Doenças Neurodegenerativas

Description

Psicologia Flashcards on Doenças Neurodegenerativas, created by Eduardo dos Santos on 11/11/2021.
Eduardo dos Santos
Flashcards by Eduardo dos Santos, updated more than 1 year ago More Less
Kathreen Deves
Created by Kathreen Deves over 2 years ago
Eduardo dos Santos
Copied by Eduardo dos Santos over 2 years ago
33
0

Resource summary

Question Answer
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Escola de Ciências da Saúde - ECS Psicologia Psicofarmacologia Acadêmicos (as): Alisson V., Amanda B., André S., Eduardo P., Kathreen D., Leonardo M., Margareth O., Marilin M.
O que é Doença de Parkinson (DP)? É uma progressiva desorganização neurodegenerativa caracterizada pela perda contínua de neurônios dopaminérgicos (DA) na parte compacta da substância negra do mesencéfalo. É a segunda doença neurodegenerativa mais frequente entre as pessoas idosas, sendo a primeira o Alzheimeir. Na figura, podemos identificar a diferença entre um cérebro sem a doença acima e o "desgaste" neuronal de uma pessoa com diagnóstico de Parkinson abaixo.
Quais os principais sintomas da doença e qual o tratamento? A imagem destaca o sintoma mais conhecido da doença: os tremores, porém pacientes com Parkinson também são acometidos de rigidez e fraqueza muscular, desequilíbrio, instabilidade postural, marcha em festinação, alteração da voz, câimbras e disfagias, por exemplo. O tratamento mais indicado é a utilização de fármacos que promovam a reposição da dopamina. Utiliza-se principalmente a administração da 3,4-dihidroxifenilalanina (L-DOPA)¹.
O que é Alzheimer? A DA é uma doença neurodegenerativa progressiva com grande relevância epidemiológica e significativo impacto social. É a causa mais comum de comprometimento cognitivo ou demência em indivíduos com mais de 65 anos e, com o aumento da longevidade, é prevista uma pandemia mundial de comprometimento cognitivo associado à DA, sendo uma patologia que pode ser classificada em maior ou menor grau, nas fases iniciais a agressividade dos sintomas são mais brandos, então, não possuem comprometimento significativo da memória e das habilidades físicas, motoras e intelectuais, já nas fases mais avançadas um quadro demencial normalmente é observado, então o sujeito costuma não responder por si e não tem controle.
Quais os estágios (fases) da Doença de Alzheimer (DA)? - Estágio 1 (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais. - Estágio 2 (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos, agitação e insônia. - Estágio 3 (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva. - Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.
Como é feito o diagnóstico da Doença de Huntington (DH)? O diagnóstico da doença de Huntington acontece após a observação das manifestações clínicas típicas da doença, assim como, com o histórico familiar positivo para DH. A confirmação do diagnóstico é realizada utilizando a técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction; Reação em Cadeia da Polimerase), que permite a contagem do número de repetições do códon CAG presentes na região 5’ do gene IT15.
E o tratamento para a Doença de Huntington? Não há tratamento preventivo, nem mesmo curativo para a DH. Para tratamentos dos sintomas relacionados a distúrbios comportamentais e depressivos podem ser utilizados medicamentos antidepressivos e inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). O uso de fármacos no combate aos transtornos psicóticos pode ser feito com antipsicóticos tradicionais, como o Haloperidol® (Aldol). Porém tem se optado pelos novos antipsicóticos, conhecidos como antipsicóticos atípicos, como exemplo, a Risperidona®. Já os sintomas motores como a coréia são habitualmente tratados com bloqueadores dopaminérgicos, como Haloperidol®, Clozapina®, Risperidona® e Quetiapina®
O que é Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)? É uma doença neurodegenerativa que ocorre de forma constante, que tem como característica a perda de neurônios motores na medula espinhal, tronco cerebral e córtex motor, na qual diminui de forma extrema a expectativa de vida do doente. Essa doença tem em seu processo degenerativo uma etiologia complexa e multifatorial, porém estudos atuais indicam alguns fatores como: Genéticos; Ecotoxicidade; Fatores quimiotáxicos de neutrófilos; Estresse oxidativo; Lesão Mitocondrial; Fatores ambientais; Infecções Viróticas e Auto Imunidade.
Quais os sintomas da (ELA) e possíveis tratamentos? No desenvolvimento da doença o indivíduo se apresenta com fraqueza muscular em mãos, braços, pernas e na musculatura responsável pela fala, deglutição ou respiração. É seguido de fasciculações e câimbras musculares, avançando severamente para fraqueza e paralisia progressivas. Ocorrem respirações curtas e breves e dificuldade de deglutição. Atrofia dos músculos acometidos e fraqueza. Movimentos alentecidos e fracos; perda da coordenação motora, movimentos finos; tônus espástico; aumento dos reflexos tendinosos profundos e perda do controle sobre choro/riso. Por fim, pode produzir distúrbios execucionais; demência frontotemporal; parkinsonismo e perda sensorial. Existe apenas um agente aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) que comprovadamente retarda a progressão da doença, o RILUZOL Presume-se que essa droga diminui o dano no neurônio motor porque diminui a liberação de glutamato, porém não há comprovação de que o Riluzol reverta o dano neuronal gerado.
O que é Esclerose Múltipla (EM)? A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica, desmielinizante, progressiva e incapacitante. Sua evolução é imprevisível e inicialmente caracteriza-se por episódios de exacerbação da atividade inflamatória (surtos), que alternam com períodos de remissão ou por uma progressiva deterioração da função neurológica ou ainda pela combinação dos dois aspectos. É a causa mais frequente, não traumática, de incapacidade no adulto jovem, entre os 20 e os 40 anos
Quais as formas de evolução da (EM)? - Recorrente-remitente (EMRR): ocorre em 70 a 80% dos casos. Apresenta-se por exacerbações seguidas por um grau variável de melhora do déficit neurológico, podendo ser completa ou evoluir com uma disfunção sintomática residual. Em 85% dos casos, a forma RR evolui após 10 anos para EMSP. - Primariamente progressiva (EMPP): ocorre em 10 a 15% de todos os casos. Há a progressão desde o início da doença, com velocidade variável ocorrendo períodos de estabilização e discretas melhoras, embora nunca ocorram surtos bem definidos. - Secundariamente progressiva (EMSP): presente em 15 a 20% das formas de EM. Inicialmente seu curso apresenta-se como a forma EMRR com posterior progressão, com ou sem surtos, discretas remissões e estabilizações. Há uma progressão contínua dos déficits independentemente da presença de surtos. - Progressiva com surtos (EMPS): a mais rara dentre as formas clínicas com cerca de 5% ou menos dos pacientes. Seu início é progressivo com presença posterior de surtos bem definidos e evolução progressiva. O período entre os surtos também cursa com contínua progressão.
Referências: BERTAZZI, Renan Nogueira et al. Esclerose lateral amiotrófica. Revista de Patologia do Tocantins, v. 4, n. 3, p. 54-65, 2017. BRASIL. Alzheimer: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção 2019. CAETANO, Liandra Aparecida Orlando; SILVA, Felipe Santos da e SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Alzheimer, sintomas e grupos: uma revisão integrativa. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2 [citado 2021-11-15], pp. 84-93. CORREIA, Maria das Graças da Silva et al. Doença de Parkinson: uma desordem neurodegenerativa. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 57-65, 2013. LEME DA COSTA, João Vitor et al. Efeitos da equoterapia sobre o equilíbrio estático e dinâmico no transtorno neurocognitivo maior ou leve devido à Doença de Huntington. Fisioterapia Brasil, v. 19, n. 2, 2018.
Referências: MACHADO, Suzana et al. Recomendações: Esclerose múltipla. 1 ed. São Paulo: OMNIFARMA, p. 112, 2012. MORAES, Maria Eduarda Lopes de. Uso da técnica de PCR para diagnóstico molecular da doença de Huntington. 2020. MOREIRA, Marcos e MOREIRA, Shirlene Vianna. O espectro clínico e laboratorial da doença de Alzheimer: uma perspectiva neurológica. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.3 [citado 2021-11-15], pp. 83-110. NEVES, Conceição Fernandes da Silva et al. Qualidade de vida da pessoa com esclerose múltipla e dos seus cuidadores. Revista de enfermagem, v. 4, n. 12, p. 85-95, 2017.
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
Psicologia da Educação
rsgomes88
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa