estado ou uma mudança de estado Reginaldo está tonto. O termo "tonto" indica uma característica (tonto) do sujeito (Reginaldo), indicando que, naquele momento, ele está tonto. Então, "tonto" é o predicativo do sujeito e indica um estado transitório (Reginaldo está tonto naquele momento).
Reginaldo é feliz (estado permanente: ele é feliz) Reginaldo está alegre agora (estado transitório, momentâneo) Reginaldo permaneceu quieto (continuidade de estado) Reginaldo ficou alegre (mudança de estado) Reginaldo se parecia com um E.T. (aparência do estado).
Não confunda predicativo do sujeito com objeto. O objeto é usado para completar o sentido dos verbos que expressam ação. Se o verbo não expressar ação (ou seja: se o verbo for de ligação e expressar um estado), então nós teremos um predicativo do sujeito. Ambrósio derrubou a escada. O verbo "derrubar" indica uma ação. Portanto, "a escada" é um objeto (nesse caso, é objeto direto) e completa o sentido do verbo "derrubar". O verbo é transitivo direto.
Ambrósio ficou apavorado. A palavra "apavorado" não é objeto, mas sim é um predicativo do sujeito porque expressa uma característica do sujeito (e o verbo "ficou" é um verbo de ligação, ligando o sujeito ao seu predicativo). Cuidado! Alguns verbos que expressam ação podem ser usados como verbos de ligação. Chico andou até o shopping. ("andou" é um verbo que expressa ação) Chico andou preocupado ("andou" é um verbo de ligação, pois indica uma característica do sujeito)
Predicativo do Sujeito com Verbo de Ligação Implícito Ronaldo chutou a bola. Essa oração tem um verbo que expressa ação ("chutou") e tem um objeto direto ("a bola"). Ronaldo estava irritado. Essa oração tem um verbo de ligação ("estava") e um predicativo do sujeito ("irritado").
Você acabou de ver duas orações: uma com objeto direto e outra com predicativo do sujeito. Agora pense: o que eu faço se eu quiser dizer que Ronaldo chutou a bola ao mesmo tempo que ele estava irritado? Para fazer isso, basta juntar as duas orações, formando um período: Ronaldo chutou a bola e ele estava irritado. "Ronaldo" é o sujeito, "a bola" continua sendo objeto direto e "irritado" continua sendo predicativo do sujeito. Nós apenas juntamos as duas orações, uma no lado da outra. Porém, nós podemos simplificar ainda mais esse período. Veja: Ronaldo chutou a bola irritado.
"Ronaldo" continua sendo o sujeito, "a bola" continua sendo o objeto direto e "irritado" continua sendo o predicativo do sujeito. Porém, só enxergamos um verbo no período ("chutou"). Onde está o outro verbo? Resposta: ele está implícito (escondido). Ronaldo chutou a bola (e ele estava) irritado. Ex: 1) Todos saíram da sala envergonhados. O termo "envergonhados" é o predicativo do sujeito (todos). Equivale a dizer: "Todos saíram da sala. Todos estavam envergonhados". 2) Joãozinho veio para casa chateado. O termo "chateado" é o predicativo do sujeito (Joãozinho). Equivale a dizer: "Joãozinho veio para casa. Joãozinho estava chateado".
Predicativo do Sujeito => atribui uma característica ao sujeito. Predicativo do Objeto => atribui uma característica ao objeto. Acontece que o predicativo do objeto sempre aparece com o verbo implícito. Então, se você entendeu o que é um predicativo do sujeito com verbo implícito (assunto que vimos no post anterior), você vai entender tranquilamente o que é um predicativo do objeto.
Para entender melhor essa ideia, veja a sequência de exemplos abaixo, acompanhando o raciocínio: Astolfo dirigiu feliz o trator. 1) Quem dirigiu feliz? Resposta: "Astolfo". 2) O que o Astolfo faz? Resposta: Astolfo é o sujeito. Logo: "feliz" é o predicativo do sujeito Astolfo deixou a esposa feliz. 1) Quem ficou feliz? Resposta: "a esposa" 2) O que a esposa faz? Resposta: ela é um objeto direto (completa o verbo "deixou") Logo: "feliz" é o predicativo do objeto.
Show full summary Hide full summary

Similar

Acids and Bases
silviaod119
Pigeon English - apostrophe practice
Bob Read
Resumo global da matéria de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)
miminoma
Biology Unit 2 - DNA, meiosis, mitosis, cell cycle
DauntlessAlpha
GCSE Chemistry C1.1 - Fundamental Ideas in Chemistry
chancice.branscombe
Edexcel Additional Science Biology Topic 1
hchen8nrd
Variation and evolution Quiz
James Edwards22201
Camera Angles
saradevine97
med chem 2 final exam
lola_smily
Atomic numbers and mass numbers quiz
Sarah Egan
The Periodic Table
asramanathan