Sistema Digestivo

Description

9º ano Ciências Naturais Flashcards on Sistema Digestivo, created by Iara Nascimento on 03/02/2022.
Iara Nascimento
Flashcards by Iara Nascimento, updated more than 1 year ago
Iara Nascimento
Created by Iara Nascimento about 2 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
Não tentes decorar tenta assim: Ora bem a comida entra na boca certo? então é o primeiro, também podes encontrar as glândulas salivares, depois como se chama o "tubo" que liga a boca ao esômago? Esófago, tem de existir né? Então e depois para onde vai? Estômago, óbvio. Então o estômago diz olá ao..... fígado, bem ao lado dele, não esquecendo o pãncreas, sempre escondido é tão envergonhado e besícula biliar? Verde? só pode ser um ET kkkk. E como destnguir o instestino grosso do delgado? Fácil, inestino grosso é bem grosso e o que está por "fora" já o delgado é super "enrolado"dentro do grosso. E o percurso acaba passando pelo reto e depois a saída o Ânus. Agora vê se consegues decifrar quem é quem...
Quais são as glândulas anexas. Apanhei-te, quero ver a acertares esta. Glândulas salivares, Fígado, Pâncreas.
Quais os orgãos que pertecem ao tubo digestivo? São a boca,Faringe,Esófago,Estômago,Intestino delgado , intestino grosso e Reto. Fácil né ?.
Qual o orgão que acumula grande quantidade de alimentos imediatamente após a refeição? Estómago
Primeira ação mecânica que ocorre no tubo digestivo é na.... Boca
Passagem para o sangue da maior parte dos nutrientes acontece no.... Intestino delgado
Orgão que produz a bílis Fígado.
Acumula resíduos da digestão até serem lançados no exterior Intestino grosso
Transporta os alimentos da boca até ao estômago... Esófago
Nesta imagem o que é as vilosidades intestinais? E o capilar linfático? Então e o capilar sanguíneo?
Quais as etapas da nutrição(por ordem)? 1. Ingestão(colocar á boca,para haver os outros tens de colocar à boca né?) 2.Deglutição( É aquilo que chamamos de "engolir") 3.Digestão( se não sabes o que é, está mau, mas é quando os alimentos são transformados em nutrientes MAIS SIMPLES) 4. Absorção(é quando os nutrientes passam para o meio interno)
Digestão química ou mecânica? 1. Mastigação dos alimentos por ação dos dentes. 2. Ação da amílase salivar sobre o amido ao longo do esófago. 3. No estômago ocorrem movimentos peristálticos. 4. A maltose é transformada em monossacarídeos no duodeno. 5. As lípases atuam desdobrando os lípidos complexos em ácidos gordos e glicerol. 6. A língua empurra o bolo alimentar contra o palato. 1- Digestão mecânica. 2- Digestão química. 3-Digestão mecânica. 4- Digestão química. 5- Digestão química. 6- Digestão mecânica.
Justifique a necessidade da enzima Amilase atuar sobre o amido ao longo do tubo digestivo? Como o amido é uma MACROMOLÉCULA devido às suas dimensões, não atravessa a parede dos capilares sanguíneos, sendo por isso necessário ser desdobrado em MICROMOLÉCULAs para poderem ser absorvidas. De maneira fácil: Como o amido é muito grande não passa pelas paredes dos capilares sanguíneos( tipo uma porta super pequena, e o amido é muito grande), então para passar precisa tornar-se mais pequeno e a enzima ajuda-o nisso.
Como se chama este processo? Digestão né?
Como se chama este processo? Absorção
Qual a importância do processo da digestão(processo 1) para a ocorrência do processo de absorção(processo 2). Durante a digestão(processo1) , as MACROMOLÉCULAS são desdobradas em MICROMOLÉCULAS , de modo a poderem ser absorvidas a nível do intestino delgado.(processo2) Maneira fácil de dizer: Durante a digestão(processo1) as moléculas grandes são "partidas" em pequenas assim são absorvidas pelo intestino delgado.(processo 2)
Qual a importância dos nutrientes para o metabolismo celular? Os nutrientes que chegam às células são substâncias imprescendíveis( muiiiito importantes) para a realização das atividades celulares (reações químicas) que garantem o metabolismo celular e a vida das células.
Medidas que podem contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo. Por exemplo: Exercício físico, Beber água, Comer de maneira saudável.
Fatores de risco do sistema Por exemplo: Fumar e beber bebidas alcoolicas em exagero.( Claro que as crianças e jovens não devem beber, nem pouco, quanto mais em exagero)
De que modo fumar influencia o sistema digestivo. Contribui para o aparecimento de úlceras pépticas e da sensação de azia.
Vais estudar e ter ótimas notas né? claro que sim.
Show full summary Hide full summary

Similar

7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Ocultar cartas nos Flashcards
GoConqr suporte .
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Por que criar flashcards em GoConqr
Luiz Fernando
Flashcards de Vestibular para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Flashcards para que os alunos passem na OAB
Maria José
Ferramentas de estudo Online GoConqr
GoConqr suporte .
Guia Rápido do Usuário
GoConqr suporte .
Memorização
GoConqr suporte .
Conectando tópicos diferentes
GoConqr suporte .
Direito Tributário - Revisão
Maria José