Modulo I de HMN

romiltonvds
Flashcards by romiltonvds, updated more than 1 year ago
romiltonvds
Created by romiltonvds about 5 years ago
59
2

Description

O estudo de História permite ao homem o conhecimento necessário para compreender sua trajetória, facilitando entender de que forma ele alcançou o estágio atual, onde errou e acertou,possibilitando um melhor planejamento de suas ações, contribuindo para melhores resultados em seus objetivos.

Resource summary

Question Answer
Como é Dividida a Historia ? Resposta: é dividida em Pré-História e História.
Qual é o marco divisório da Pré-história e História ? Resposta: O advento da escrita,pois, permitiu grandes avanços aos grupos sociais humanos e a partir da escrita o homem pôde descrever por si só sua trajetória.
Como o Homem pode retratar os fatos da Pré-história, se nesse período não tinha escrita para se fazer os registros? Resposta: coube aos estudiosos desvendar os segredos a partir de vestígios deixados por estas comunidades/sociedades, o que é genericamente denominado de Documento Histórico.
Como dividimos a História Ocidental, e por influência cultural e econômica também a Oriental ? Resposta: Em antes e depois do nascimento de Cristo.
Qual o período compreendido como História Antiga ? Resposta: É o período que vai do início da História, a partir da invenção da escrita, aproximadamente 4000aC, até 476dC, ano da queda de Roma Ocidental.
Qual fato que marca o fim da idade antiga e o início do período conhecido como idade média ? Resposta: A queda de Roma.
Quais aspectos são os mais importantes para a determinação de um povo como sendo de caráter terrestre ou não ? Resposta: São os aspectos geográficos,pois, Terras férteis e abundância de matérias-primas que suprissem um povo obrigatoriamente o fixariam em sua posição geográfica.
O que forçosamente impeliria um povo a sair de suas terras em busca de suas necessidades ? Resposta: a escassez de alimentos, ou de produtos.
Além da busca pelos produtos que lhes faltavam, qual outro fator que levou um povo a deixar seu território ? Resposta: a ganância econômica, a vontade política ou a influência religiosa (e cultural) também foram determinantes.
Como se deu essa busca? Resp: Ocorreu através da guerra e da dominação física, passando a controlar as áreas produtoras e seus habitantes, ou através do comércio, principalmente pela troca dos excedentes de produção entre povos ou regiões, e da influência cultural ou política.
Mas o comércio, ou a necessidade de busca por produtos, não explica por si só a opção de um povo pelo mar. Quais outro fatores que fomentaram essa busca ? Resposta: Muitas vezes se deu de modo forçado, pelas próprias necessidades naturais advindas do progresso social de seus habitantes, pela agressão de outros povos ou pelo contínuo contato com sociedades de características marítimas.
Nas profissões Marítimas existiu a figura de um homem que preparava os navios para as viagens, dotando-o de equipamentos e de tripulação, e essa profissão é muito antiga na História.Que profissão é essa? Resposta: É a do armador
Era geralmente um experimentado marinheiro,e era vulgarmente chamado de capitão. Quem era essa figura nas profissões Marítimas? Resposta: O comandante do navio
Muitas vezes era iniciado na profissão à força (costume que chegou até o século XX em muitos países), era geralmente um homem inculto que só conhecia bem a sua profissão (também isso chegou até o século XX). A bordo cuidava das velas, dos cabos e fazia um sem-número de funções variadas. Quem era essa figura nas profissões Marítimas? Resposta: O marinheiro
Era um experimentado marinheiro cuja atribuição principal era a manobra do velame e a supervisão geral do convés. Quem era essa figura nas profissões Marítimas? Resposta: O mestre
Seu mister era a navegação e, para isso, tinha conhecimentos técnicos acima da maioria do pessoal. As vezes essas funções era exercida pelo próprio Capitão. Quem era essa figura nas profissões Marítimas? Resposta: O piloto
Qual a diferença entre o Navio Mercante e o Navio de Guerra Antigo ? Resposta: o primeiro era lento e bojudo, ao passo que o segundo era rápido e esguio,
Qual a explicação para as principais diferenças entre o Navio Mercante e o Navio de Guerra Antigo ? Resposta: O mercante por ser lento e bojudo, pretendia transportar o máximo possível de carga com um mínimo de custo operacional, já o navio de guerra por ser rápido e esguio, queria chegar o mais rapidamente junto do inimigo para combatê-lo, pouco importando quanto custasse isso em termos de dinheiro.
Um navio de combate tinha uma tripulação pequena, um navio mercante levava, em média, 200 homens, mesmo considerando que os remadores não eram pagos pelo seu trabalho (a maioria era formada de escravos, prisioneiros e condenados), a necessidade de alimentá-los e mais a despesa com todos os guerreiros e tripulantes fazia com que o navio de mercante não fosse tão caro, pois, os comerciantes podiam permanentemente manter. Certo ou Errado? Resposta: Errado ,pois, um navio mercante é que tinha uma tripulação pequena, já um navio de combate é que levava, em média, 200 homens, mesmo considerando que os remadores não eram pagos pelo seu trabalho (a maioria era formada de escravos, prisioneiros e condenados), a necessidade de alimentá-los e mais a despesa com todos os guerreiros e tripulantes fazia com que o navio de guerra fosse caro, que só os governos podiam permanentemente manter.
O transporte de riquezas pelo mar deu ensejo ao surgimento da pirataria, tão antiga quanto o próprio comércio marítimo. Isso suscitou a necessidade de os navios mercantes se defenderem. Qual foi a medida adotada na época? Resposta: Embarcaram guarnições aguerridas, aptas para o combate de abordagem.
Como era chamado o Navio Mercante e o Navio de Guerra Antigo respectivamente ? Resposta: navios redondos e navio comprido.
Qual era propulsão principal do Navio de Guerra antigo ? Resposta: Era o remo
Os navios de guerra possuíam também velas. Qual era a finalidade das Velas ? Resposta: As velas eram usadas nas travessias longas, longe do inimigo, a fim de poupar os remadores, e no caso de haver necessidade de bater em retirada para aumentar a velocidade de fuga; de fato, “içar as velas” era, no combate, sinônimo de “fugir”.
Por causa do seu fundo chato e de sua pouca resistência aos temporais, os navios de guerra não fundeavam como os mercantes; eram puxados para terra, ficando em seco. Essa circunstância ocasionou algumas “batalhas navais” travadas em terra, quando acontecia de um inimigo atacar a esquadra antes que os navios pudessem ser postos a flutuar. Quais as principais batalhas Navais em terra que ocorreram na antiguidade ? Resposta: Batalha de Micale (479aC), na qual os gregos venceram os persas, e na Batalha de Egos-Pótamos (405aC) em que os espartanos venceram os atenienses.
Complete as lacunas: Quanto às suas dimensões, sabemos que uma trirreme grega tinha geralmente ..........metros de comprimento por apenas ........ metros de boca. O navio de guerra conduzia a bordo, além do pessoal marítimo como qualquer navio, os .................. e os ...................... Os .................... eram soldados terrestres que simplesmente embarcavam e seus comandantes lideravam a batalha naval. Resposta: Quanto às suas dimensões, sabemos que uma trirreme grega tinha geralmente 25 metros de comprimento por apenas seis metros de boca. O navio de guerra conduzia a bordo, além do pessoal marítimo como qualquer navio, os guerreiros e os remadores. Os guerreiros eram soldados terrestres que simplesmente embarcavam e seus comandantes lideravam a batalha naval.
Qual era a principal técnica utilizada nos combates navais na Antiguidade? Resposta: A abordagem
O que é excedente de produção ? Resposta: Entende-se como excedente de produção produtos agrícolas ou fabris que, não tendo mercado interno ou sendo produzido exclusivamente para o mercado externo, passam a ser dispostos para trocas comerciais.
Quem foi o primeiro “general do mar”, ou seja, o primeiro almirante ? Resposta: O ateniense Formion
A arma principal do navio de guerra não era o soldado que ia a bordo. Qual era o nome dessa arma e qual sua finalidade ? Resposta: Era uma protuberância colocada na proa à linha d’água chamada esporão, aríete ou rostrum, destinada a penetrar profundamente na nave inimiga e, assim, pô-la a pique.
Quem foi que aperfeiçoou o esporão? Resposta: Foram os fenícios os grandes aperfeiçoadores do esporão, que passou a ser revestido de bronze, o que o tornou ainda mais temível.
Os Povos da Antiguidade: É correto afirmar que Vários povos participaram do início de nossa jornada na terra. A região compreendida pelo Mar Mediterrâneo, abrangendo o continente Africano, Asiático e Europeu, foi o cenário para o florescimento das principais nações que compreenderam este período. Resposta: Certo
É correto afirmar que O Mediterrâneo (terra do meio) foi a principal via de formação das culturas ocidentais e de várias asiáticas e africanas. As primeiras civilizações surgiram nesse cenário até a região compreendida pela Mesopotâmia (“Terra entre Rios” – Tigre e Eufrates) denominada de Oriente Próximo. Portanto, a Antiguidade é dividida em Antiguidade Oriental, a Leste ou ao Oriente, compreendendo os povos fenícios, hebreus, persas, egípcios e a Mesopotâmia, e Antiguidade Ocidental ou Clássica, a Oeste, participando povos como os gregos e romanos. Resposta: Certo
A Civilização Egípcia: É correto afirmar que a natureza especial do solo e do sistema hidrográfico característico do Egito fez das margens do rio Nilo uma terra infértil. Resposta: Errado A natureza especial do solo e do sistema hidrográfico característico do Egito fez das margens do rio Nilo uma terra fértil.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes