Fluxos do Sistema Econômico

Description

Estudo para N1 - primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano almost 3 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Quem são os proprietários dos fatores de produção? (Considerando somente empresas e famílias) As famílias são proprietárias dos fatores de produção – terra, trabalho e capital – e os fornecem às empresas no mercado dos fatores de produção.
O que as empresas fazem com os fatores de produção que recebem? As empresas, pela combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem (vendem) às famílias no mercado de bens e serviços.
O que é o FLUXO DE PRODUTO ou FLUXO REAL? É a totalidade dos bens e serviços finais produzidos pelas unidades produtoras. Constitui a oferta da economia. Ou seja, é o fluxo que mostra o sentido das famílias colocarem no mercado os fatores de produção e as empresas fornecerem no mercado de bens produtos finalizados.
O que é o FLUXO DE RENDA, NOMINAL ou MONETÁRIO? É a totalidade da remuneração dos fatores de produção empregados pelas unidades produtoras. Constitui a demanda ou a procura da economia. Ou seja, é o fluxo que mostra o sentido das famílias adquirirem/consumirem aquilo que as empresas colocam no mercado de bens, e a empresa pagando salário e outras bonificações para o mercado de fatores de produção e o retorno desse dinheiro para as famílias.
Qual o papel da moeda nos fluxos do sistema econômico? O fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços.
Como esses fluxos se relacionam com o mercado? O mercado é formado pelos fluxos de produto e de renda, respectivamente, a oferta e a demanda da economia.
Como funciona a circulação (os fluxos) no sistema econômico? Os fluxos de renda e de produto, estão ao mesmo tempo, tanto com as famílias e empresários como no mercado, destacando o caráter dinâmico do sistema econômico. Ou seja, ao mesmo tempo os dois fluxos ocorrem mostrando o caráter dinâmico do sistema econômico.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh