GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

Evolução da Educação

Adilso Nunes de Souza Informática Educativa Pós-graduação Portuguese 5 cards

Cards in this deck (5)

  1. 1EDUCAÇÃO 1.0Nessa fase o educador era a figura mais importante na organização e no trabalho de formação do estudante. Os estudantes, numa atitude de admiração e submissão, recebiam os ensinamentos dos mestres, pois ele era o detentor do saber. As primeiras escolas eram chamadas de Escolas Paroquiais e limitavam-se à formação de eclesiásticos. As aulas aconteciam nas igrejas e o ensino era limitado à leitura de textos sagrados.
    O ensino era baseado estritamente a educação cristã. Durante séculos essa educação prevaleceu e atendeu as expectativas da sociedade da época que não queria que as pessoas refletissem, pensassem e tirasse suas conclusões. Portanto, na educação 1.0 o currículo consistia apenas em aprender ler, escrever, conhecer a bíblia, canto e um pouco de aritmética, com o tempo incluiu o latim, gramática, retórica e dialética
  2. 2EDUCAÇÃO 2.0Também chamada de "nova escola", preparou as pessoas para trabalhar nas fábricas, com forte influência da revolução industrial, apresenta as mesmas características observadas na produção industrial:
    - Tarefas repetitivas, mecânicas e trabalho individual.
    A sala de aula era vista como homogenia e uma metodologia de ensino aprendizagem que se caracterizava pela: padronização, concentração, centralização e sincronização.
    A educação passou a ter como objetivo o treinamento, alicerçado na aprendizagem informativa, à qual a memorização ficava evidenciada.
    O conhecimento transmitido tinha, mais uma vez, a função de adequar o educando a sociedade e ao mercado de trabalho.
  3. 3EDUCAÇÃO 3.0Consiste em uma nova concepção do que ensinar, como ensinar, com o que ensinar e o que desenvolver para entregar como resultado, ao final do processo educativo, uma pessoa apta a trabalhar nesse novo cenário social.
    Na educação 3.0 o professor precisa saber usar as novas tecnologias como potencial pedagógico. Essa educação alia as novas tecnologias com a aprendizagem, sendo assim estimula cada vez mais os estudantes a desenvolverem a autonomia, a criatividade, a flexibilidade, a participação e a pesquisa a partir de objetos.
  4. 4EDUCAÇÃO 4.0Com o advento da quarta revolução industrial e da era digital, a educação apresenta um novo paradigma onde a informação encontra-se na rede das redes, nas aldeias globais e encontra-se acessível a todos de forma horizontal e circular, sem limite de tempo e espaço geográfico.
    O educador, nesta chuva de sinapses de informações acessíveis pelas TICs, torna-se o orquestrador, o curador das múltiplas informações junto ao educando, onde procura organizar e sintetizar a informação, transformando a informação em conhecimento e conhecimento em sabedoria. O educando nesse ambiente ciberarquitetônico torna-se o ator, o autor do conhecimento através da pesquisa proposta nos projetos interdisciplinares que possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades para corresponder a sociedade 4.0
  5. 5EDUCAÇÃO 5.0Evolução da educação 4.0, ensino por competências, desenvolvimento da empatia com os outros e inteligência emocional, surge com a web 5.0 e busca como essência: atitude, comunicação, pensamento criativo, ética laboral, trabalho em equipe, networking, positividade, gestão de tempo, motivação, flexibilidade, resolução de problemas, capacidade de adaptação a ambientes multiculturais, quebras de paradigmas, capacidade para tomar decisões.

Information

Description
Referência: MELLO, Cleyson de Moraes. Educação 5.0: Educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2021
Views
17
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?