Atividade Revisional

Description

Primeira prova etapa 3
João Bernardo de Senna Maximo
Flashcards by João Bernardo de Senna Maximo, updated more than 1 year ago
João Bernardo de Senna Maximo
Created by João Bernardo de Senna Maximo over 2 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Descreva sobre as Revoltas antilusitanas. (Q1) Como o povo português e seus descendentes ocupavam os melhores cargos no reino, os Brasileiros nativos ficaram muito frustrados, exigindo até criações de leis que proibissem a entrada de novos portugueses.
Descreva sobre as Revoltas restauradoras. (Q1) Essas revoltas eram lideradas por portugueses e brasileiros que achavam que seria melhor para a pátria se a posição de colônia voltasse. Ou seja eram pessoas insatisfeitas com o estado "atual" do Brasil.
O que caracterizava as Regência brasileira e o que motivou a sua implantação? (Q2) O que gerou sua implantação foi o fato de que Dom Pedro I deixou como herdeiro uma criança de 5 anos de idade. E como ela não podia governar, as regências fora criadas como um regime provisório.
Quais as causas das instabilidades e perfil dos conflitos registrados durante o período da questão anterior. (Q3) Nos tivemos vários motivos. Como por exemplo no Sul, onde eles queriam se separar do país e se tornar independente. Tivemos outros motivos, como conflitos com os portugueses (querendo expulsa-los), e movimentos de tentativa de abolição da escravidão.
Explique um pouco sobre o período da regência Una. (Q4) A regência Una foi comandada somente por uma pessoa, o padre Feijó. Foi um período muito complicado, caracterizado pelo nascimento de novos conflitos. Foi a primeira das duas regências.
Quais são os principais fatores que explicam o crescimento populacional durante o segundo reinado. (Q5) O segundo reinado em si já foi marcado pela tentativa do rei de atrair o público estrangeiro. Além da já comentada em sala, a tentativa de "branquear" a sociedade brasileira, atraindo imigrantes europeus.
Escreva um pequeno texto sobre o Barão de Mauá. (Q6) Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa) foi um industrial e político brasileiro que foi u7m dos MAIORES investidores do Brasil no segundo reinado. Porem o governo não estava muito interessado em investimento nacional, e sim em investimento estrangeiro. Então infelizmente o seu investimento não foi devidamente aproveitado.
A população Brasileira no Segundo Reinado era bastante excludente. Cite as principais causas para essa exclusão. (Q7) A principal parcela da população que era excluída era a população negra e seus descendentes. Isso acontecia pois o mundo inteiro estava com uma ideia de raças, e que uma era melhor que a outra., nesse caso, que os brancos eram mais evoluídos que os negros. E por isso vir de países desenvolvidos acabou se tornando um fato, então esses povos eram vistos com nojo e desprezo.
Escreva um relato sobre os Partidos Liberais e Conservadores, e sua alternância no Segundo Reinado. (Q8) Os dois partidos que ficaram em alternância durante o segundo reinado, tinham uma ideia muito parecida, que representava os interesses da elite: defender a manutenção do sistema escravista, e defender essa sociedade tão desigual. Mesmo tendo ideais parecidos, eles disputavam por poder, ou seja, eram inimigos. Então foi aí que Dom Pedro II fez uma jogada de mestre. Para que nenhum partido se torne seu inimigo, ele alternava representantes de cada um em cargos importantes. Por isso nesse período existiam várias charges criticando essa conduta.
Relacione o fim do trafico negreiro com o incentivo à imigração de europeus para o Brasil. (Q9) Com o final do trafico negreiro, os agricultores ficaram sem nenhuma mão de obra. Então como os países europeus estavam em crise, o governo fez acordos para a entradas deles. E de quebra, eles acabariam começando o processo de "branqueamento" da população.
De que modo o governo de Dom Pedro II agiu para a criação de uma identidade nacional durante o segundo reinado? (Q10) O governo de Dom Pedro II foi um dos mais bem governados. Sendo que ele levou o Brasil para um alimento considerável na sua economia, e por ter uma ideologia de "país nação" ele unificou bastante o território.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
República Velha
Vitor Gomes