Movimentos da Terra

Description

Vestibular Geografia Flashcards on Movimentos da Terra, created by Jamilly Forte on 18/11/2023.
Jamilly Forte
Flashcards by Jamilly Forte, updated 5 months ago More Less
Marina Ribeiro Carreira
Created by Marina Ribeiro Carreira about 2 years ago
Jamilly Forte
Copied by Jamilly Forte 5 months ago
0
0

Resource summary

Question Answer
O que é o movimento de rotação? O movimento de rotação é aquele em que a Terra gira no sentido anti-horário (oeste-leste), em seu próprio eixo imaginário, com duração de 24 horas.
O movimento de rotação é responsável pelo o que? Esse movimento é responsável pela alternância entre dia e noite e pela distribuição da insolação pelo planeta.
O que é o movimento de translação? É o movimento elíptico que o planeta Terra realiza em torno do Sol, com duração aproximada de 365 dias e 6 horas.
O movimento de translação é responsável pelo o que? O movimento de translação determina os anos, e é responsável pelas 4 estações do ano, que ocorrem em razão das diferentes localizações da Terra no espaço.
O que são solstícios? Solstícios é o fenômeno que ocorre graças ao movimento de translação onde o planeta está em sua inclinação máxima e um dos hemisférios recebe maior incidência de luz solar.
Quais são os dois tipos de solstícios? Os dois tipos se solstícios são o de verão e de inverno.
Disserte sobre o solstício de verão. Nos solstícios, o hemisfério que recebe maior incidência de raios solares é o que entra no verão (solstício de verão). No dia em que acontece o solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano.
Disserte sobre o solstício de inverno. O hemisfério que recebe menor incidência de raios solares é o que entra no inverno (solstício de inverno). No dia em que acontece o solstício de inverno ocorre a noite mais longa do ano.
O que são os equinócios? Equinócios são o fenômeno em que o Sol incide sobre a linha do equador (na linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios) de modo que nenhum dos hemisférios recebe mais ou menos Sol, como acontece nos solstícios.A palavra equinócio vem do latim e significa “noite igual ao dia”.
Quais são os dois tipos de equinócios? Os dois tipos de equinócios são: o equinócio de outono e de primavera.
Disserte sobre o equinócio de outono. O equinócio de outono marca o início da estação no mês de março no Hemisfério Sul, a noite e o dia têm a mesma duração.
Disserte sobre o equinócio de primavera. No equinócio de primavera, que ocorre no mês de setembro para o Hemisfério Sul, a noite e o dia têm a mesma duração.
Quais são as datas dos solstícios e dos equinócios? Equinócio de outono: 20 ou 21 de março Solstício de inverno: 20 ou 21 de junho Equinócio de primavera: 22 ou 23 de setembro Solstício de verão: 21 ou 22 de dezembro
Quando ocorrem as estações do ano nos hemisférios norte e sul?
Disserte sobre o movimento das mares. Os movimentos das marés são as alterações cíclicas do nível das águas do mar, as quais ocorrem devido à junção de forças tanto da atração mútua Lua-Terra (O ciclo lunar também influencia nos valores das marés) e do Sol (independendo da distância) quanto dos movimentos de rotação terrestre. O efeito das marés que se traduz no movimento de subida e descida das águas também tem influência local e não ocorre exatamente da mesma maneira em todos os lugares.
Disserte sobre os dois tipos de periodicidades de mares Existem dois tipos de periodicidades de marés mais comuns: a semidiurna, que conta com dois ciclos, duas marés altas e duas baixas no mesmo dia; e também a periodicidade diurna, em que existe apenas um ciclo de alta e de baixa. Existe também uma periodicidade pouco comum, que é de ciclos mistos, em que, por dia, ocorre um ou dois ciclos em horários e frequências desiguais.
No que os movimentos da Terra podem afetar? Na habitação, na saúde, na agricultura, na pesca e na navegação.
Afélio Terra mais distante do sol
Periélio Terra mais próxima ao sol
Quais são os paralelos notáveis? Círculo polar ártico Trópico de câncer Equador Trópico de capricórnio Círculo polar antártico
Sucessão dos solstícios e equinócios 23 graus e 27 min é a inclinação do eixo da Terra E a posição dos trópicos de câncer e capricórnio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo