Fundamentos da Qualidade de Software

Pedro Marcal
Flashcards by Pedro Marcal, updated more than 1 year ago
Pedro Marcal
Created by Pedro Marcal over 5 years ago
25
2

Description

28/02/2016 Gestão da Qualidade Com ênfase Em Bpm (business Process Modeling) Flashcards on Fundamentos da Qualidade de Software, created by Pedro Marcal on 02/19/2016.

Resource summary

Question Answer
Pressman 2006 A garantia da qualidade de software está diretamente relacionada às características de qualidade do processo de desenvolvimento e de seus produtos intermediários, bem como aos esforços de melhoria de processos nas organizações.
Pressman 2006 Além disso, as atividades de garantia da qualidade devem estar presentes ao longo de todo o ciclo de vida de desenvolvimento do software, a fim de assegurar que o projeto, o desenvolvimento e a disponibilização de uma aplicação aconteçam de maneira bem sucedida.
Para isso as Organizações: Definem padrões, processos e procedimentos que devem ser seguidos para assegurar a uniformidade e o controle com relação ao desenvolvimento e à manutenção de software.
Esses Padrões: Podem incluir especificação, documentação, revisões, auditorias, e padrões de Engenharia de Software, que geralmente encontram-se especificados em um plano de garantia da qualidade.
Área de garantia da qualidade Conjunto de atividades sistemáticas que provêm evidência da capacidade do processo de software de desenvolver um produto que atenda aos seus propósitos.
Área de garantia da qualidade Este conjunto de atividade que compõe a área de garantia da qualidade é tratado como atividades de um processo de apoio na implantação de outros processos e na elaboração e avaliação de produtos de trabalho gerados por estes processos.
Qualidade é diferente de perfeição É algo factível, relativo, substancialmente dinâmico e evolutivo, adequando-se ao nível dos objetivos a serem atingidos.
Qualidade é diferente de perfeição Portanto, o mais importante é atingir o nível de qualidade desejado pelos usuários e necessário para o bom funcionamento dos produtos desenvolvidos, utilizando o mínimo de recursos possíveis para não impactar nos projetos
Principal objetivo da garantia da qualidade É assegurar que padrões, procedimentos e políticas utilizados durante o desenvolvimento do software sejam adequados para prover o nível de confiança requerido para o processo ou produto de trabalho.
Principal objetivo da garantia da qualidade Este nível de confiança varia de acordo com os diferentes tipos de usuários dos produtos de software, bem como o grau esperado de adequação do produto aos propósitos para os quais foi desenvolvido. Usuários diferentes podem ter propósitos diferentes para o desenvolvimento de um mesmo produto.
Qualidade de Software Assim como a qualidade ligada a outros produtos, está relacionada diretamente com as opiniões das pessoas, que neste caso, são representadas pelos clientes, usuários e envolvidos com o projeto de software.
Definições de Qualidade de Software -IEEE 610.12 (1990) -ISO/IEC 9126 (1991) -Rocha et al (2001) -Pressman (2006)
De acordo com o glossário padrão de terminologia em Engenharia de Software do IEEE 610.12 (1990) qualidade pode ser definida como o grau no qual um sistema, componente, ou processo atende aos requisitos especificados e às necessidades ou expectativas do cliente ou usuário.
A norma ISO/IEC 9126 (1991) define qualidade como a totalidade de funcionalidades e características de um produto ou serviço que atendem à sua capacidade de satisfazer necessidades específicas ou implícitas. Além disso, esta norma ainda define uma lista de características de qualidade que um produto de software deve atender, como funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade
No contexto de desenvolvimento de software, Rocha et al (2001) definem qualidade como um conjunto de características a serem satisfeitas em um determinado grau, de modo que o produto de software atenda às necessidades explícitas e implícitas de seus usuários
de acordo com Pressman (2006) Qualidade é a conformidade com requerimentos e com características implícitas que são esperadas de software profissionalmente desenvolvido.
Características para a qualidade de software a) Está fortemente relacionada à conformidade com os requisitos; b) Caracteriza o grau de satisfação do cliente; c) Não é responsabilidade de apenas uma área da empresa, e sim de todos; d) Deve estar presente desde o planejamento do software.
A qualidade deve satisfazer um conjunto de diferentes pontos de vista Usuário Valor Entrega
A qualidade do ponto de vista do Usuário Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos... Qualidade é a adequação ao uso...
A qualidade do ponto de vista do Valor Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável e o controle da variabilidade a um custo aceitável.
A qualidade do ponto de vista de Entrega Um produto ou serviço produzido de acordo com as especificações, com custo competitivo, mas entregue fora do prazo, pode ser considerado de qualidade?
Qualidade de processo É a rigorosa especificação dos processos que serão realizados na produção de um bem ou serviço, incluindo as faixas de tolerância desejadas em relação aos resultados.
Qualidade de processo objetivo Procura identificar a má qualidade o quanto antes, o que é feito pelo controle da conformidade à especificação, e corrigir o problema, evitando que continue o desperdício até o fim. Para garantir a conformidade à especificação ao longo do processo é necessário especificar como executar atividades e seus resultados e controlar sistematicamente todo esse processo que irá atingir a qualidade
Definição de qualidade como adequação ao uso Com o conceito de adequação ao uso, explicita-se que o produto deve cumprir as funções básicas que resolvem os problemas do cliente e, ao mesmo tempo, atender às características básicas como nível de desempenho, durabilidade, pouca manutenção e facilidade de uso, entre outras.
Perguntas que realçam essa perspectiva e apontam as consequências para os processos de produção Quem são os clientes visados? O que desejam e necessitam? O que tais necessidades significam para os produtos e processos? Quais características devem ter um produto/serviço para satisfazê-las? Como fabricar esse produto ou prestar esse serviço?
Qualidade Total é garantir qualidade em cada atividade realizada no processo de produção e evitar erros, de modo a produzir certo da primeira vez e até eliminar a necessidade de inspeções
Qualidade total princípios Estão fundamentados na Administração Científica de Frederick Taylor (1856-1915), no Controle Estatístico de Processos de Walter A. Shewhart (1891-1967) e na Administração por Objetivos de Peter Drucker (1909-2005). Seus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra Mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundidos nos países ocidentais a partir da década de 1970
Círculos de Controle da Qualidade- TQM - Total Quality Management ou Gerenciamento da Qualidade Total
Qualidade Total é a preocupação com a qualidade em todas as atividades da empresa, buscando sistematicamente o nível “zero defeito”, através da melhoria contínua dos processos de produção.
Os quatro elementos chave do TQM
Customer Focus - Foco do Cliente o objetivo é atingir a satisfação total do cliente. O foco do cliente inclui o estudo das necessidades e vontades do cliente, coleta de requisitos do cliente e a medição e gerenciamento da satisfação do cliente.
Process Improvement - Melhoria de Processo o objetivo é reduzir as variações de processo e atingir a melhoria da qualidade contínua. Este elemento inclui ambos os processos de negócio e o processo de desenvolvimento do produto. Através da melhoria de processo, a qualidade do produto será reforçada.
Human Side of Quality - Lado Humano da Qualidade o objetivo é criar a cultura de qualidade por toda a empresa. As áreas de foco incluem liderança, apoio da alta gerência, participação total de todos os colaboradores da empresa e outros fatores humanos, como sociais e psicológicos
Metrics, Models, Measurement and Analysis - Métricas, Modelos, Medições e Análises o objetivo é direcionar a melhoria contínua em todos os parâmetros da qualidade por um sistema de medição orientado a metas.
Organização Moderna - qualidade significa simultaneamente adequação ao uso, conformidade às especificações e qualidade total no processo.
Desenvolvimento do produto O processo de gerar as especificações de um produto. Por meio desse processo, necessidades e desejos do cliente, muitas vezes denominados requisitos, são transformados em especificações do produto e do processo
Impacto do projeto do produto sobre a qualidade e os custos do produto é comum entre especialistas avaliar que 60% a 80% dos custos unitários e da qualidade final do produto são estabelecidos no projeto, sobrando o restante para o processo de melhoria contínua.
As organizações têm de produzir produtos e serviços de qualidade Não mais como uma estratégia de diferenciação de mercado, mas como uma condição de preexistência.
Qualidade de produto evolução - Inspeção - uniformidade Num primeiro momento, era vista fundamentalmente sob a ótica da inspeção, na qual, através de instrumentos de medição, tentava-se alcançar a uniformidade do produto.
Qualidade de produto evolução - controle Posteriormente, passou-se a buscar, através de instrumentos e técnicas estatísticas conseguir um controle estatístico da qualidade.
Qualidade de produto evolução - acompanhar todo processo Numa etapa posterior, o movimento da qualidade foi mais na direção de se encontrar instrumentos que visassem assegurar a sua própria garantia Para isso, todo o processo produtivo passou a ser coordenado, desde o projeto do produto até a sua chegada ao mercado consumidor.
Qualidade de produto evolução - gerenciamento estratégico da qualidade a preocupação maior é poder concorrer num determinado mercado, buscando-se não só satisfazer as necessidades do consumidor, mas também a do próprio mercado. Utilizando planejamento estratégico, todos na empresa passam a ter a oportunidade de serem também agentes da qualidade.
Qualidade de produto - definição é a rigorosa definição das características relevantes do produto, estabelecendo os atributos e as variáveis que deve conter, cuja dimensão deve ser assegurada. A especificação é o documento que formalizará essas definições.
Conformidade de um produto à sua especificação - Formas 1) Uma é a inspeção final rigorosa que segrega os produtos sem qualidade. - Custo alto. 2) A outra possibilidade é introduzir a qualidade ao longo do processo produtivo, desde a verificação da conformidade dos insumos até suas especificações, evitando a cada fase a má qualidade
O Ideal qualidade de produto seja aplicada em conjunto com a qualidade de processo. Exemplo : ISO
Qualidade e o ciclo de vida do produto- Conceito A qualidade final de um produto resulta de um conjunto de características imputadas a ele ao longo de todo o seu ciclo de vida, que envolve as fases de concepção, projeto, produção, distribuição e consumo do produto.
Qualidade x fases do ciclo de vida do produto Qualidade de projeto Qualidade de serviços Qualidade de uso
Qualidade de projeto refere-se ao grau em que o produto, através de sua concepção e especificações, atende às características de qualidade desejadas pelo consumidor. A qualidade de conformação seria o grau em que o bem é produzido em conformidade com as especificações estabelecidas pelo projeto
Qualidade de serviços diz respeito às facilidades disponíveis para se assegurar a continuidade do produto em operação durante a etapa de seu consumo. Estas facilidades seriam assistência técnica, manutenção, orientação quanto ao uso do produto, etc
Qualidade de uso também chamada qualidade final, resulta da soma e interação destas categorias. Pode-se dizer que a qualidade de projeto está associada à qualidade inerente ao próprio produto, enquanto a qualidade de conformação está associada aos níveis de qualidade obtidos na produção, ou, em sentido inverso, aos níveis de defeituosos.
Processo de desenvolvimento de produtos importante que se promova o trabalho em equipe de forma concorrente, simultânea e colaborativa, reduzindo o ciclo de desenvolvimento do produto.
produto/serviço x estratégia organizacional Através da disseminação de poderes e responsabilidades aos indivíduos e às equipes, e da visibilidade plena de cada passo por trás do ciclo de vida, garante-se que o propósito do produto/serviço seja mantido e esteja alinhado à estratégia organizacional.
Ciclo de vida do produto e seus pontos importantes Criação Crescimento Maturidade Declínio
Crescimento e Maturidade= ações de melhorias requer ações permanentes de melhorias na qualidade, produtividade e custos, bem como para resolver os problemas que vão surgindo na produção, comercialização e distribuição do produto. Pela inovação a empresa se diferencia de seus concorrentes e pela melhoria contínua, ela pode prolongar e ampliar suas vantagens competitivas
Maturidade das organizações quanto à qualidade de software Organização Imatura e Organização Madura
Organização Imatura = decisões -Processos de software improvisados pelos participantes durante o curso do projeto. -Mesmo que um processo de software tenha sido especificado ele não é seguido.
Organização Madura= decisões -Atividades planejadas de acordo com o processo existente. -Processo disciplinado é consistentemente seguido porque os participantes entendem o seu valor e existe a infraestrutura necessária para suportá-lo.
Organização Imatura = decisões -Gerentes focados em resolver problemas imediatos -Cronogramas e orçamentos estourados e não baseados em estimativas realistas.
Organização Madura= decisões -Gerentes monitoram a qualidade do produto e do processo. -Cronogramas e orçamentos baseados em dados históricos e realísticos.
Organização Imatura = decisões -Quando prazos não realísticos são impostos à equipe de desenvolvimento, a qualidade e funcionalidade do produto saem comprometidas. -Não há base para julgar a qualidade do produto ou para resolver problemas no processo ou produto.
Organização Madura= decisões -Processo definido atualizado quando necessário. As melhorias são descobertas através de testes pilotos controlados e da análise da relação custo/benefício. -Base quantitativa para julgar qualidade e para analisar problemas com o produto ou processo.
Organização Imatura = decisões -Qualidade do produto imprevisível. -Atividades que visam garantir a qualidade dos produtos (revisões e testes) são eliminadas quando o projeto está atrasado.
Organização Madura= decisões -Capacidade de gerenciar o desenvolvimento e manutenção dos processos e projetos. -Papéis e responsabilidades estão claros dentro da organização.
Garantia da Qualidade (Quality Assurance) - Definição como o conjunto de atividades de apoio para fornecer confiança de que os processos estão estabelecidos e são continuamente melhorados para produzir produtos que atendam as especificações e que sejam adequados para o uso pretendido.
Garantir a qualidade consiste em obter a qualidade tanto do processo (métricas) quanto do produto (verificação e validação).
Exemplo : ISO 9000= auditorias, inspeções formais, testes, revisões Processo: auditorias, relatos, avaliações, análise estatísticas Produto: revisões, inspeção formal e testes
Controle da Qualidade (Quality Control) #(diferente) Garantia da Qualidade (Quality Assurance) têm propósitos totalmente diferentes- vejamos a seguir
Garantia da Qualidade a) Garante que o processo é definido e apropriado. b) Metodologia e padrões de desenvolvimento são exemplos de garantia da qualidade. c) É orientada a processo. d) É orientada à prevenção.
Controle da Qualidade a) As atividades focam na descoberta de defeitos em itens específicos. b) Um exemplo de controle da qualidade poderia ser: “Os requisitos definidos são os requisitos certos?”. c) É orientado a produto. d) É orientado à detecção.
Garantia da Qualidade e) Foco em monitoração e melhoria de processo. f) As atividades são focadas no inicio das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software. g) Garante que você está fazendo as coisas certas e da maneira correta.
Controle da Qualidade e) Inspeções e garantia de que o produto de trabalho atenda aos requisitos especificados. f) As atividades são focadas no final das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software. g) Garante que os resultados do seu trabalho são os esperados conforme requisitos.
teste de software é uma das atividades de controle da qualidade. é orientado a produto e está dentro do domínio do controle da qualidade
Show full summary Hide full summary

Similar

Fluxograma de testes da Qualidade
Fernando Lopes
Sistema Kaizen
Amanda Alves4136
Gestão de qualidade
Adriana Machado de Oliveira
Instumentos de qualidade total
Adriana Machado de Oliveira
Gestão da Qualidade
vitorbross
Teste - Estudo online 01 - Projeto de Software
Profa. Juliana Bessa
Simulado CTFL-AT (Tradução do simulado do ISTQB)
Eric Vieira
Qualidade do Processo de Software
Welington Mothe de Oliveira
Sistema Kaizen - Henrique
henrique_menezes