NOÇÕES GERAIS DA USUCAPIÃO

Description

Direito Flashcards on NOÇÕES GERAIS DA USUCAPIÃO, created by goreth silva on 21/04/2022.
goreth silva
Flashcards by goreth silva, updated more than 1 year ago
goreth silva
Created by goreth silva about 2 years ago
16
0

Resource summary

Question Answer
O QUE VEM A SER A USUCAPIÃO? é o modo de adquirir o domínio ou outros direitos reais pelo decurso do tempo condicionado à posse incontestada e ininterrupta.
Quais são os elementos do usucapião? Há duas categorias de elementos: os pessoais e os objetivos. Os elementos pessoais do usucapião são a capacidade de aquisição do domínio e o animus domini. Os elementos objetivos do usucapião são a posse contínua, mansa e pacífica e o decurso do tempo.
Que bens podem ser objeto de usucapião? Qualquer coisa corpórea pode ser objeto de usucapião, exceto: a) bens públicos;
o que diz o STF. “Desde a vigência do Código Civil, os bens dominicais, como os demais bens públicos, não podem ser adquiridos por usucapião” (Súmula n. 340). b) bens fora de comércio; c) bens comuns durante o estado de indivisão.
Atualmente qual a ideia que fundamenta a aquisição da propriedade pela usucapião? enxerga-se no fenômeno da usucapião a atuação das funções sociais da posse e da propriedade, aliadas: o possuidor que tem a propriedade putativa cumpre a função social da posse, o que acaba por lhe dar o direito à propriedade verdadeira.
o que vem a ser a posse ad usucapionem? É à posse mansa, pacífica e ininterrupta de coisa hábil, que, aliada aos demais requisitos exigidos pela lei, compõe as condições da aquisição do domínio pela usucapião.
OBS. as posses violenta e clandestina somente se tornam aptas a configurar a posse ad usucapionem após ano e dia da aquisição por violência ou clandestinidade, quando, então, convalidam-se e se tornam posse jurídica.
ALERTA! a posse precária jamais configura a posse ad usucapionem, porquanto o vício da precariedade, impossível de ser sanado, impede que a posse precária se torne jurídica.
quais são as formas de aquisição da propriedade imóvel? As formas de aquisição da propriedade imóvel são: usucapião, acessão, casamento e união estável e sucessão. Todas elas pressupõem, obviamente, transcrição ou registro do título.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Penal
ERICA FREIRE
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Previdenciário
Taty Tesch
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José