CRIMINOLOGIA META 1

Description

CRIMINOLOGIA META 1
nuvem partilhamento
Flashcards by nuvem partilhamento, updated more than 1 year ago
nuvem partilhamento
Created by nuvem partilhamento about 2 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
DIREITO PENAL E SISTEMA PENAL SÃO A MESMA COISA? CASO NÃO, EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE AMBOS Não. O sistema penal é amplo e abarca o direito penal, sendo este o conjunto normativo de regras criminais, já aquele é o conjunto de todos procedimentos, instituições, fatos e afins relacionados à esfera penal.
À luz da teoria crítica criminológica, da dignidade da pessoa humana e isonomia constitucional responda: O sistema penal tem sua aplicação homogênea, igualitária e isonômica? Não. O sistema penal, embora criado a fim de aplicabilidade igualitária e sem seletividade, atualmente está sendo aplicado com forte seletividade, perdendo seu cunho meramente retributivo e reparativo geral e igualitário, virando um verdadeiro instrumento punitivo de grupos específicos. Por consequência dessa atualidade, a seletividade da punição destes grupos afasta a igualdade que por sua vez não permite a isonomia e homogenidade na aplicação da pena e seus procedimentos, uma verdadeira desigualdade de tratamento entre classes.
Qual a natureza jurídica da criminologia? A criminologia é um ramo interdisciplinar empírico que estuda todo sistema penal, desde a elaboração da lei até a execução penal. Neste contexto, este ramo analisa o delito, a vítima, o criminoso e a sociedade (em sentido da reprovabilidade ou não da conduta).
Diferencie as formas de controle social (informal e formal) Formal: Controle por meio de tipos normativos e instituições (Ministério público, Polícia e outros) Informal: Controle por meio de norma social (Cultura, Escola, Religião e outros)
Show full summary Hide full summary

Similar

Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Previdenciário
Taty Tesch
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José