Flashcards
Músculos e espaços relevantes do braço

Cards in this deck (21)
- 1Quais são os músculos toracoapendiculares?São músculos que estão na camada extrínseca do dorso porém participam da movimentação do membro superior > trapézio, latissimo do dorso, romboides, levantador da escapula, supra espinal, infra espinal, redondo menor e redondo maior. Já anteriormente teremos os músculos peitoral maior e menor, subclávio e subescapular.
- 2—A fáscia clavipeitoral (na cor azul), que reveste o m. subclávio e m. peitoral menor (entre esses músculos, ela é chamada de membrana costocoracoide porque segue da região de costelas até o processo coracoide) consiste em uma continuação da fáscia cervical pré traqueal. Temos também a fáscia peitoral , que reveste o músculo peitoral maior. Inferiormente ao m. peitoral menor encontra-se a fáscia da axila . Todas essas fáscias delimitam a parede axilar.

- 3Músculos do MSAnteriormente possuímos o bíceps braquial, coracobraquial, braquial e o compartimento posterior com o tríceps braquial (profundamente temos ainda o ancôneo). Antebraço anteriormente > origem no epicôndilo medial: camada superficial (provador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo e flexor ulnar do carpo), intermédia (flexor superficial dos dedos), profunda (fleor profundo dos dedos, flexor longo do polegar e provador quadrado). Observar que o compartimento anterior é flexor.
- 4Parte doisNo compartimento posterior do antebraço, também chamado de extensor, temos mais lateralmente o braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, depois extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo e extensor ulnar do carpo. Mais internamente teremos o supinador, e de lateral a medial temos: abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar, extensor longo do polegar e extensor do indicador. Nas mãos teremos os músculos interosseos, lumbricais, adutor do polegar, abdutor curto do polegar, flexor curto do polegar, abdutor do dedo mínimo e flexor curto do dedo mínimo. Além do palmar curto que é mais superficial
- 5—A imagem destaca algumas regiões de importância anatômica clínica. Em azul temos o espaço triangular: teto= redondo menor, assoalho = redondo maior e limite lateral = cabeça longa do tríceps (cruza entre os redondos) > contém a artéria circunflexa da escapula.

- 6Círculoe em brancoEspaço quadrangular > mais lateral em relação ao triangular, tem como limites superior o músculo redondo menor , inferior o redondo maior , medial a cabeça longa do tríceps braquia l e lateralmente o úmero > local de passagem para o nervo axilar e a artéria circunflexa posterior do úmero
- 7Espaço em verdeIntervalo triangular > também denominado hiato do tríceps braquial , por sua vez, é delimitado medialmente pela cabeça longa do tríceps braquial , lateralmente pela cabeça lateral do tríceps braquial e superiormente pelo músculo redondo maior > atravessado profundamente pelo nervo radial e artéria braquial profunda (no septo intermuscular lateral abaixo da cabeça média do tríceps)
- 8Forame supra escapularForame formado pela incisura da escapula + ligamento transverso da escapula = por dentro para o nervo supra escapular e por cima a artéria supra escapular
- 9—Trígono clavipeitoral > delimitado medialmente pelo peitoral maior, superiormente pela clavícula e lateralmente pelo deltoide. Superficialmente nele passa a veia cefálica que faz a drenagem superficial dos membros superiores (está por cima da fáscia clavicopeitoral e se inicia no dorso da mão e desemboca na artéria axilar)

- 10AxilaA axila é o espaço piramidal inferior à articulação do ombro e superior à fáscia axilar na junção entre o braço e o tórax, que corresponde à passagem ou “centro de distribuição”, geralmente protegida pelo membro superior aduzido, das estruturas neurovasculares que servem ao membro
superior (MOORE). Ou seja, a axila é a região entre tórax e braço, na parte
inferior do ombro. Fica no dorso dos músculos peitorais, anterior à escápula,
lateral ao tórax e medial ao braço. - 11Limites da axilaLimite anterior : formada pelo músculo peitoral maior, com a fáscia peitoral; peitoral menor com a fáscia clavipeitoral.
Limite posterior : escápula e músculo subescapular
Limite medial : formada pela parede torácica (costelas I a IV e
músculos intercostais) e o músculo serrátil anterior sobrejacente
Limite lateral : sulco intertubercular no úmero - 12Alice da axila e canal cervicoaxilarO ápice da axila é um canal, o canal cervicoaxilar, a passagem entre o pescoço e a axila, limitada pela costela I, clavícula e margem superior da escápula > é a região de passagem de estruturas que vão do pescoço ao braço (estruturas neurovasculares - Artérias, veias, vasos
linfáticos e nervos). - 13Base da axila e fossa axilarA base da axila consiste em pele côncava, tela subcutânea e fáscia da axila (muscular) que se estende do braço até a parede
torácica (aproximadamente no nível da costela IV) e forma a fossa axilar > concavidade que sentimos na axila.
A base da axila e a fossa axilar são limitadas pelas pregas axilares
anterior (peitoral maior e menor) e posterior (latissimo e redondo maior) , parede torácica e face média do braço. O seu assoalho são a pele a fáscia citadas, enquanto sua abertura = abertura cervicoaxilar - 14—Fossa cubital > depressao que sentimos na região anterior do antebraço > superiomente delimitada por uma linha imaginária entre os epicôndilos lateral e medial do úmero, lateralmente pelo braquiorradial e medialmente pelo provador redondo.

- 15Túnel cubital e ulnarSe localiza entre o olécrano da ulna e entre o epicôndilo medial > passagem do nervo ulnar e da artéria colateral ulnar superior. Há também o túnel ulnar no punho também relacionado ao nervo ulnar (+ medial) e arterial ulnar > entre o flexor ulnar do carpo e os flexores dos dedos (superficial ou profundo) e é mais superficial. Obs ele é uma faixa de tecido
fibroso do retináculo dos músculos flexores que transpõe o sulco para formar o pequeno túnel ulnar. - 16—Tunel radial > na vista anterior, é o pequeno espaço próximo à cabeça do rádio, por onde passa o ramo profundo do nervo radial, o interósseo posterior . Está
na parte proximal da fossa cubital. Obs canal supinador > É o local por onde o nervo interósseo posterior cruza (atravessa) o músculo supinador . Alterações no músculo supinador que atinjam esse canal comprometem a função do nervo em questão.
- 17Tabaqueira anatômicaÉ o espaço triangular à frente do osso escafóide , que é delimitado por tendões de dois músculos extensores, o extensor longo e o extensor curto do polegar . Por ela, passa o ramo dorsal da artéria radial . É um ramo superficial e relativamente calibroso. Nela, passa também o ramo dorsal do nervo radial- seu componente superficial é apenas sensitivo.
- 18Túnel do carpoFormado pelo retináculo dos flexores . É onde se localiza o nervo mediano , que tem passagem profunda a essa região (o nervo passa no interior do túnel). O nervo mediano é encontrado entre os músculos flexor radial do carpo e palmar longo . Essa informação é importante para entendermos clínicas que decorrem da compressão, por parte do retináculo, desse nervo, gerando a síndrome do carpo . A síndrome do túnel do carpo pode ser aliviada com o feito de uma cirurgia que secciona o retináculo liberando a compressão, caso fisioterapia e terapia medicamentosa não funcionem.
- 19Síndrome do túnel do carpoA síndrome do túnel do carpo é causada por qualquer lesão que reduza
significativamente o tamanho do túnel do carpo ou, na maioria das vezes, aumente o tamanho de algumas das nove estruturas, ou de seus revestimentos, que o atravessam (p. ex., inflamação das bainhas sinoviais). A retenção hídrica, a infecção e o excesso de exercício com os dedos podem
causar edema dos tendões ou de suas bainhas sinoviais. - 20SintomasPode haver parestesia (formigamento), hipoestesia (diminuição da sensibilidade) ou anestesia (ausência de sensibilidade) nos três dedos e meio laterais. O ramo
cutâneo palmar do nervo mediano tem origem proximal e não atravessa o túnel
do carpo; assim, não é afetada a sensibilidade na região central da palma.
Indivíduos com STC são incapazes de opor seus polegares. - 21Síndrome do túnel ulnarA síndrome do túnel ulnar causa hipoestesia no dedo mínimo e metade medial do dedo anular e fraqueza dos músculos intrínsecos da mão. Pode haver deformidade “em garra” dos dedos anular e mínimo (hiperextensão na articulação metacarpofalângica com flexão na articulação interfalângica proximal), mas — ao contrário da lesão proximal do nervo ulnar — a capacidade de fletir não é afetada e não há desvio radial da mão.
Information
- Description
- 2º ano Anatomia Topografica (Membro Superior) Flashcards on Músculos e espaços relevantes do braço, created by Ana Borges on 13/09/2025.
- Created by
- Ana Borges
- Views
- 1
- Rating