Direito Internacional Privado

Description

Direito Internacional Privado
elianasafira
Flashcards by elianasafira, updated more than 1 year ago
elianasafira
Created by elianasafira over 10 years ago
426
13

Resource summary

Question Answer
Direito internacional Há dois tipos de direito internacional privado a norma indicativa direta, e a norma conceitual ou qualificadora.
A norma indicativa é aquela prevista em duas partes objeto de conexão e elemento de conexão. O objeto de conexão é aquela parte do caput do artigo que estabelece diante de que direito o sujeito se encontra. Já o elemento de conexão é aquele que indica qual direito deve ser aplicável.
Art 8º "Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes aplicar-se-á a lei do país onde estiverem situados." Art 9º " Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país que se constituírem."
Elementos de conexão - Direito de família - Bens e Obrigações
Art 7º LINDB " REALIZANDO-SE O CASAMENTO NO BRASIL, SERÁ APLICADA A LEI BRASILEIRA QUANTO AOS IMPEDIMENTOS E AS FORMALIDADES DA CELEBRAÇÃO" ART 7 LINDB - 2 " o casamento de estrangeiros poderá celebrar-se perante autoridades diplomáticas ou consulares do país de ambos os nubentes."
3º Tendo os nubentes domícilio diverso, regerá os casos de invalidade dom matrimonio a lei do primeiro domicílio conjugal. 4º O regime de bens, legal ou convencional, obedece a lei do país em que tiverem os nubentes domícilio, e se este for diverso a do primeiro domicílio conjugal."
Art 5º O estrangeiro casado, que se naturalizar brasileiro, pode, mediante expressa anuência de seu conjugue, requerer ao juíz, no ato da entrega do decreto de naturalização a adoção do regime de comunhão parcial de bens, respeitando-se o direito de terceiros. Art 6º O divorcio realizado no estrangeiro só será reconhecido no Brasil depois de 1 ano da data da sentença, salvo se houver sido antecedida de separação judicial....
O STJ na forma de seu regimento interno, poderá reexaminar, a requerimento do interessado, decisões já proferidas em pedidos de homologação de sentenças estrangeiras de divórcios de brasileiros, a fim de que passem a produzir todos os efeitos legais. ATEnção: ART 8 Quando a pessoa não tiver domicílio, considerar-se-á domiciliada no lugar de sua residência ou naquele em que se encontre.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Internacional Público
victorbrando
Espécies de Agente Público
Gik
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
O que estudar para Exame da Ordem
GoConqr suporte .
PROCESSO DISCIPLINAR
GoConqr suporte .
NA CONSTITUIÇÃO - Princípios Gerais
daniel_cal
Direito Tributário - Revisão
GoConqr suporte .