Recursos minerais e combustíveis fósseis

Description

Flashcards on Recursos minerais e combustíveis fósseis, created by Sara Matsunaga on 19/02/2016.
Sara  Matsunaga
Flashcards by Sara Matsunaga, updated more than 1 year ago
Sara  Matsunaga
Created by Sara Matsunaga about 8 years ago
51
2

Resource summary

Question Answer
RECURSOS NATURAIS IN NATURA Produtos que não passaram por um processo industrial, são classificados em: minerais(sal e carvão), hídricos(peixes e água), energéticos e biológicos.
Substâncias Inorgânicas Substâncias que podem ser exploradas a nível economicamente sob forma de matéria-prima: ferro e ouro
Recursos energéticos Neste grupo estão incluídos os combustíveis fosseis: carvão mineral, petróleo
Recursos naturais renováveis Aqueles que utilizados pelo ser humano, estão novamente disponíveis em pouco tempo. Ex: peixes, frutos e sementes
Recursos naturais não renováveis Uma vez esgotados, nunca mais ficarão disponíveis. Ex: petróleo e gás natural
Processo de renovação processo
Minerais Substancias sólidas, de origem inorgânica que apresentam uma composição química definida
Propriedades dos minerais Brilho: propriedade que classifica os minerais em metálicos e não metálicos. Magnetismo: quando um mineral é atraído por um campo magnético.
Minérios Chamados assim quando os minerais são explorados a nível economicamente.
Minerais metálicos Apresentam metal em sua composição físico-química, são bons condutores de calor, sua principal característica visual é o brilho que reflete até 75% da luz. Ex: alumínio e ouro.
Minerais não metálicos São minerais desprovidos de metal. São utilizados na construção civil (areia e calcário), na cerâmica (tijolos e louças)
Produtos utilizados durante o dia a dia fabricados a partir de substâncias minerais Higiene pessoal: água e pasta de dente. Transporte: diesel, gasolina.
Jazidas Depósitos naturais de minerais, quando explorados a nível economicamente são chamados de minas.
dureza dos minerais 1. talco... 10. diamante
Problemas relacionados a extração mineral As atividades ligadas à extração mineral são responsáveis pela contaminação de rios e solos, pela poluição do ar,entre outros.
problemas nas minas de galerias apresentam risco de saúde aos trabalhadores, pois têm baixa quantidade de oxigênio, há também o risco de desabamento.
Problemas nas minas ao céu aberto Expõem a população do entorno ruídos prejudiciais a saúde auditiva e à poluição do ar.
Problemas nos garimpos o maior problema está relacionado ao mercúrio- metal liquido utilizado na separação das impurezas do ouro, sua presença no solo e nos rios contamina peixes e seres humanos.
Combustíveis fósseis: Carvão Mineral É formado a partir do soterramento de florestas e é originário das bacias sedimentares. Atualmente é a segunda fonte de energia fóssil mais importante.
Combustíveis fósseis:: Petróleo, características e clasificação Características: altamente inflamável, cor varia entre os tons castanho e preto. O petróleo é classificado como recurso natural não renovável.
Petróleo: riscos ambientais Riscos ambientais: por ser menos denso que a água representa uma ameaça ambiental em caso de vazamentos em corpos d'água pois forma uma barreira para a luz solar. Também há grande risco durante o transporte, no caso de vazamento.
Utilização do petróleo na industria O petróleo está presente na composição de vários outros produtos como combustíveis e plásticos.
produtos que substituem o petróleo No Brasil, os programas de energia alternativa foram iniciados em 1970 com o Próalcool e mais recentemente o biodiesel.
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo, tem como objetivo controlar a produção e os preços em escala global. Participam dessa organização Equador, Angola e outros.
Cartel do petróleo Acordo dos países da OPEP que estipula o preço do petróleo, esse acordo faz com que a concorrência seja impedida.
Solo elemento essencial na composição da biosfera, constitui um recurso natural não renovável.
Solos eluviais e aluviais Eluviais: formados por camadas assentadas sobre a rocha matriz. Aluviais: formados por sedimentos arrastados pela ação dos ventos, rios e chuvas, são depositados distantes da rocha matriz.
Horizontes Camadas internas da terra, é rica em nutrientes. vai até a rocha matriz.
Erosão eólica e antrópica Eólica: causada pelo vento Antrópica: causada pelo homem
Como reduzir o efeito da erosão Curvas de nível, um tipo de escada que segura a água da chuva não permitindo que os nutrientes da terra sejam levados. Especialmente utilizado em terrenos com declive de 15 a 45°.
Agrotóxicos Os agrotóxicos e a grande quantidade de particulas presentes nos rios e lagos dificultam o tratamento da água
desertificação norte da África e nordeste do Brasil Arenização: extremo Sul do Brasil Savanização: Amazônia
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography Quiz
PatrickNoonan
Mind Maps Essay Template
linda_riches
Work, Energy & Power: Quiz
alex.examtime9373
Memory Key words
Sammy :P
Devices That Create Tension.
SamRowley
TYPES OF DATA
Elliot O'Leary
Chemistry (C3)
Amy Lashkari
Bay of Pigs Invasion : April 1961
Alina A
Acids and Bases
Sarah Egan
EXAM 1 - ENABLING FEATURES
kristinephil558
Music Therapy - CBMT practice exam #2
Jessica H.