Exame Físico Geral

Description

Flash Cards sobre Exame Físico Geral (baseado no Porto)
Alessa Andrade
Flashcards by Alessa Andrade, updated more than 1 year ago
Alessa Andrade
Created by Alessa Andrade over 8 years ago
1171
3

Resource summary

Question Answer
Quais as duas etapas de um exame físico e quais as preliminares para realizá-lo de uma maneira adequada? Etapas: - Primeira etapa: exame físico geral (somatoscopia ou ectoscopia), em quesão obtidos dados gerais do paciente - Segunda etapa: exame dos diferentes sistemas e aparelhos Preliminares: local adequado, iluminação correta e posição do paciente. A parte a ser examinada deve estar descoberta.
Quais são as posições em que os pacientes devem ser examinados? Em decúbito, sentada, de pé e andando. (Iniciar pelo exame com o paciente sentado)
Em que posição o médico deve ficar com relação ao paciente? Sempre a direita do paciente!!
O que determina a Avaliação do Estado Geral do paciente e quais suas classificações? É uma impressão subjetiva de como o paciente está, visto em sua totalidade. Pode ser: estado geral bom, estado geral regular, estado geral ruim.
Na avaliação do nível de consciência, quais os tipos de termos utilizados para descrever o resultado e quais os seus significados? Termos: - Estado de vigília: quando o paciente tem a percepção consciente do mundo exterior e de si mesmo. - Obnubilado: estado intermediário entre coma e a vigília. Quando o paciente apresenta apenas distúrbios e certa confusão mental. - Coma: perda da consciência, possui diversos níveis
Quais fatores devem ser analisados na Avaliação do Nível de Consciência? - Perceptividade (capacidade de responder perguntas simples e relatar informações corriqueiras, como nome, endereço) - Reatividade (capacidade de reagir a estímulos inespecíficos; ex: dor) - Deglutição - Reflexos (respostas às manobras de alguns reflexos tendinosos); plantares, pupilares, tendinosos e cutâneos.
Na Avaliação do Nível de Consciência, quais os níveis de Coma existentes? Coma de grau I ou leve: perceptividade e reatividade comprometidas levemente; deglutição, reflexos e funções vitais ok. Coma de grau II ou médio: perceptividade bem pior e reatividade pior. Deglutição com dificuldade. Reflexo e funções vitais ok. Coma de grau III ou profundo: perceptividade 0, reatividade e deglutição bem comprometidos, certo nível de arreflexia e comprometimento de algumas funções vitais. Coma de grau IV ou depassé: todos os fatores extremamente comprometidos.
Quais os parâmetros para avaliar o estado de hidratação de um paciente? - Alteração abrupta do peso; - Alterações da pele quanto a umidade, elasticidade e turgor; - Alterações das mucosas quanto à umidade; - Fontanelas (nas crianças); - Alterações oculares; - Estado geral;
O que é possível observar na desidratação? - Sede - Diminuição abrupta do peso - Pele seca, com elasticidade e turgor diminuídos - Mucosas secas - Olhos afundados (enoftalmia) e hipotônicos - Fontanelas deprimidas nas crianças - Estado geral comprometido - Excitação psíquica ou abatimento - Oligúria
Com relação à desidratação, existem três classificações. Quais são? - Leve: perda de peso até 5% - Moderada: perda de peso entre 5% e 10% - Grave: perda de peso acima de 10%
O que a Regra de Broca determina? Determina que o peso ideal, para homens e mulheres, é: - Homens: a quantidade de cm que excedem 1m de altura - Mulheres: a quantidade de cm que excedem 1m de altura - 5% Peso mínimo: - 10% Peso máximo: + 10%
Como é calculado o IMC e quais suas relações com as diversas doenças? IMC = Peso (kg)/Altura(m)² Baixo peso < 18,5 Normal: 18,5 - 24,99 Sobrepeso: 25 - 29,99 Obesidade: 30 - 39,99 Obesidade mórbida > 40 IMC tem correlação com colesterol, PA, eventos coronarianos e com mortalidade Em idosos, baixo peso < 22 e magreza é < 20
Onde é medida a circunferência abdominal e quais os valores normais de referência para homens e mulheres? E da relação cintura-quadril? A circunferência abdominal é medida logo acima da crista ilíaca. Homens: até 102 cm Mulheres: até 88 cm Relação cintura-quadril Homens: < 0,9 Mulheres: < 0,8
Quais os tipos de obesidade (com relação ao padrão de distribuição da gordura) e suas características? - Obesidade androide: gordura localizada na região abdominal, que dá à morfologia corporal a forma de maçã. - Obesidade ginecoide: o acúmulo de gordura predomina nos quadris e nas coxas - lembrando a forma de uma pera.
Quais as correlações clínicas influenciadas pela gordura abdominal (visceral)? O excesso de gordura abdominal está relacionado com alterações metabólicas (síndrome metabólica), incluindo dislipidemias, resistência à insulina, diabetes melitus tipo 2, HAS e doença arterial coronariana.
Detalhe e comente os dois tipos de magreza existentes. Explique "caquexia". Magreza = 10 a 15% a menos do peso dito como "normal/ideal" - Constitucional: normal, traço genético - Patológico: relacionada com alguma doença Caquexia = estado de extrema magreza com comprometimento geral do paciente. Aparece nas doenças consumptivas.
Ao se deparar numa situação em que o paciente relata aumento de peso repentino, o que deve vir a mente do médico? Que tal ganho de peso é em decorrência da retenção de água. Antes que haja edema clinicamente perceptível, pode haver acúmulo de 3 a 5 litros de água que se denuncia pelo súbito aumento de peso.
Como é classificada a perda ponderal de peso? É a perda de 5% ou mais de peso de forma involuntária. 65% das vezes: origem patológica 10% das vezes: origem psiquiátrica
Quais são as variáveis que devem ser levadas em conta para a avaliação do estado nutricional do paciente? - Peso - Musculatura - Panículo adiposo - Desenvolvimento físico - Estado geral - Pele, fâneros e olhos
Defina Fácies. São traços anatômicos comuns a doenças. É a resultante dos traços anatômicos mais a expressão fisionômica. Fácies normais são atípicas.
Fácies hipocrática Fácies hipocrática Indica doença grave, que geralmente evolui lentamente. Demonstra perda de peso por parte do paciente.
Fácies renais Fácies renais O indivíduo é todo "inchaço" (já acorda assim). Edema predomina ao redor dos olhos. Doenças difusas dos rins.
Fácies leonina Aparece na Hanseníase. Garante um aspecto de "leão" (rosto com a pele bem espessa e grande número de lepromas)
Fácies adenoidiana Fácies adenoidiana Boca entreaberta, nariz afilado e pequeno
Fácies parkinsoniana indivíduo sem expressão, com o olhar fixo, a fronte enrugada
Fácies basedowiana exoftalmia, destacando-se no rosto magro. Pode ter presença de bócio. Pele quente. Indica hipertireoidismo.
Fácies mixedematosa Fácies infiltrada, pele dura, a língua é lisa (característica de edema). Hipotireoidismo.
Fácies acromegálica De acromegalia (aumento da produção do hormônio do crescimento pela hipófise). Queixo grande, língua grandes, extremidades grandes.
Fácies Cushingoide Aumento dois níveis de cortisol. Rosto mais gordo, papadas, acnes, vermelhidão.
Fácies da paralisia facial periférica Assimetria da face, impossibilidade de fechar as pálpebras, repuxamento da boca para o lado e apagamento do sulco nasolabial
Fácies miastênicas Ptose palpebral bilateral que obriga o paciente a franzir a testa e levantar a cabeça. Miastenia gravis, uma doença auto-imune neuromuscular. Franze a testa para tentar abrir o olho.
Fácies esclerodérmica nariz afilado, pele fina, pregas verticais na boca. Quase completa imobilidade facial. A fisionomia é inexpressiva.
Defina "atitude"/"decúbito preferido" e comente os dois tipos existentes. É a posição adotada pelo paciente no leito ou fora do leito. Pode ser: - Voluntária: conscientemente procuradas pelo paciente - Involuntárias: independem da vontade do paciente e dependem de estímulos cerebrais
Posição Voluntária Ortopneia É uma posição para aliviar a falta de ar. (IC, asma brônquica, ascites volumosas)
Posição Voluntária Genupeitoral ("prece maometana") Facilita o enchimento do coração nos casos de derrame pericárdico
Posição voluntária de Cócoras Doenças cardiovasculares. Ao estar de cócoras, pressiona as pernas e aumenta o retorno venoso, enchendo mais o coração -> proporciona algum alívio da hipóxia generalizada
Posição Voluntária Parkinsoniana Semiflexão de cabeça, tronco e membros interiores
3 tipos de decúbitos voluntários - Decúbito lateral: esquerdo ou direito. Paciente se deita sobre o lado da dor. - Decúbito dorsal - Decúbito ventral
Atitude involuntária "Passiva" O paciente fica na posição em que é colocado no leito, sem que haja contratura muscular.
Atitude involuntária "Ortótono" Todo o tronco e os membros estão rígidos, sem se curvarem para diante, para trás ou para um dos lados.
Attitude involuntária "opistótono" contratura da musculatura lombar, observada nos casos de tétano e meningite. Corpo emborca-se como um arco.
Analisar as "mucosas" quanto à: - Coloração (normo, descorada e hipercorada; cianose; icterícia) - Umidade - Lesões
Com relação a "coloração da pele", analisar - Palidez (atenuação ou desaparecimento da cor rósea) Generalizada (observada em toda a pele, devido a diminuição das hemácias circulantes) ou localizada (sendo a isquemia sua principal causa) - Tempo de enchimento capilar (Prende-se o dedo e depois solta para verificar o tempo que volta a cor normal. É bastante acometido em afecções mais graves.) - Vermelhidão (indica aumento da quantidade de sangue na rede vascular cutânea) Generalizada ou localizada - Fenômeno vasomotor x inflamação - Cianose - Albinismo - Bronzeamento (observado na hemocromatose, na doença de Addison)
Fenômeno de Raynaud É uma condição na qual ocorre um exagero na resposta à temperatura fria. As manifestações clínicas do fenômeno de Raynaud são causadas pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que resulta em isquemia da pele, enquanto a cianose é causada pela diminuição da oxigenação nos pequenos vasos sanguíneos da pele. A pele fica fria e gera uma área empalidecida bem demarcada ou uma cianose em dedos de mãos e pés.
Cianose e sua classificação É a cor azulada das peles e das mucosas (hemoglobina reduzida > 5g/100ml) Pode ser: Generalizada: acomete toda a pele Localizada: acomete só um segmento e indica obstrução de uma veia que drena uma região Central: há insaturação arterial excessiva (consumo normal de O2 nos capilares). Ex: Hipoventilação, Shunt Periférica: devido a perda exagerada de O2 na periferia/rede capilar
Avaliação da Temperatura Feita com a face dorsal das mãos e compara-se os lados homólogos. Aumentada: - Generalizada: febre - Localizada: inflamação Diminuída - Generalizada: hipotermia - Localizada: alteração no fluxo sanguíneo
Cabelos - Alopécia: perda temporária, parcial ou geral, dos cabelos - Calvice: perda definitiva dos cabelos
Pêlos: Hipertricose e hirsutismo Hipertricose: desenvolvimento anormal de pêlos numa região que não os possui ou que normalmente só apresenta uma penugem Hirsutismo: desenvolvimento exagerado do sistema piloso, sendo anormal nas mulheres
Nas unhas, analisar: - Implantação - Superfície - Cor - Espessura - Consistência
Unhas leuconíquias
Unha em vidro de relógio (torna-se convexa em todos os sentidos). Faz parte do hipocratismo digital
Hipocratismo/Baqueteamento Digital
Unhas distróficas (espessadas, rugosas e de formato irregular)
Síndrome de Cushing -> braços e pernas magros; face, tórax e abdome com acúmulo de gordura
Linfonodos Localização Número Tamanho Consistência Mobilidade Sensibilidade Alterações da pele adjacente Supraclavicular: doença grave no tórax e abdome Epitroclear: Infecção ou malignidade (região ulnar). Doenças sistêmicas - mononucleose, linfoma, leucemias Axilar: caixa torácica, mama, braço Femoral: Genitália externa, região perineal, abdomen inferior, membros inferiores. Comum (características benignas)
Circulação colateral Circuito venoso ANORMAL visível. - Localização - Direção do fluxo - Frêmitos ou sopros
Circulação Colateral do tipo Braquicefálica - Localização: região superior da face anterior do tórax. Fora -> dentro
Circulação colateral do tipo Veia Cava Superior O sangue procura alcançar a veia cava inferior através das veias xifoidianas e torácicas laterais superficiais. Localização: tórax superior, braços e pescoço Direção: toraco-abdominal
Circulação colateral tipo Porta Localização: tronco, peri-umbilical, epigástrio, região anterior do tórax ou "cabeça de medusa" Direção: baixo para cima, a procura da veia cava superior
Circulação colateral do tipo Veia Cava Inferior Localização: abdome inferior, umbilical, flancos e face anterior do tórax Direção: baixo para cima
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro