Origem e Evolução Legislativa no Brasil

Description

1ª parte da Origem e Evolução Legislativa no Brasil, trazendo a evolução da previdência social no Brasil durante os anos.
cleberlim18
Flashcards by cleberlim18, updated more than 1 year ago
cleberlim18
Created by cleberlim18 over 8 years ago
35
0

Resource summary

Question Answer
1.1 Origem e Evolução Legislativa no Brasil Lei Eloy Chaves, CAPs, IAPs, Asistencia aos trabalhadores rurais (FUNRURAL e PRORURAL), INPS, novos beneficios previdenciarios, SINPAS e INSS.
A Lei Eloy Chaves é o marco inicial da previdencial social, mas é o primeiro documento sobre a mesma? O que instituía essa lei? 1. A Lei Eloy Chaves é considerada o marco inicial da Previdencial Social (PS) devido a estrutura de previdência que ela trouxe, mas não foi o primeiro diploma legal sobre a PS, já haviam outros decretos e leis que instituíam benefícios de aposentadorias e pensões para algumas classes. Ex: professores. 2. A Lei Eloy Chaves instituía as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs), inicialmente para os empregados ferroviários e depois para outros tipos de empregados que habitavam as cidades.
Administração das CAPs Os empregadores eram os responsáveis pela administração das CAPs. Já o estado apenas estabelecia regras de funcionamento, não tinha um poder de administração estatal das CAPs, isso só ocorreu após o surgimento dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs)
Organização das CAPs As CAPs eram organizadas por "Empresas"
IAPs como surgiram e como eram organizadas? Os IAPs surgiram da unificação das CAPs e eram organizadas a partir das categorias profissionais e era administrada pelo estado (administração estatal) e não mais pelos empregadores.
Qual a relação entre o Fundo de Assistencia ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) e o Programa de Assistencia ao Trabalhador Rural (PRORURAL)? O FUNRURAL foi criado com intuito de proteção social na área rural. Anos mais tarde foi criado o PRORURAL que garantia ao trabalhador rural direito a benefícios (aposentadoria, pensões, auxilio funeral, etc) que antes foram negados nas CAPs e nos IAPs que abrangiam apenas trabalhadores residentes nas cidades. Após a criação do PRORURAL, o FUNRURAL tornou-se autarquia e ficou responsável por administrar o PRORURAL.
Surgimento do INPS, do que tratava o mesmo? O INPS surgiu em 1967 e houve a unificação dos IAPs. O INPS só entrou em vigor dois meses após sua publicação. O INPS era responsável pela concessão e manutenção dos benefícios.
Novos benefícios previdenciários 1. Salário-familia; 2. Inclusão dos empregados domésticos como segurados obrigatórios da previdência social. 3. inclusão do salário-maternidade como parte dos benefícios da previdência. 4. criação de amparo previdenciário a pessoas com idade acima de 70 anos e inválidos. 5. estabelecimento de contagem de tempo de serviço em relação ao serviço publico federal e atividade privada para efeito de aposentadoria.
Sistema Nacional de Previdencia e assistencia Social - SINPAS - objetivos O SINPAS tinha como objetivo a integração das atividades da Previdência Social, Assistência Médica e da Assistência Social, tendo 7 entidades ligadas a ele.
Entidades/Órgãos ligados ao SINPAS INPS, IAPAS, INAMPS, LBA, FUNABEM, DATAPREV e CEME eram as 7 entidades agregadas ao SINPAS. O INAMPS, LBA, FUNABEM e CEME foram extintos, o INPS e o IAPAS se fundiram e formaram o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o DATAPREV continua funcionando, é um sistema de dados da Previdência Social e o único órgão agregado ao SINPAS que ainda existe.
INSS - Criação O INSS foi criado pela Lei 8.029/90 e surgiu da fusão do IAPAS com INPS e se tornou uma autarquia federal que era vinculada ao Ministerio do Trabalho e Previdencia Social (MTPS).
Revisões Criado em (20/01/16) Revisão 1: Revisão 2: .
Show full summary Hide full summary

Similar

Seguridade Social e o PAS
Clara Fonseca
Previdência X Seguridade
André Cavallini
Direito Previdenciário
Taty Tesch
Seguridade Social 3 - Organização e Princípios Constitucionais
André Cavallini
Seguridade Social 2 - Conceituação
André Cavallini
Seguridade Social 1 - Evolução no Brasil
André Cavallini
Seguridade Social 4 - Financiamento
André Cavallini
Constituição Federal - Seguridade Social - Artigo 194
André Cavallini
Constituição Federal - Seguridade Social - Artigo 195 - Parte 1 de 2
André Cavallini
CF - Saúde - Artigos 196 e 197
André Cavallini
Seguridade Social / Direito Previdenciário
JAQUELINE MACHADO SANTOS