Mente

Description

mente
sofiaandrade97
Flashcards by sofiaandrade97, updated more than 1 year ago
sofiaandrade97
Created by sofiaandrade97 about 8 years ago
14
1

Resource summary

Question Answer
Mente Engloba fenómenos intelectuais e psicológicos. Conjunto dos conteúdos emergentes do cérebro e da sua atividade. Cria os significados que atribuímos ao mundo e à nossa existência.
Mente 2 Permite conhecer, sentir, e agir sobre o mundo no qual se desenrola e se constrói a nossa existência pessoal. Sistema integrador dos processos cognitivos emocionais e conativos.
Pensamento Conduta na qual ideias, imagens, representações mentais ou outros elementos mentais são manipulado. É simbólico e não é diretamente observável. Inseparável da imaginação.
Pensamento 2 Articulação de ideias, imagens, representações mentais. Resulta de processos cognitivos (preceção, memória, aprendizagem), emocionais e conativos (tem por base a motivação e vontade).
Imaginação Aptidão do pensamento para formar e ativar imagens mentais ou representações (imaginação reprodutora) ou construção mental de situações (imaginação criadora).
Imaginação permite: - Produzir imagens de situações que ainda não aconteceram - Formular cenários - Prever resultados - Decidir de acordo com o que parece mais adequado com base nos significados atribuídos a partir de experiências anteriores.
Conceitos A mente representa o mundo através de conceitos. Representações mentais, abstratas e universais de objetos, ideias, eventos ou seres.
Conceitos 2 Organizam-se em redes através de categorias - estabelecem relações entre si. Permite pensar mais rapidamente sobre as coisas e organizam o pensamento. Envolvem muitas vezes ligações hierárquicas.
Bom pensador Velocidade Organização Resolução de prbolemas
Passos de resolução de problemas 1. Identificar o problema 2. Representar o problema 3. Planear uma solução 4. Implementar um plano 5. Avaliar o plano 6. Avaliar a solução
Problemas Muito estruturados - recorremos a estratégias baseadas em algoritmos, alicerçadas em processos de cálculo. Pouco estruturados - recorremos a estratégias baseadas na heurística, de invenção ou descoberta que fornecem um modo eficiente de responder ao prob.
Estratégias baseadas na heurística Procurar analogias usando a experiência do passado. Dividir o problema em pequenas partes, definindo objetivos intermédios que tornam o problema mais fácil de gerir.
Fixidez funcional Não conseguir pensar em funções alternativas às habitualmente associadas aos objetos não conseguindo resolver os problemas.
Dificuldades na resolução de problemas Padrões mentais desajustados Fixidez funcional Limites autoimpostos Desconhecimento Desinteresse/ Pouca motivação
Pensamento divergente Forma de pensamento criativo em que são exploradas várias soluções possíveis. Pensamento criador e inovador. Aumenta o número de soluções. Pode não responder ao problemas. Base para a evolução do pensamento.
Pensamento convergente Forma de pensamento objetivo que produz respostas baseadas na lógica e no conhecimento. Obedece a esquemas rígidos que nos permitem encontrar rapidamente 1 solução. Reduz o nº de opções a 1. Pode condicionar a evolução do conhecimento.
Imaginação Reprodutora - formar e ativar imagens mentais Criadora - construção mental de situações (orientada para o futuro)
Imaginação 2 Ambas as imaginações conjugam-se na nossa capacidade de planear, decidir e prever o futuro.
Autoconceito (quem sou) Visão globalizante do que somos ou pensamos ser, evolvendo traços de personaliddade, imagem corporal, papéis sociais, qualidades e habilidades. Modelo Conjunto de modelos mentais através dos quais organizamos a nossa identidade.
Identidade Noção relativamente estável e duradoura que um indivíduo tem de si próprio e que é definida por um conjunto de características físicas e psicológicas particulares e por uma séries de afiliações e papéis sociais.
Autoimagem (como me descrevo) Forma como nos descrevemos e vemos. imagem que temos de nós próprios. Papéis sociais, traços de personalidade, imagem corporal, capacidades e habilidades.
Autoestima (como me avalio) O que pensamos de nós, autoavaliação, aspetos que valorizamos ou desvalorizamos. Nível razoável é necessário para saúde mental.
Eu ideal (como gostaria de ser) Imagem perfeita de ti mesmo, aspirações e pretenções
Show full summary Hide full summary

Similar

Educação e Cybercultura
Ana Carolina Pires
Estratégia organizacional
Diego Jonathan
Conexões
Roner Anderson
Representação Mental
Franciele Strack
Consciência
Francys Thaylla
Associações Inteligentes
Roner Anderson
N A T U R E Z A C O N S C I E N T E
Miguel Meinerz1131
Anamnese Psiquiátrica
ellaine.med
CORPO
joaoc23
Perguntas
yullemartins14