TEMA 01: Paisagem, Território, Região, Espaço e Lugar.

Description

Concurso Público DO COMPUTADOR (GEO) Flashcards on TEMA 01: Paisagem, Território, Região, Espaço e Lugar., created by lixchadi on 06/11/2013.
lixchadi
Flashcards by lixchadi, updated more than 1 year ago
lixchadi
Created by lixchadi over 10 years ago
487
0

Resource summary

Question Answer
Paisagem o que norteou a Geografia por muito tempo. É o que você vê. Contém elementos naturais e artificiais. Por que isso é importante? Ao discutirmos o que é a Geografia, ficamos na discussão entre NATUREZA e SOCIEDADE. O fato é que Milton Santos está em outro patamar, pois foi um geógrafo que transcendeu o Brasil. Ao falar da história da sociedade, ele estuda técnica. À medida que a técnica vai mudando, a relação espaço-natureza vai mudando também. Começar por paisagem é começar por algo que foi muito valorizado no passado e que hoje, a gente trata apenas como A APARÊNCIA. E a Geografia não pode ficar apenas no estudo da aparência.
Espaço Geográfico é exatamente a paisagem. Porém, é mais complicado estudar o espaço geográfico porque é a PAISAGEM + O USO. Quando falo da paisagem, é apenas o que eu estou olhando. Quando falo do espaço geográfico, é efetivamente aquilo o que estou vendo, mas aquilo tem uma explicação, porque aqueles elementos naturais e artificiais têm um determinado uso. CUIDADO COM A QUESTÃO DO TEMPO! Quando falo do espaço geográfico, é o espaço de hoje, mas posso ter as marcas do passado. O que pode se falar de mais simples é o seguinte: se eu inventasse uma arma que pudesse matar todo mundo e não destruísse as construções, o que era ESPAÇO viraria PAISAGEM.
Território Se mudo de ESPAÇO para TERRITÓRIO, pensar numa palavra, CONTROLE (PODER). É fácil ver isso quando se tem um controle institucional, do Estado. Mas não pensar só nisso! Pensar também no sentido mais amplo, como o da praia. O problema que temos na Geografia de hoje. Se pensarmos na Geografia velha, a noção de território está muito mais ligada à Biologia do que a Geografia. É o local da sobrevivência de determinado grupo. Pensar na Geografia antiga era travar relação com aquele território. Precisava pegar da natureza elementos que me interessavam. Agora temos um mundo globalizado. As coisas que desejamos não são necessariamente daquela área. Temos interpenetração entre as áreas. O mundo em que a gente começa a enxergar uma tendência de GLOCALIDADE: muitas coisas de áreas distantes vem para cá, e coisas daqui vão para áreas distantes. É uma brincadeira com o conceito de ESCALA. Pensar sempre em proporção, tamanho.
Lugar é um conceito em que se aceita maior flexibilidade. Ao falar em lugar, não é necessário mexer em escala. O importante é pensar na RELAÇÃO "AFETIVA" DE DETERMINADO GRUPO SOCIAL. Quando se fala nisso, é importante falar de determinado grupo ou lugar. Vamos voltar à glocalidade e que muita coisa que se fala do lugar não é dali.
Região Por enquanto, pensar na palavra PARTE, mas PARTE DO QUÊ? Pode ser natural, econômica. Primeira regionalização veio com o surgimento do IBGE de Vargas, com a ideia do Brasil UNITÁRIO e o fim da República Velha. E ainda assim gera dúvidas, por ser um conceito muito novo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Revoluções Industriais
Bruna Sapienza
Fontes de energia
Teresa Silva Telles
A indústria e seus diferentes processos
Teresa Silva Telles
Dinâmica do relevo
Teresa Silva Telles
Sociedade em redes
Teresa Silva Telles
Sociedade de consumo
Teresa Silva Telles
Recursos hídricos
Teresa Silva Telles
Vulcanismo Secundário
josenandocouto
Desigualdades espaciais na cidade
Teresa Silva Telles
Atividade da Unidade 3
Teresa Silva Telles
Atividade industrial: evolução e distribuição
juliapiccoli