FlashCards

Description

Prova do bruno
lorranycoelho
Flashcards by lorranycoelho, updated more than 1 year ago
lorranycoelho
Created by lorranycoelho about 8 years ago
19
0

Resource summary

Question Answer
O que são funções executivas? Um conjunto de habilidades que permitem ao indivíduo direcionar comportamentos a metas, avaliar a eficiência e a adequação desses comportamentos, abandonar estratégias ineficazes para resolver problemas imediatos, de médio e de longo prazo.
Quais os processos fazem parte das Funções Executivas? Memória operacional, planejamento, solução de problemas, tomada de decisão, controle inibitório, fluência, flexibilidade cognitiva e categorização.
Processos inibitórios contribuem para a atuação eficaz de quais funções executivas? Memória operacional; Fala internalizada; Autorregulação; Reconstituição.
O que são funções executivas quentes? Estão relacionadas ao processamento emocional e motivacional.
O que são funções executivas frias? Estão relacionadas a processos predominantemente cognitivos.
Quais as três funções executivas nucleares atuariam como base para o desempenho de funções executivas mais complexas? Memória operacional, inibição e flexibilidade cognitiva
Quais são as três funções executivas mais complexas? Solução de problemas, planejamento, raciocínio abstrato.
Qual a influência das funções executivas no ciclo da vida? O altruísmo recíproco, a capacidade de imitar e aprender com a observação do comportamento alheio, o uso de ferramentas, as habilidades comunicativas e a capacidade de lidar com grupos, resguardando-se de suas influências e manipulações.
Por que as funções executivas são cruciais para determinar o risco de aparecimento de vários transtornos infantis? A presença inicial de disfunção executiva aumentaria o risco para a configuração do transtorno na medida em que ela diminui a possibilidade de reorganização dos sistemas compensatórios dos sistemas neurais compensatórios e a capacidade de lidar com as adversidades em situações cotidianas.
Qual o formato do desenvolvimento das funções executivas ao longo da vida? Apresenta o formato de um U invertido.
Quais os três circuitos que estão particularmente relacionados ao desempenho das funções executivas? Circuito dorsolateral, Circuito orbitofrontal, Circuitos do cíngulo anterior.
Quais tipos de baterias da avaliação neuropsicológica das funções executivas? baterias formais e baterias flexivas.
O que é planejamento? Consiste na capacidade de, a partir de um objetivo definido, estabelecer a melhor maneira de alcança-lo, levando em consideração a hierarquização de passos e a utilização de instrumentos necessários para a conquista da meta.
Dificuldades relacionadas ao controle inibitório são geralmente associadas a que? Impulsividade
O que é Tomada de Decisão? É um processo que envolve a escolha de uma entre várias alternativas em situações que incluam algum nível de incerteza.
Durante o processo de tomada de decisão, quais outros processos cognitivos são envolvidos? Memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento.
O que é Flexibilidade Cognitiva? Implica a capacidade de mudar o curso de ações/pensamentos de acordo com as exigências do ambiente.
O que é memória operacional? É um sistema temporário de armazenamento de informações que permite a monitoração e o manejo desses dados.
O que é Fluência? Consiste na capacidade de emitir comportamentos em sequência, obedecendo a regras preestabelecidas, sejam estas explícitas ou implícitas.
Quais componentes envolvem as redes atencionais? Alerta (vigília), orientação (processos atencionais automáticos) e atenção-executiva (processos atencionais controlados).
O que são funções executivas? (versão resumida) Consistem em um grupo de habilidades crucial para a adaptação do indivíduo às rotinas do cotidiano, sendo também a base para o desenvolvimento de novas habilidades.
Déficits nas funções executivas são observados em diversas patologias neurológicas e psiquiátricas. Quais? TDAH, TOC, esquizofrenia, demências, jogo patológicos.
Qual o termo utilizado para os déficits nas funções executivas? “síndrome disexecutiva”.
Quais três componentes fundamentais das funções executivas? Inibição; Memória de Trabalho(working memory); Flexibilidade Cognitiva.
O desenvolvimento psicológico ocorre em quais níveis de desenvolvimento? –Aos 6 anos: planejamento simples e busca visual; –Aos 10 anos: teste de hipóteses e controle de impulsos; –Adolescência: planejamento complexo, sequência motora e fluência verbal.
Como as Funções Executivas podem ser treinadas? Yoga, artes marciais, jogos interativos, meditação: Comportamento mudando a biologia.
Para que uma decisão seja adequada para um dado indivíduo, no seu contexto específico, o cérebro desse indivíduo precisa comparar cada novo estímulo com o que? a) situações semelhantes que ele vivenciou no passado, ou que lhe foram transmitidas pela cultura; b) decisões que ele tomou no passado quando vivenciou estímulos semelhantes, em contextos semelhantes; c) a memória “cognitiva” de quais foram as consequências dessas ocasiões; d) a memória “afetiva” de como ele se sentiu com as consequências.
O que é memória de trabalho (working memory)? É a função pela qual o cérebro revive as memórias que se relacionam com os estímulos específicos que recebemos a cada momento e sobre os quais devemos agir. Ela permite que o cérebro reviva brevemente o que já aconteceu e organize um comportamento de resposta voltado para um resultado futuro favorável.
O que é a sigla: SCRP? Sistemas Cerebrais de Recompensa e Punição – SCRP
Disfunções nos circuitos de recompensa e punição levam a quais sintomas? - Falta de prazer e motivação - Alterações na sua homeostase do corpo
A ativação das estruturas subcorticais do SCRP ocorre quando? A todo o momento, diante de qualquer perspectiva de decisão.
A ativação das estruturas subcorticais do SCRP tenta fazer o que? Tenta fazer com que decidamos visando ao prazer imediato, à recompensa imediata, à satisfação aguda de uma vontade, de uma necessidade, ao pronto alívio de algo que esteja nos incomodando.
Qual a anatomia do Sistema de Recompensa? SR Parte mais primitiva: busca prazer. Parte mais recente: controla parte mais primitiva para ser funcional e aceita psicobiossocialmente.
Quais as estruturas do SR? E suas funções? mesolímbico-mesocortical– emoção; Nucleusaccumbens: comanda motivação e emoção, ATV: prazer (reforçamento positivo) – e produção de dopamina.
Qual o neurotransmissor do SR? Tirosina → DOPA → dopamina
Explique o funcionamento da fenda sináptica. Estímulo é interpretado pelo cérebro: ativa SR; Estimulação libera dopamina na fenda sináptica; Atuação (ativação) de receptores dopaminérgicos: euforia, bem-estar, prazer. Após estimulação, dopamina é retirada da fenda por: difusão para fora da fenda; destruição por enzimas; receptação. Recaptação: permite nova liberação sem nova sintetização;
O que é obesidade? A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo –provocando problemas de saúde ao indivíduo.
Quais fatores determinam a obesidade? genéticos, ambientais, psicológicos, emocionais e neuropsicológicos
Fale sobre a obesidade A obesidade é uma doença crônica multifatorial. Nela, ocorre um acúmulo excessivo de gordura corporal, e a ingestão de alimentos é maior do que o gasto de energia. Pode estar associado a certos problemas de saúde, tais como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e hiperlipidemia.
O que é linguagem? Sistema arbitrário de sinais e símbolos que funciona como um processo intermediário entre o pensamento e o mundo externo.
Qual a origem das estruturas para vocalização? Pescoço e crânio com 90º, Laringe – pregas vocais; Palato mole, Lábios e língua.
Quais as afasias de linguagem existentes? Afasia de Broca Afasia de Wernicke Afasia de Condução Afasia Anômica Afasia Global Aprosodia Gagueira Distúrbio Multifatorial
Discorra sobre a afasia de Broca e as possíveis consequências comportamentais Dano/lesão na área de Broca; Compreende a fala/linguagem; Dificuldade na produção (motricidade) da linguagem. Consequência comportamental: Simplificação gramatical, Eliminação de estruturas complementares (artigos, advérbios), Foco no substantivos e verbos; Possuem consciência de sua limitação.
Discorra sobre a afasia de Wernicke e as possíveis consequências comportamentais Dano/lesão na área de Wernicke; Afasia sensorial; Déficit na compreensão da fala/linguagem. Consequência comportamental: Comportamento verbal “normal”, mas combinação incorreta de palavras, frases sem sentidos (parafasias); Dificuldade em transmitir ideias; Sem consciência do problema – não compreendem o que falam.
Discorra sobre a afasia de condução e as possíveis consequências comportamentais Dano/lesão no fascículo arqueado. Consequência comportamental: Dificuldade na leitura em voz alta e na escrita; Dificuldade na nomeação de objetos.
Discorra sobre afasia anômica e as possíveis consequências comportamentais Dano/lesão na região ventroposteriordo lobo temporal; Dificuldade em encontrar/usar palavras corretas para expressar os pensamentos. Consequência comportamental: Dificuldade com cores e nomeação de cores destes.
Discorra sobre afasia global e as possíveis consequências comportamentais Afasia Global: Dano/lesão no sulco lateral (fissura de Sylvius); Afeta áreas de Broca, Wernickee fascículo arqueado. Consequência comportamental: Incapacidade de falar, compreender, ler, escrever e nomear objetos; Pode ocorrer déficits sensoriais e visuais.
Discorra sobre aprosodia e as possíveis consequências comportamentais. Dano/lesão no hemisfério direito; Afeta componente afetivo e/ou emocional; Consequência comportamental: Compromete prosódia da linguagem (entonação, modulação, musicalidade, flexões da fala); Incapacidade de expressar a prosódia e a compreender no outro.
Discorra sobre a gagueira e as possíveis consequências comportamentais Afeta 5% da população infantil (predominância em homens) e 1% na mundial adulta; Pode desaparecer na adolescência. Consequência comportamental: Repetições ou prolongamentos frequentes de sons e sílabas; Prejuízo no na fluência do discurso.
Discorra sobre o distúrbio multifatorial e as possíveis consequências comportamentais Lateralização incompleta das funções cerebrais; conflito entre hemisférios; Núcleos da base: fornece sinais para segmentos motores sequenciais (ex. fala) –fluência autônoma prejudicada.
O que é reabilitação neuropsicológica? Complexo conjunto de procedimentos e técnicas aplicados em busca de melhorar a qualidade funcional do paciente em seu cotidiano, à luz de pressupostos teóricos e abordagens metodológicas das neurociências e áreas afins.
O que é reabilitação? Reabilitação: reorganização dos sistemas.
Quais objetivos da reabilitação? A partir de danos (alterações) neurológicas e/ou psiquiátricas, busca-se: Ativamente educar e capacitar a pessoa para obter melhor potencial físico, mental e social; Integrar a pessoa ao meio social; Otimizar a adaptação do funcionamento cognitivo, comunicativo e comportamental; Ensinar estratégias compensatórias, adquirir novas habilidades e a adaptar-se às perdas permanentes. Ênfase em aspectos emocionais, psicossociais, comportamentais e físicos.
Quais as diferenças entre reabilitação cognitiva e habilitação? Reabilitação cognitiva: desenvolver capacidades cognitivas; Habilitação: aprender e/ou desenvolver habilidades (perceptuais, motoras...) que não foram adquiridas ou estão pouco desenvolvidas.
Quais as cinco perspectivas da Reabilitação Multidimensional? 1.Abordagem teórica neurológica de base (reorganização, reaprendizagem, compensação, recolocação vocacional...). 2.Número de indivíduos tratados (individual ou grupo). 3.Foco(holística ou não, uni ou multimodal). 4.Objetivo(definido com família, paciente, outros cuidadores –baseado no quadro). 5.Ponto de partida da intervenção (habilidades conservadas, funções prejudicadas, alternadas).
O que é controle inibitório? Consiste na capacidade de inibir respostas prepotentes ou reações a estímulo distratores que interrompam o curso eficaz de uma ação.
Show full summary Hide full summary

Similar

7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Ocultar cartas nos Flashcards
GoConqr suporte .
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Por que criar flashcards em GoConqr
Luiz Fernando
Flashcards de Vestibular para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Flashcards para que os alunos passem na OAB
Maria José
Ferramentas de estudo Online GoConqr
GoConqr suporte .
Guia Rápido do Usuário
GoConqr suporte .
Memorização
GoConqr suporte .
Conectando tópicos diferentes
GoConqr suporte .
Direito Tributário - Revisão
Maria José