Exame físico geral/ semiologia

Description

Medicina Flashcards on Exame físico geral/ semiologia , created by BEATRIZ VIEIRA SILVA on 31/01/2023.
BEATRIZ VIEIRA SILVA
Flashcards by BEATRIZ VIEIRA SILVA, updated more than 1 year ago
BEATRIZ VIEIRA SILVA
Created by BEATRIZ VIEIRA SILVA over 1 year ago
18
0

Resource summary

Question Answer
O que é o exame físico geral? Exame físico geral é uma avaliação completa acerca do paciente, o qual leva em consideração a harmonia entre os sistemas
O que é o exame físico geral? O exame físico geral compreende uma investigação geral acerca do estado do paciente como um todo. Realizado em momentos de primeiro contato com o paciente, servirá para analisar as condições fisopatológicas gerais do paciente; harmonia entre os sistemas.
Quais são os instrumentos que podem ser utilizados no EFG? Balança, esfigmomamometro, estetoscópio, termômetro, fita métrica, abaixadores de língua, lanterna, oftalmoscópio, otonoscópio, martelo de reflexos, e outros a depender da avaliação realizada.
Quais são as posições que o paciente deve ser analisado? Em pé, incluindo avaliação de marcha (andando), sentado e em decúbito.
Quais são as fases que devem ser contempladas/ avaliadas no EFG? Estado geral; nível de consciência; fala e linguagem; estado de hidratação; nutrição, medidas antropométricas e biotipo; fácies; atitude e posição; desenvolvimento físico; mucosa, pele, fâneros; vasos superficiais; edemas; musculatura, linfonodos e sinais vitais.
Quais são as preliminares do EFG? Local adequado, iluminação correta, posição do paciente (em pé ou em decúbito), médico à direita do paciente; área de exame descoberta (sempre respeitando a privacidade do paciente), lavar as mãos.
O que é e como se classifica Estado geral? Estado do paciente como um todo, avalia até que ponto o quadro do paciente influencia em sua condição total. Varia de bom, regular a mal; e é considerada uma análise que possui certo teor subjetivo.
O que é e como se classifica nível de consciência? Como o próprio nome já diz, esse elemento avalia o nível de percepção que o individuo apresenta, naquele momento, do ambiente ao se redor. Geralmente classificado entre grau de vigília (ativo, com boa percepção) ou grau de coma (inativo, nível de percepção defasado- varia de 1 a 4, sendo 4 o menos consciente).
Quais são os 4 elementos que servem como parâmetro para nível de consciência? Perceptividade, reatividade, deglutição e reflexos.
O que se avalia de fala e linguagem? Avalia-se a forma da fala, se é fluida, se há dificuldade, se há algum distúrbio, tais como: disfonia (alteração de timbre); dislalia (troca de letras); disartria (alteração no ato de falar, muscular, cerebral, etc); disfasia (dificuldade de elaborar a fala); disgrafia e dislexia.
O que é e como se avalia o estado de hidratação? Como o nome já diz, avalia o nível de hidratação do indivíduo, o que é feito a partir de: alteração de peso, alterações em pele quanto à umidade, elasticidade; alterações oculares, nas mucosas, e em fontanelas (em crianças).
Como seria a avaliação da hidratação de uma pessoa com bom estado geral? Pele rósea, com boa elasticidade e grau leve de umidade, mucosas úmidas, sem alterações oculares ou perdas abruptas de peso.
O que é e como se caracteriza a desidratação? Diminuição da concentração de água e eletrólitos nos indivíduos. Caracteriza-se por: sede, perda de peso, pele seca, com elasticidade e turgor diminuídos, mucosas secas, olhos fundos e hipotônicos, estado geral comprometido, oligúria, etc.
O que é e como se avalia o estado de nutrição? avaliado a partir de peso, musculatura, panículo adiposo, desenvolvimento físico, estado geral, pelos e olhos; demonstra a nutrição do paciente; se ele se alimenta, se está saudável.
Caracterize a desnutrição e seus tipos. Desnutrição: estado geral ruim, pela, pelos e olhos secos. Relaciona-se a falta de alimentos ou a falta de qualidade dos alimentos (ex. Kwaishiokor). No inicio da vida, qualquer tipo de desnutrição pode afetar o DNPM- desenvolvimento neuropsicomotor. Pode ser classificado em: -desnutrição ou hiponutrição: desvio nutritivo geral, qualquer que seja a etiologia; -subnutrição: déficit calóricocom deficiência de substancias; -Má nutrição proteica: carência proeminente de proteínas no organismo. -obesidade: excesso de tecido adiposo no organismo
O que é e como se avalia o desenvolvimento físico? requer um estudo antropométrico rigoroso. Leva em consideração: idade, sexo, altura e estrutura corporal. Pode ser enquadrado em: desenvolvimento normal, hipodesenvolvimento, hábito grácil (constituição corporal frágil e delgada, ossos finos musculatura pouco desenvolvida, altura e peso abaixo dos níveis habituais); infantilismo (persistência anormal de características infantis na idade adulta).
O que é e como se analisa as fácies? Conjunto de dados exibidos na face do paciente. São traços que passam a ser presentes em um indivíduo por conta de sua patologia. Traços anatômicos + expressão fisionômica Analisa-se principalmente: olhos, nariz, formato do rosto e posição da boca.
Exemplifique as fácies Hipocrática; renal; leonina; adenoideana; parkinsoniana; basedowiana; mixedematosa; acromegálica; de lua cheia; esclerodérmica; mongolóide, etc.
O que é atitude e como se classifica. são posições adotadas pelo paciente, em leito ou fora dele, por comorbidade, hábito ou com o objetivo de conseguir alívio para algum sintoma. Pode ser típica ou atípica (voluntária ou involuntária).
O que são as atitudes atípicas? São quaisquer posições adotadas pelo paciente, sem relação direta com seu quadro.
o que são as posições típicas? São posições caracteristicas adotadas pelo paciente com o intuito de aliviar algum sintoma. Pode ser voluntária (ortopneia; genupeitoral, cócoras e parkinsoniana + decúbitos) ou involuntária (ortótono, opistótono, emprostótono, pleurostótono, torcicolo, em gatilho, mão pendula de paralisia radial).
O que se analisa em pele e fâneros? Em pele: observar coloração, turgor, elasticidade, textura, temperatura, lesões. Fâneros: anexos de pele: cabelos unhas e pelos. Cabelos: implantação, distribuição, quantidade, coloração, brilho, espessura. Pelos: distribuição, espessura, implantação e quantidade (ex. hisurtismo). Unhas: forma, modo e ângulo de implantação, espessura, superfície, brilho e coloração.
O que se avalia na musculatura? Avaliação de troficidade e tonicidade muscular. Troficidade: massa do próprio músculo. Musculatura: normal, hipertrófica ou hipotrófica. Tonicidade: estado de semicontração própria. Tônus: normal, hipertonicidade /rigidez; hipotonicidade/flacidez.
O que e como se avalia nos linfonodos. linfonodos: grupos linfáticos superficiais. Analisar linfonodos de cabeça, pescoço, axilas, regiões inguinais. Examinar: consistência, dor, mobilidade, aderência aos planos profundos. A partir de palpação.
Qual o principal fator patológico de um linfonodo ? Linfonodos endurecidos. Obs: nem todo linfonodo saliente (não saudável) é patológico.
O que se observa acerca dos vasos superficiais? observar circulação colateral*, presença de circuito venoso, visível ao exame e determinar localização. *presença de circuito venoso anormal visível ao exame.
O que se avaliar acerca de edemas? Excesso de líquido acumulado no espaço intersticial ou no interior das células. São de interesse do exame físico geral os edemas cutâneos.
O que é e quais são os biotipos? Conjunto de características morfológicas apresentadas pelo indivíduo. Longilíneo ou ectomorfo: ângulo de sharpey menor que 90 graus, pescoço alongado, braços alongados, tórax afinado e chato. Mediolíneo ou mesomorfo: ângulo S. igual a 90 graus. Pescoço e braços normais. Brevelíneo ou endomorfo: tórax alargado e volumoso, membros curtos em relação ao tronco. Ângulo S. maior que 90 graus.
Quais são os sinais vitais avaliados no EFG? Frequências respiratória e cardíaca; temperatura; Pressão arterial.
Como seria um EFG de uma pessoa que está normal? Paciente BEG (bom estado geral), vígil, orientado no tempo e espaço, ativo no leito, sem decúbito preferencial, fáceis atípica, normocorado, acianótico, anictérico, perfundido, hidratado, nutrido, sem linfonodomegalias, pulsos presentes e simétricos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas