Liderança

Description

Estudo para N1 - Primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano about 3 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Como eram os Estudos sobre liderança antes de 1950? Focados em entender a personalidade do líder, tentativa de mapear fatores fundamentais para um líder potencial, busca por características que não falhassem em nenhuma situação.
Como eram os Estudos sobre liderança de 1950 para 1960? Foco nos padrões comportamentais do líder, programa da Ohio State University mapeou dois tipos de liderança: consideração (relação com a equipe) e iniciação da estrutura (desempenho e operações).
Como eram os Estudos sobre liderança nos meados de 1960? Busca de correlação entre comportamento e contexto, a Teoria da decisão normativa e a teoria do caminho-meta foram propostas, elas diziam que a natureza da tarefa e os subordinados influenciavam a liderança e os resultados.
Como eram os Estudos sobre liderança em 1970 e 1980? Pressupostos pessoais na avaliação dos líderes, identificar e compreender diferenças reais no comportamento de homens e mulheres, divergências na percepção dos subordinados e dos líderes, Inicio dos estudos sobre gênero e variação de avaliação.
Como eram os Estudos sobre liderança nos fins do século XX? influencia das diferenças culturais dos líderes, impacto da cultura nacional na liderança, teoria da liderança carismática (imagem heroica e extraordinária) e transformacional/transacional (mudar e inspirar os funcionários a melhorar).
Qual a relação de liderança e cultura? os líderes primeiro criam culturas quando criam grupos e organizações. Quando as culturas existem, elas determinam os critérios para a liderança e, assim, definem quem será ou não um líder. É dever do líder gerenciar a evolução dessa cultura posteriormente.
O que significa interpretar a liderança como um processo? Como processo, a liderança usa influência não coercitiva para orientar e coordenar as atividades dos membros de um grupo a fim de que atinjam um objetivo.
O que significa interpretar a liderança como propriedade? Como propriedade, liderança é um conjunto de características atribuídas àqueles que demonstram usar essa influência com sucesso.
(Abordagens comportamentais) Explique os estudos de Michigan. Acreditava-se que os comportamentos "líder orientado a tarefa" e "líder orientado á equipe" eram lados opostos de um mesmo “continuum”.
(Abordagens comportamentais) Explique os estudos de Ohio State. Nesse estudo, o líder orientado a tarefa e o líder orientado a equipe podiam coexistir na mesma liderança, porém apresentavam diferentes níveis, de alta ou baixa consideração.
Explique como funciona o grade de liderança. Busca equilibrar preocupações operacionais com preocupações com a equipe, variando de 1 a 9 o nível de preocupação. O ideal é alcançar 9.9 um líder gestão de equipes.
O que são modelos de liderança situacionais? Os modelos situacionais assumem que o comportamento adequado do líder varia de uma situação para outra. O que caracteriza um comportamento de um líder eficaz varia conforme a situação. Há casos em que o líder precisará distanciar-se para conduzir a equipe e outras em que “mergulhará fundo” junto com a equipe para produzir resultados.
(Abordagens Situacional) explique o modelo Continuum de liderança de Tannenbaum e Schmidt. Compreendia que a liderança podia ser centrada no líder ou na equipe, sendo que quanto mais voltada para a equipe, mais se tinha a participação dela nas decisões e ações.
Explique a teoria Caminho-Objetivo. o propósito do líder é motivar seus seguidores, traçando metas e os melhores caminhos para alcançá-las, além de administrar a criação de oportunidades, eliminar barreiras na realização das tarefas e recompensar pelo bom desempenho.
Explique o modelo de relação entre os líderes e os membros (LMX). Esse modelo demonstra que os líderes criam proximidade com alguns colaboradores e isso gera uma divisão de grupo interno e externo, sendo o interno aquele que tem afinidade com o líder e recebe alguns benefícios.
Explique a liderança Carismática ou Transformadora. É guiada por um líder inovador, revolucionário, agente de mudanças, que inspira mudanças.
Explique a liderança Transacional. O líder é um negociador, que manipula os interesses e motiva prometendo recompensas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh