Aula 7.2: Currículo da EJA

Description

Conhecimentos Pedagogicos: Marcia Gomes Flashcards on Aula 7.2: Currículo da EJA, created by Samuel Brito on 08/24/2021.
Samuel Brito
Flashcards by Samuel Brito, updated more than 1 year ago
Samuel Brito
Created by Samuel Brito almost 3 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Atenção A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento a pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de sua vida. Quanto à localização, a oferta da EJA deverá obedecer aos critérios de territorialidade de residência ou trabalho, consoante o Art. 225 da Lei Orgânica do DF, atendendo à demanda declarada e à oferta da modalidade nos períodos diurno e noturno, assegurando as condições de acesso, permanência e êxito dos jovens e adultos na UE.
Quais as características do público alvo da EJA? São sujeitos marcados pela diversidade, seja em suas trajetórias pessoais ou mesmo em suas especificidades de atendimento.
Qual o público alvo da EJA? Pessoas jovens e adultas, idosas: • Cumprimento de medida socioeducativa • Com restrição de liberdade (sistema prisional) • População em situação de rua (vulnerabilidade social) • Sujeitos com necessidades educacionais especiais diagnosticadas ou não • Integrantes de movimentos sociais e populares • Trabalhadores da cidade e do campo
O AEE ocorre no mesmo turno ou em turno contrário? Pressupõe o atendimento AEE no mesmo turno - visto que a permanência do estudante jovem e adulto na escola durante dois turnos diários provocaria uma concorrência entre a inclusão na escola e a inclusão na sociedade, podendo privá-lo do direito a uma atividade profissional, interferindo seriamente em sua inserção social e cidadã.
Prisões Não se limita apenas à escolarização, mas também reconhece a educação como direito humano fundamental para a constituição de pessoas autônomas, críticas e ativas frente à realidade em que se encontram. A oferta de EJA no ambiente prisional significa proporcionar a esses estudantes a instância de construção coletiva que proporciona um convívio de participação social não contemplado em nenhum outro espaço da prisão.
Educação do Campo Busca atender aos estudantes do campo compreendendo suas especificidades, valorizando o conhecimento cultural característico da realidade do campo e, desta forma, articulando os eixos do currículo ao contexto de agricultura familiar, economia solidária, cooperativismo e sustentabilidade.
Educação Profissional Para esse atendimento distinto, propõe-se o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Esse programa pretende possibilitar o acesso à formação (cursos de qualificação profissional ou técnicos) de forma integrada em tempos e currículos, ampliando as possibilidades de inserção, reinserção e ascensão no mundo do trabalho.
Quais os eixos integradores da EJA? - Cultura - Trabalho - Tecnologias
Cultura Cultura a acumulação dos saberes constitutivos do ser humano em sua amplitude.
Trabalho Trabalho, entendido como produção social da vida, é parte essencial dos sujeitos estudantes da EJA.
Tecnologias A inclusão das tecnologias no currículo da EJA passa pela relação com o cotidiano dos estudantes, as possibilidades de interação e socialização.
Como é dividida a estrutura curricular da EJA? - Primeiro segmento - Segundo segmento - Terceiro segmento
Ao que se refere o primeiro segmento? A alfabetização e a pós-alfabetização de jovens e adultos.
Como se divide o primeiro segmento? Dividido em 4 etapas semestrais, podendo ser concluído em, no mínimo, dois anos de estudo contínuo.
Qual idade mínima para o acesso ao primeiro segmento? 15 anos de idade - não necessita estar alfabetizado, nem ter tido experiência escolar anterior.
Ao que equivale o segundo segmento? Equivale aos anos finais do Ensino Fundamental.
Como se divide o segundo segmento? Dividido em etapas semestrais, podendo, portanto, ser concluída em, no mínimo, dois anos de estudo contínuo.
Ao que equivale o terceiro segmento? Equivalente ao Ensino Médio.
Como se divide o terceiro segmento? Dividido em 3 etapas semestrais, podendo, portanto, ser concluído em, no mínimo, três semestres letivos de estudo contínuo, de acordo com a disponibilidade e ritmo de aprendizagem do estudante.
Quais os requisitos de acesso ao terceiro segmento? O estudante precisa ter no mínimo 18 anos de idade e ter concluído o Ensino Fundamental ou Segundo Segmento da EJA ou equivalente.
Qual a carga horária de casa segmento? - Primeiro segmento: 1600 horas - Segundo segmento: 1600 horas - Terceiro segmento: 1200 horas
A quem a educação a distância pode ser destinada? Para o segundo e terceiro segmentos.
Avaliação Na perspectiva da avaliação formativa deverão ser consideradas a avaliação formal (testes/provas, trabalhos, projetos escolares, e atividades de casa e outros), avaliação informal (auto avaliação, valores e juízos de encorajamento) e outros formatos que forem definidos no Projeto Político-Pedagógico das escolas, considerando as Diretrizes de Avaliação Educacional da SEEDF, de maneira construtiva, colaborativa e não punitiva e excludente.
Material didático A concepção de material didático na EJA é indissociável da proposta curricular e da concepção de formação continuada dos docentes. É importante que na EJA o conceito de material didático seja ampliado para além do livro, incluindo outras possibilidades como portfólios, murais, relatórios, feiras culturais, memoriais, saraus, análise de impressos, produção de blogs, entre outros. Devem ser utilizados materiais como softwares, portais educativos, audiovisuais, materiais de manipulação, coleções, kits didáticos, manuais e alternativas que superem o uso exclusivo do livro didático em ambientes de aprendizagem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Key Definitions for organic chemistry
katburr23
AS Unit 2 Physics Flashcard Deck
Callum McClintock
Chemistry Equations / Maths
Georgia B
IB Economics SL: Microeconomics
Han Zhang
Common Irish Words
silviaod119
AS AQA Geography- Rivers
Hannah Goodenough
A Level Chemistry Unit 1 - Organic Chemistry
charlottehyde
Modern Studies - Democracy in Scotland/UK.
Daniel Cormack
PHR and SPHR Practice Questions
Elizabeth Rogers8284
2PR101 1.test - Doplňující otázky
Nikola Truong
PSBD/PSCOD Model EXam - 2
VS Manikkuttan