Psicologia do Esporte

Description

Definições e embasamentos da Psicologia do Esporte
Natália de Vargas
Flashcards by Natália de Vargas, updated more than 1 year ago
Natália de Vargas
Created by Natália de Vargas over 8 years ago
65
3

Resource summary

Question Answer
TREINAMENTO PSICOLÓGICO O objetivo e a meta do treinamento psicológico é a modificação dos processos e estados psíquicos (percepção, pensamento, motivação), ou seja, as bases psíquicas da regulação do movimento. Essa modificação será alcançada com a ajuda de procedimentos psicológicos.
TREINAMENTO PSICOLÓGICO 2 O treinamento psicológico não deve ser imposto por terceiros e só se deve dar início ao treinamento quando a técnica e a estrutura básica dos exercícios forem compreendidas.
DÚVIDA E INSEGURANÇA Dúvida e insegurança predispõe o treinamento psicológico ao fracasso, ao mesmo tempo em que a confiança no sentido e no objetivo dos exercícios constitui a base para o sucesso.
MÉTODO DE TREINAMENTO PSICOLÓGICO Um método de treinamento psicológico deve estar adaptado às necessidades pessoais dos atletas, ou seja, os métodos de treinamento devem ser concebidos de forma individual.
DISCIPLINA A disciplina representa uma espécie de fundamentos do treinamento psicológico, incluindo aspectos como regularidade, continuidade e consequência.
MÉTODO DE AÇÃO O método de ação de uma forma específica de treinamento psicológico baseia-se no seu exercício até o domínio seguro da técnica em questão.
OBJETIVO E META DO TREINAMENTO PSICOLÓGICO O objetivo do treinamento psicológico é fazer com que os atletas possam utilizar sozinhos os métodos e técnicas escolhidos. A meta do treinamento das capacidades psicológicas é desenvolver, estabilizar e aplicar as capacidades e habilidades psíquicas em diferentes situações, de forma variada e flexível.
TREINAMENTO PSICOLÓGICO NO ESPORTE Treinamento psicológico > treinamento de capacidades psíquicas > treinamento mental e treinamento de concentração. Treinamento psicológico > treinamento de autocontrole > treinamento automático > treinamento psicoregulação.
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DOS ATLETAS As pesquisas demonstram que é muito importante a participação efetiva da família e da comissão técnica para que um atleta apresente bom resultado esportivo.
PESSOAS DEFICIENTES NO ESPORTE A Psicologia do Esporte tem um papel fundamental a ser desenvolvido junto com os atletas, pois os impactos causados pelas sequelas da deficiência ou pelas incapacidades impostas a algum segmento corporal podem fazer com que eles apresentem níveis mais elevados de ansiedade e insegurança, diante de determinadas situações advindas tanto das condições de vida diária ou das exigências próprias do esporte.
PAPEL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE O papel da Psicologia do Esporte torna-se importante no desenvolvimento da autonomia e da independência dos atletas, proporcionando diversos benefícios, favorecendo a melhoria das capacidades cognitivas e a convivência sadia em grupo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Psicologia do Esporte
Thayna Portal
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA
Thais Canfild da Silva
PLANO DE AÇÃO
Jenina Ferreira
Princípios do treinamento psicológicos Clarisse saúde mental e coletiva II
Clarisse Oliveira
Psicologia do esporte
Maria Calaça
GCSE PE - 2
lydia_ward
CHEMISTRY C1 7
x_clairey_x
English Literary Terminology
Fionnghuala Malone
Crime and Punishment Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
nicolalennon12
untitled 2
lola_smily
Historical Context of The Handmaid's Tale
Summer Pearce