Revolução Russa

Daniel Lima
Flashcards by , created over 3 years ago

Resumo Completo da Revolução Russa.

300
25
2
Daniel Lima
Created by Daniel Lima over 3 years ago
GUERRA FRIA
George Figueiredo
Psicologia Social Contemporânea
Anderson Nunes0061
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
GCSE Geography Climate Change
EllieFlint
Accounting I - UNIT 1 Fundamentals
Kathleen Keller
História da China
Vitor Gomes
REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
O Governo-Geral Brasil colônia
jacson luft
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
2º Guerra Mundial
João Gabriel
Question Answer
Revolução Russa Foi uma série de eventos políticos na Rússia, que resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
O Império Russo Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter o sistema de Nicolau II. O czar governava de forma absolutista. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o czar.
Domingo Sangrento No ano de 1905, Nicolau II manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes.Começava então a formação dos sovietes sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
O socialismo : Nessa época, as ideias socialistas ganhavam muitos seguidores.Revolucionários Marxistas pregavam a derrubada do czar e a instalação de um governo controlado pelo povo. Os partidos socialistas : Havia duas correntes principais que se opunham ao czar :os mencheviques (minoria) e os bolcheviques (maioria).
Mencheviques : Eram partidários de uma revolução burguesa.Para eles, somente o amadurecimento capitalista possibilitaria a vitória do socialismo. Bolcheviques : Defendiam uma revolução socialista fundamentada nos ideais de Karl Marx.Pregavam a uniam de operários e camponeses contra o czarismo.
As revoluções A revolução aconteceu em 1917 e se realizou-se em duas etapas: Revolução Burguesa Revolução Socialista
Revolução Burguesa : Ocorreu manifestações e greve geral no transporte.Fez que Nicolau II abdicar.Formou-se então um governo provisório representando a burguesia. Revolução Socialista : O governo provisório não impediu a elevação dos preços dos produtos nem as deserções dos soldados.Então os bolcheviques assumiram o poder.
A Rússia socialista : O novo governo tirou o país da guerra, nacionalizou as industriais e os bancos estrangeiros. Consequência :Uma sangrenta guerra civil entre o Exército Branco (mencheviques,anticomunistas,czaristas) e o Exército Vermelho (bolcheviques). A vitória coube aos bolcheviques.Com o país arruinado Lênin criou a Nova Política Econômica.
O governo de Stalin : Stalin criou os planos quinquenais, que modernizou a agricultura e industrializou o país.As áreas rurais foram coletivizadas, sendo criadas as cooperativas e as fazendas estatais. Stalin persegui duramente seus opositores.