flashcards sobre Tétano, Zika, Sarampo, Clamídia e Covid-19.

Description

Flashcards on flashcards sobre Tétano, Zika, Sarampo, Clamídia e Covid-19., created by paola pereira on 13/06/2021.
paola pereira
Flashcards by paola pereira, updated more than 1 year ago
paola pereira
Created by paola pereira almost 3 years ago
28
0

Resource summary

Question Answer
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Atividade de flashcards sobre Tétano, Zika, Sarampo, Clamídia e Covid-19.Apresentado a disciplina de Doenças Infectocontagiosas, no curso de ciências da saúde na instituição de ensino UNIVALI para fins avaliativos Docente Marcia Alair Da Silva Pereira Alessandra Cecília De Carvalho Cleodiane Castro Eunice Bernardina Rosa De Souza Paola Posser Pereira
1 - O Tétano é uma infecção grave, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas por uma bactéria (clostridium tetani - bacilo tetânico). Portanto, como se da sua transmissão? A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade da pele e mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza), contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. (BRASIL ,2010)
2 - O Tétano possui um período de incubação que varia em torno de 1 dia a alguns meses. De acordo com a literatura quanto menor o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico. Com base nestas informações quais as complicações decorrentes desta doença? As complicações decorrentes do Tétano são as seguintes: Parada respiratória e/ou cardíaca, disfunção respiratória, infecções secundárias, disautonomia, crise hipertensiva, taquicardia, fratura de vértebras, hemorragias digestiva e intracraniana, edema cerebral, flebite e embolia pulmonar. (BRASIL ,2010)
3 - O vírus da zika (ZIKV) pertence à familia Flaviviridae, bem como o vírus da Dengue. O vírus é envelopado e possui RNA de fita simples. Diante destas características, qual o vetor responsável causador da Zika? O vetor responsável pela transmissão da Zika é o mosquito da família Aedes, principalmente o Aedes Aegypti. Assim como o mosquito A. Albopictus. (FRANÇA, F. S.; LEITE, S. B., 2018)
4 - O vírus da Zika provoca complicações durante o desenvolvimento do embrião. Sendo considerado teratogênico, descreva quais as possíveis complicações pelo Zika vírus durante a gestação? Há evidências que o vírus infecta diretamente as células progenitoras neurais do córtex fetal, provando a morte destas e podendo gerar um menor crescimento do cérebro do recém-nascido. A má-formações congênitas, como a microcefalia, ocorrem durante a gestação. Podem ter origem viral, distúrbios cromossomais ou mesmo exposição a toxinas ambientais e doenças metabólicas. Por meio de testes de PCR para Zika foi possível associar a má-formação congênita, pois o vírus possui a capacidade de infectar e atravessar a barreira placentária , causando alterações no sistema nervoso central, durante a gestação. (MAROSTICA, P. J. C.; VILLETI, M. C.; et al, 2018); (GILBERT, S. F.; BARRESI, M. J. F., 2019)
5 - O vírus do Sarampo provoca erupções maculopapulares na pele e ocorre principalmente na infância. Sua transmissão acontece por gotículas respiratórias produzidas por tosse ou espirros. Qual a forma de prevenir o acometimento da doença? A prevenção tem como base a imunização por meio da vacina viva atenuada. Sua administração ocorre por via subcutânea. A vacinação contra o sarampo está inclusa no calendário nacional de vacinação, a 1ª dose deve ser aplicada em crianças com 12 meses e a 2ª dose entre 15 e 18 meses. Em crianças, jovens e adultos até 29 anos para os que não possuem evidencias de ter tomado as duas doses até 18 meses de idade, deve ser feito as duas doses. Adultos acima de 30 anos devem tomar apenas uma dose. Lembrando que esta vacina previne contra outras duas doenças a rubéola e a caxumba, chamada portanto de vacina tríplice. (SBIm, 2021); (LEVINSON, W., 2016)
6 - O vírus do Sarampo possui um período de incubação de 10 a 14 dias, ocorre uma fase prodrômica/catarral caracterizada por febre, conjuntivite (causando fotofobia), coriza e tosse. Diante do exposto, quais as possíveis complicações que o Sarampo pode provocar? O Sarampo pode causar encefalite levando a uma taxa de mortalidade de 10%. Provocando sequelas permanentes, tais como surdez e deficiência intelectual, em 40% dos casos. Assim como, pneumonia primária, pneumonia bacteriana secundária, otite média bacteriana, panencefalite e esclerosante subaguda (PEES). (LEVINSON, W., 2016)
7 - A Chlamydia Trachomatis provoca geralmente infecção bacterina em mulheres. Costuma colonizar o canal uretral, vaginal e cervical. Em gestantes a presença da bactéria pode provocar algumas complicações. Cite quais complicações podem ser expressadas durante e após a gestação. A Chlamydia Trachomatis causadora da Clamídia, doença sexualmente transmissível (IST). Em gestantes, durante e após esse período pode provocar gravidez tubária (dentro das trompas), aborto espontâneo, inflamação da camada interna do útero (endometrite), parto precoce (com risco de parto antes das 37 semanas de gravidez) e infecção pós-parto (caso seja contraída durante a gestação). (DECHERNEY, A. H.; NATHAN, L., 2014);(MINISTÉRIO DA SAÚDE,2021)
8 - A Chlamydia são bactérias cocoides gram-negativas. Sua transmissão ocorre por meio de contato interpessoal ou pelas vias respiratórias. A espécie Chlamydia Trachomatis causa tracoma (cegueira), uretrite não gonocócica e é considerada uma doença sexualmente transmissível. De acordo com o que foi exposto qual o tratamento recomendado para estas doenças? O tratamento recomendado para uma das causas da Chlamydia Trachomatis , a Uretrite não gonocócica é o uso de Doxiciclina e Azitromicina. (CASE, T. F., 2017);(MINISTÉRIO DA SAÚDE,2021)
9 - COVID 19 (Coronavirus 2019) é um agente infeccioso emergente causador de doença respiratória, vírus envelopado, com nucleocapsídeo helicoidal e RNA de simples fita linear de polaridade positiva. Quais medidas preventivas para evitar o contagio do COVID-19? Evitar a exposição ao vírus, lavar as mãos frequentemente com água e sabão por >20 segundos, uso de antisséptico para as mãos à base de álcool, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, usar etiqueta de tosse/espirro, cobrir a boca e nariz com um lenço de papel e descarte no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, uso de máscaras e distanciamento social. Tomar a vacina de acordo com o calendário vacinal do Ministério da Saúde. (BRASIL, 2020)
10 - A COVID-19 é uma doença infecciosa causada por um vírus que pertence a família Coronaviradae. A transmissão do coronavírus geralmente se dá por: A covid-19 é transmitida através de contato direto com gotículas e aerossóis. Pelo contato com pessoas infectadas, através de gotículas respiratórias (ao falar, tossir e espirrar), ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos que foram utilizados por uma pessoa infectada. (DIVE, 2021)
REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e Parasitárias- guia de bolso. In: ______. Tétano Acidental. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 8º ed. Cap. 63, p. 381-388. BRASIL. Ministério da Saúde. Clamídia: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Brasília, 2021. Disponível em: <Clamídia: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção (saude.gov.br)>. Acesso em: 13 de junho de 2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar. Domiciliar e de Urgência. Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Ministério da Saúde,2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manejo_clinico_covid-19_atencao_especializada.pdf. Acesso em: 13 de junho de 2021. CASE, T. F.; Microbiologia. In. _______. Procariotos: domínios Bactéria e Archaea. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. cap. 11, p. 305. Disponível em: <https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788582713549/ii>. Acesso em: 13 de junho de 2021.
REFERÊNCIAS CASE, T. F.; Microbiologia. In. _______. Doenças microbianas dos sistemas urinário e reprodutivo.12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. cap. 26, p. 766. Disponível em: <https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788582713549/ii>. Acesso em: 13 de junho de 2021. DECHERNEY, A. H.; NATHAN, L.; et al, Current Diagnóstico e Tratamento. In. _______. História Ginecológica, exame físico e procedimentos diagnósticos.11 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014, cap.35p. 565. Disponível em: <https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788580553246/ii>. Acesso em: 13 de junho de 2021. FRANÇA, F. S.; LEITE, S. B.; Micologia e Virologia. In. _______. Principais viroses emergentes e reemergentes. 1 ed. Porto Alegre: SAGAH, 2018. un. 2, p. 91. Disponível em: <https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788595026827/91>. Acesso em: 13 de junho de 2021.
REFERÊNCIAS GILBERT, S. F.; BARRESI, M. J. F.; Biologia do Desenvolvimento. In. _______. Desenvolvimento na saúde e na doença. 11 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. cap. 24, p. 739. Disponível em: <https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788582715147/capa>. Acesso em: 13 de junho de 2021. LEVINSON, W.; Microbiologia Médica e Imunologia. In. _______. Vírus de RNA Envelopado. 13 ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. cap. 39, p. 310-311. Disponível em: <https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788580555578/ii>. Acesso em: 13 de junho de 2021. https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788580555578/ii MAROSTICA, P. J. C.; VILLETI, M. C.; et al, Pediatria Consulta Rápida. In. _______. Doença Exantemáticas. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. cap. 76, p. 689-690. Disponível em: <https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9788582714478/iv>. Acesso em: 13 de junho de 2021.
REFERÊNCIAS SBIm, Sociedade Brasileira de Imunizações. Calendário de Vacinação SBIm. Disponível em: < https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf >. Acesso em: 13 de junho de 2021. SANTA CATARINA. Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O que é COVID-19?. Santa Catarina: 2020. Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Disponível em: < folder-covid-19-a4-digital (dive.sc.gov.br)>Acesso em: 13 de junho de 2021.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography - Unit 1A
NicoleCMB
CPU and Memory
LunaLovegood
GCSE Maths Symbols, Equations & Formulae
Andrea Leyden
CHEMISTRY C1 2
x_clairey_x
GCSE Mathematics Topics
goldsmith.elisa
GCSE Chemistry C2 topic notes
imogen.shiels
Animal Farm Chapter Overview
10jgorman
Science Revision - Year 10
Caitlin Kumala
Why did the Cold War begin?
n.mcdonald
Study timetables importance
elena navarro
CMS Interpretive Guidelines for Complaint/Grievances
Lydia Elliott, Ed.D