Planejamento

Description

estudos para N1 primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano about 3 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
Definição Tem como condicionantes: Equipes, informações, missão, visão... Tem um compromisso com o presente, fundamenta-se no passado e numa visão de futuro, para prever escolhas e tomadas de decisão. Prepara mudanças que podem afetar os objetivos da organização no contexto de relações com os diversos ambientes.
Planejamento em 1950 e 1960 1950 - planejamento financeiro: orçamento anual de receitas e despesas. 1960 - planejamento de longo prazo: um a cada cinco anos, indicadores a níveis estatísticos, não se preocupam com as mudanças ambientais.
Planejamento em 1970 e 1980 1970 - Planejamento estratégico: Processo flexível, de longo prazo, considera variáveis e indicadores de tendências dos ambientes de mudanças. 1980 - Administração estratégica: Alinha esforços sinérgicos do planejamento estratégico e da administração em um único processo, tomada de decisão pelos níveis intermediários e operacionais da organização.
Princípio da contribuição aos objetivos Viabiliza a realização dos objetivos máximos da empresa, hierarquiza os objetivos estabelecidos, considerando a interligação entre eles.
Princípio da precedência Uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle).
Princípio da maior penetração e abrangências O planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa.
Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade O planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Eficiência = fazer certo as coisas, Eficácia = fazer a coisa certa, Efetividade = fazer certo a coisa certa.
EFICIÊNCIA Fazer as coisas bem feitas, Resolver problemas, Salvaguardar os recursos aplicados, Cumprir com o seu dever e Reduzir custos.
EFICÁCIA Fazer as coisas certas, Produzir alternativas criativas, Maximizar a utilização de recursos, Obter resultados, e Aumentar o lucro.
EFETIVIDADE Manter-se no ambiente e Apresentar resultados globais comparando-os com os objetivos propostos ao longo do tempo.
(PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO PLANEJAMENTO) Planejamento coordenado Deve ser levado em consideração que a maioria dos aspectos envolvidos no planejamento são interdependentes.
(PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO PLANEJAMENTO) Planejamento integrado Geralmente os objetivos são escolhidos pelos escalões superiores e os meios para atingi-los são fornecidos pelos escalões médios e inferiores.
(PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO PLANEJAMENTO) Planejamento permanente Os planos devem ser revisados permanentemente.
EQUIPES: Definição e pontos positivos Pessoas fazendo algo juntas, o juntos que interessa. pontos positivos de formas equipes: aumentam a produtividade, melhoram a comunicação, realizam tarefas que grupos comuns não podem fazer, fazem melhor uso dos recursos, são mais criativas e eficientes na resolução de problemas, significam processos melhorados.
MOTIVO DAS EQUIPES SE DESFAZEREM Metas mal posicionadas, objetivos confusos, Papeis não resolvidos, Tomada de decisões ruim, Políticas e procedimentos errados, Visão falha (estamos perdidos, mas crescendo rápido) e Deficiência de comunicação.
Por que compartilhar informações? Sem informação, as pessoas não podem agir com responsabilidade, com informação, as pessoas são obrigadas a agir com responsabilidade. Por isso, forneça informação para as pessoas agirem; depois é só esperar que faça efeito.
Definição e função da Missão da empresa A missão diz quem é a organização, para que ela existe. Qual é a necessidade básica que a organização pretende suprir? Que diferença faz ela existir ou não? Para que serve? Para que existe? Qual é a sua ‘razão de ser’? Qual a motivação básica que inspirou seus fundadores?
Definição e função da visão da empresa A visão ganha significado quando todos compreendem de que forma sua contribuição impacta os resultados. É um objetivo para melhorar e diferenciar a empresa.
Feedbacks e quem conhece os problemas da organização Peça feedbacks pra todos, principalmente para aqueles que mais conhecem a rotina da empresa, pois eles conhecem realmente os problemas da empresa.
Filosofia da Satisfação Os objetivos devem ser atingíveis, para proporcionar um nível mínimo de satisfação aos responsáveis pela execução do planejamento.
Filosofia da otimização Com a utilização de técnicas matemáticas e estatísticas e de modelos de simulação, o planejamento deve ser feito para atingir o melhor resultado possível.
Filosofia da adaptação Ou planejamento inovativo, consiste em responder adequadamente às mudanças externas, pois o planejamento trabalha com diferentes níveis de incertezas.
RISCO x INCERTEZA RISCO: pode ser definido como possibilidade de perda. Existe quando quem toma decisões pode estimar as probabilidades relativas a vários resultados, baseadas em dados históricos (distribuição probabilística objetiva). INCERTEZA: a incerteza existe quando quem toma decisões não tem nenhum dado histórico e precisa fazer estimativas aceitáveis (distribuição probabilística subjetiva).
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh