Doenças Neurodegenerativas

Description

Grupo composto por Aléxia Rafaela do Nascimento, Alexsandra Tamara Pereira da Silva, Bruna Albernaz e Silva, Gabrielli Decker, Guilherme Huntemann e Matheus Cava Nazario
Gabrielli Decker
Flashcards by Gabrielli Decker, updated more than 1 year ago
Gabrielli Decker
Created by Gabrielli Decker over 2 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
1) Quais são os sintomas iniciais da esclerose múltipla? R: Fadigabilidade e fraqueza, episódios de vertigem, sintomas motores como a alteração da marcha, incoordenação dos movimentos, alteração do equilíbrio e tremores involuntários. Além também, de perda de visão.
2) O que ocorre no sistema nervoso central em um individuo que tem esclerose múltipla? R: A Esclerose Múltipla é uma doença do sistema nervoso central (SNC) considerada desmielinizante, uma vez que ocorrem várias áreas de inflamação e cicatrizes gliais na substancia cinzenta do SNC, pois causa danos na mielina, essa perda que afeta as mensagens que ajudam no controle dos movimentos consciente e inconscientes da pessoa. A mielina reveste as fibras nervosas destinadas à medula espinhal e aos impulsos do cérebro e do nervo óptico.
3) O que é e como é caracterizada a doenca de alzheimer (DA)? R: É uma doença neurodegenerativa, progressiva, irreversível, caracterizada por comprometer funções cognitivas ce comportamentais, que acomete principalmente idosos. Representa o tipo de demencia mais comum e causa comprometimento.
4) Há tratamento para a doença de alzheimer? Cite pelo menos dois tipos de medicamentos e explique: R: O alzheimer é uma doença que não tem cura. entretando, há a possibilidade de tratamento medicamentoso para postergar/ diminuir os sintomas. Dntre eles, os mais conhecidos são: inibidores da enzima colinesterase (IChE); memantina; antidepressivos; e em alguns casos antipsicóticos. A figura mostra as estruturas dos principais inibidores de AChE aprovados para o tratamento da DA.
5) Como é caracterizada a doença de Huntington? R: É uma doença hereditária rara, neurodegenerativa e progressiva do sistema nervoso central, causada pela perda marcante de células nervosas nos gânglios da base. A imagem mostra o processo de Construção do DNA, em que ocorre a mutação genética causadora da Doença de Huntington.
6) Na doença de Huntington, quais as áreas mais afetadas? R: O dano cerebral causado pela DH afeta capacidades motoras, cognitivas (pensamento, julgamento, memória) e psiquiátricas (como humor e equilíbrio emocional)
7) O que é a doença de Parkinson e quais são suas principais características? R: É um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo, associado a uma perda acentuada de neurônios dopaminergicos. As tres principais características dessa doença são: tremor em repouso, que geralmente se inicia nas mãos, rigidez muscular e bradicinesia. além dessa tríade clássica de sintomas, também pode haver diminuição da expressão facial, distúrbios do sono, quedas frequentes e passos curtos durante a locomoção.
8) Como funciona o tratamento na Doença de Parkinson? R: o tratamento é feito através de fármacos antiparkisonianos, que tem como objetivo reverter tremores, rigidez e bradicinesia, neutralizando a deficiência de dopamina e bloqueando receptores muscarinicos. Se inicia quando os sintomas começam a prejudicar áreas da vida do indivíduo. O fármaco mais utilizado é o levodopa.
9) O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)? R: Trata-se de uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas. Nessa doença, as células nervosas se quebram, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais dão suporte.
10) Há tratamentos para a Esclerose Lateral Amiotrófica? Explique: R: Não há ainda tratamentos para a cura da doença, mas podem ser utilizados medicamentos auxiliem na redução da velocidade de progressão da doença, como o Riluzol, que atua no sistema nervoso central evitando a degradação dos neurônios motores.
REFERÊNCIAS CAVACO, Sílvia Guerrero. Esclerose Lateral Amiotrófica: fisiopatologia e novas abordagens farmacológicas. Dissertação de mestrado, Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2016. BERTOTTI, Ana Paula; LENZI, Maria Celina Ribeiro; PORTES, João Rodrigo Maciel. O portador de Esclerose Múltipla e suas formas de enfrentamento frente à doença. Barbaroi, Santa Cruz do Sul , n. 34, p. 101-124, jun. 2011 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782011000100007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 nov. 2021. FREITAS, Morganna Sodré de. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NO DIAGNÓSTICO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA. TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica: Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 28-Mai-2021. MALFETANO, Fabíola Rachid; LEON, Soniza Vieira Alves. Doença de Huntington de início precoce: relato de caso. Cad Bras Med, XX (1,2,3,4): 1-74 - Jan-Dez, 2000. RODRIGUES, Pedro Miguel de Luís. Diagnóstico da doença de Alzheimer com base no electroencefalograma. Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Tecnologia Biomédica, 2011. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/3126> Acesso em 17 nov. 2021 OLIVEIRA, Romulo Varella de; PEREIRA, João Santos. O papel da difusão por ressonância magnética na doença de Parkinson e no diagnóstico diferencial com parkinsonismo atípico. Radiol Bras. 2017 Jul/Ago;50(4):250–257
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
Psicologia da Educação
rsgomes88
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa