Um novo mundo é possível : 10 boas razões para educar para a paz

Description

Seleção de trechos do livro de Marcelo Rezende Guimarães para incentivar a reflexão sobre a cultura de paz como uma alternativa à cultura da violência presente na escola, no trabalho e na família.
Mônica Kalil
Flashcards by Mônica Kalil, updated more than 1 year ago
Mônica Kalil
Created by Mônica Kalil almost 3 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Um novo mundo é possível Livro de Marcelo Rezende Guimarães, Editora Sinodal, 2004. 10 razões para educar para a paz
1. Paz e violência são construções culturais "Se a violência é construída pelos humanos, não estamos nem condenados a ela, nel ela se constitui uma fatalidade inexorável."
2. Paz e violência se aprendem! (...) é necessário haver uma produção cultural da paz, entendendo cultura da paz como conjunto de valores, atitudes, comportamentos e estilos (...).
3. Paz é a gente que faz É preciso capacitar as pessoas para que desenvolvam seu potencial de ação e mudança: trabalhar poder, influência e mudança nas pessoas tendo em vista um maior engajamento na causa da paz.
4. Criar referências não-violentas No processo de educação para a paz, é fundamental atentar aos modelos e referências de vida não-violentos: datas, fatos, pessoas, símbolos etc. (Por exemplo: jogos, músicas, artes etc que apontam para novos arranjos da sociedade.)
5. Constituir comunidades pacifistas Nelas aprendemos: a resolver conflitos de forma não-violenta, a diminuir o potencial de agressão, a vivenciar a pluralidade, a tolerância, a diversidade, superando preconceitos e estereótipos.
6. Resolver conflitos de forma não-violenta A resolução não-violenta (...) proporciona o resgate de cada envolvido, para si e para o oponente, como alguém capaz de obter acordos e de estabelecer pontes, transformando-o de peça em um conflito em sujeito no conflito.
7. Aprender a lidar com a agressividade É a agressividade, e não a violência, que está inscrita na natureza humana. Agressividade, em princípio, não se opõe à paz; pelo contrário, é necessária a ela como expressão da vontade de potência de operar a paz. O oposto da agressividade seriam a passividade, a resignação e o conformismo.
8. Formar consenso para a paz O pacto de paz precisa ser discutido, conversado, negociado entre as pessoas. A paz somente surgirá se a humanidade concordar em viver em paz. (...) Assim, a linguagem, torna-se, por excelência, o lugar onde operar a paz.
9. Criticar a produção da violência Trata-se de desfazer a ilusão e o messianismo da violência, contribuindo para criar e desenvolver aquilo que Muller chama de "desesperar da violência como meio de construir um mundo humano."
10. Sonhar a paz Trata-se, sobretudo, do exercício da imaginação utópica (...). O sonho não é evasão da realidade, mas a profecia daquilo que não é, a descoberta das múltiplas possibilidades daquilo que é.
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha